Tsujiri: um cantinho japonês em Edmonton

Até uma ou duas semanas atrás, eu não fazia ideia do que era Tsujiri. Nunca nem tinha ouvido falar, e se alguém perguntasse, eu ia fazer cara de “quê?”. Até que vi no Instagram de uma amiga e fiquei encantada! Era tanta sutileza, tanta delicadeza junta que eu decidi que PRECISAVA conhecer aquele lugar! E agora que finalmente conheci, fica aqui a recomendação para que vocês conheçam também.

Ah, também não sabe do que eu estou falando? Eu explico!

Tsujiri é uma casa de chá japonesa, 100% autêntica e literalmente vinda direto do Japão. Segundo o site, foi fundada em 1860 (!!!!!), lá no país do sol nascente. Seu fundador, Riemon Tsuji, chegou a ganhar uma estátua em Kyoto pela sua contribuição para a indústria do chá.

Acelerando um pouco a fita, vamos pra 2010, quando a primeira Tsujiri Chaho (Casa de Chá Tsujiri, em japonês) é aberta fora do Japão, mais precisamente em Taiwan. Depois foi Singapura, e Xangai, e eis que em 2019 a Tsujiri já chegou na Europa, na Australia e também no nosso querido Canadá. Com uma história secular dessas, chega a ser uma honra pra Edmonton receber essa simpática casinha de chá!

Matcha, matcha e mais matcha

O foco da Tsujiri é o chá verde em todas as suas formas, seja em pó (matcha), em folhas (sencha) ou tostado (houjicha). Se você gosta da bebida, vai fazer a festa! Eles servem desde o modelo tradicional do matcha cerimonial, até matcha lattes (com sabores variados) e infusão de folhas. A qualidade é excepcional, e o sabor, idem!

Para comer, a maioria dos itens também contam com o chá verde, como o cheesecake de matcha, o daifuku mochi (bolinho de arroz) de matcha e até sorvete de matcha. Existem outras opções, como o cheesecake de yuzu (uma fruta cítrica asiática), mas o destaque acaba sendo mesmo o pózinho verde. E pode confiar: tudo uma delícia. Vale muito a pena experimentar. O cheesecake, então, foi o meu preferido! O preço, no entanto, é um pouco salgado (bebidas entre $4 e $7, e doces por volta dos $5 cada), então prepare o bolso.

Onde??

A Tsujiri fica numa localização excelente: na 109 street, esquina com a 102 avenue, bem em downtown (em frente ao Save-On-Foods).

Tudo lá é um encanto: a decoração é japonesa, os atendentes são japoneses, e a calma e a tranquilidade são tão grandes que parece que você está num templo. Tudo muito delicado.

E quem não mora em Edmonton, pode encontrar essas belezinhas também em Ontario (Toronto, North York e Mississauga). Em breve, Vancouver, Halifax, Richmond e Montreal também vão ganhar unidades. Fiquem de olho! E quem puder, vá já conhecer essa lindeza que é a Tsujiri.

Endereço: 10173 109 St NW

Site: tsujiri.ca