Transporte público

Não chegue em Edmonton achando que vai encontrar um metrô ao estilo Paris, Londres ou NY. Se tem algo que deixa a desejar no transporte público da cidade é o tal do LRT (Light Rail Transit, ou Veículo Leve sobre Trilhos), como chamam o metrô daqui. Uma linha, 15 estações e that’s it. A prefeitura está se redimindo e construindo novas estações e, aparentemente, uma nova linha.

Transporte público: ônibus
Igual ao Rio de Janeiro, só que sem catraca, sem motorista apostando corrida com o capeta e sem gente ouvindo funk sem fone de ouvido

Fun fact? Não existem catracas nas estações do metrô. Basta entrar, se você possuir um passe mensal ou se tiver comprado um bilhete, nas maquininhas eletrônicas de auto-atendimento.

Catracas também são completamente inexistentes nos ônibus de Edmonton. Cobradores também não fazem parte da staff. Se você tem um passe mensal, é só mostrar pro motorista e entrar. Se não tem, coloque as moedinhas no valor exato da tarifa na caixinha ao lado do motorista e siga viagem feliz.

Transporte público: Paguei, sentei.
Paguei, sentei.

O passe mensal atualmente custa $89 e como não tem catraca, maquininha ou validador, você pode usar a vontade quantas-vezes-quiser. Entrou, mostrou pro motorista e sentou. Cabô!

A tarifa avulsa é $3,20, e se você vai pegar ônibus com frequência, vale mais a pena comprar o tal passe. Mas atenção: o passe vale para o mês corrente, ou seja, se você comprar o passe de maio no dia 15, só terá até o dia 31 pra utilizá-lo.

Tem outras opções de passes. Para ter uma noção melhor dos preços, é só clicar aqui, ó.

Mais fácil, impossível 😉

(Fotos by City of Edmonton)

%d blogueiros gostam disto: