Waterton Lakes: Vale a pena a viagem até lá?

Quem mora em Edmonton sofre com um probleminha: a cidade fica longe de tudo!!! Confesso que todo verão dá a maior inveja do pessoal de Calgary, que tem as montanhas, as badlands e qualquer outra coisa a apenas 1 ou 2 horinhas de distância (enquanto a gente tem que dirigir sempre umas 4 horas pra chegar em algum lugar).

Com Waterton Lakes não é diferente. Esse parque nacional fica a 6 fucking horas de carro de Edmonton! Uma viagem super cansativa. Por isso, se você está na dúvida se vale encarar a estrada para passar um mero fim de semana, sugiro que leia este post.

O que é o Waterton Lakes?

Waterton é um parque nacional do Canadá, assim como Banff e Jasper. Ele é administrado pelo governo federal (Parks Canada) e, portanto, necessita de um passe para poder entrar. Você pode comprar o passe diário ao chegar lá ou comprar de antemão um Discovery Pass, que dá direito a entrar em qualquer parque nacional do país (em qualquer província).

O Waterton Lakes fica no extremo sul da província de Alberta, fazendo fronteira com os Estados Unidos.

O que tem pra fazer?

O parque é bem grande e oferece todas as atividades típicas de um parque desse porte: trilhas, campings e lagos maras para quem quer relaxar. Tem muitos caminhos pavimentados para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta ao redor da natureza, e áreas próprias para pescar, para quem curte a atividade (requer permissão especial). 

Para crianças, o parque tem parquinhos e pequenas praias ao redor do lago. E sim, você pode nadar, andar de barco e fazer as principais atividades na água.

Inclusive é possível reservar passeios de barco na marina de Waterton e alugar bicicletas (até mesmo aquelas bicicletas de grupo, onde podem sentar até três pessoas).

Em meio ao parque (dá pra ir a pé e nem precisa sair do parque!), tem a cidade de Waterton, com lojinhas, restaurante, bares e hotéis. Ou seja, você pode escolher entre acampar no parque ou se hospedar na cidade.

E falando em se hospedar, em Waterton fica o charmoso e icônico Prince of Wales Hotel, um hotel magnífico no alto de uma colina (pensa só na vista que os quartos de lá devem ter!). Você pode subir de carro até o hotel para fazer fotos ou conhecer o restaurante.

Outra opção é ficar no camping Townsite dentro do parque. Eu particularmente não gostei muito do camping. Apesar de ter uma boa infraestrutura, com chuveiros (gratuitos), banheiros e pias para lavar louça, os campsites são todos abertos, com pouquíssimas árvores (ou seja, se em camping a gente já tem pouca privacidade, aqui a gente não tinha nenhuma) e sem firepit (ou seja, não dava para fazer fogueira).  Durante nossa estada ventou muito, o que foi desconfortável. Fora isso, a localização era excelente: perto de lagos e a um pulo da cidade.

E as paisagens? Compensam a visita? Não é mais fácil ir pra Banff?

Olha, pode ser mais fácil ir pra Banff (apesar de que a viagem pra lá também leva umas boas 4 horas pelo menos, saindo de Edmonton), mas as paisagens do Waterton Lakes são de tirar o fôlego! E são um pouco diferentes de Banff, já que mistura a vista das montanhas com o cenário das Praires, com sua vegetação abundante. 

É um visual ligeiramente diferente com uma infinidade de trilhas e belezas naturais, como cachoeiras, lagos e praias de pedrinhas brancas. Eu sinceramente fiquei encantada com Waterton Lakes e com muita vontade de voltar! Não sei como demorei tanto pra conhecer essa lindeza!

O parque tem também muitos animais, como renas (vimos uma mamãe com seu filhote pertinho do nosso camping) e pequenos gophers (uma espécie de parente do esquilo) que ficam correndo pra lá e pra cá e se escondendo nos buracos que fazem na terra.

Já as trilhas são bem diversificadas, indo desde as mais fáceis para iniciantes até as mais hardcores (com direito a passagem por grutas e tudo o mais!). Ou seja, tem atividade para todos os gostos e níveis de experiências.

Sem falar na excelente estrutura local, já que conta com uma pequena cidade que oferece acomodações e bons restaurantes. A cidade chega a lembrar Canmore um pouco, por causa do charme tradicional e das construções de madeira.

Resumo da ópera

Vale MUITO a pena visitar Waterton Lakes. Se programe para um feriadão, pesquise os hotéis ou o acampamento do parque e caia na estrada sem medo. As opções de lazer no parque são super diversificadas, fazendo do Waterton um lugar perfeito para férias de verão.

Sou uma grande defensora da ideia que Alberta (e o Canadá todo) é bonita demais pra gente se limitar sempre aos mesmos lugares. Diversifique sua próxima viagem indo para Waterton Lakes que você não vai se arrepender!