Trabalho voluntário

Taí algo bacana da sociedade canadense: eles valorizam e muito o trabalho voluntário!

E é uma maneira muito bacana de se integrar com a comunidade, conhecer novas pessoas, desenvolver alguns talentos (pq não?), e ainda poder ganhar alguma experiência canadense.

Se você tem algum interesse específico em algum setor da sociedade, como crianças, idosos, animais, imigrantes, sem tetos etc, você pode procurar instituições que trabalhem diretamente com isso e se oferecer para ajudar. Em todos os sites de ONGs você vai encontrar um link chamado “Volunteer” onde você poderá se candidatar. E não pense que trabalho voluntário significa ir pra rua recolher animal abandonado ou distribuir sopa para mendigos. Claro que esse tipo de trabalho existe, mas você pode contribuir de várias formas, de acordo com o seu interesse e suas aptidões. Por exemplo, na ONG em que eu sou voluntária (HART), você pode se voluntariar para trabalhos como fotografia, design gráfico, transporte, vendas etc. O importante é ajudar, pois muitas dessas instituições trabalham apenas com voluntários e doações (caso da mencionada), e portanto, seja para coisas simples ou trabalhos mais profissionais, eles precisam de ajuda.

Se você não quer se comprometer com uma instituição, pode ser voluntário em eventos, que duram apenas poucos dias. Quase todos (senão todos) possuem vagas para voluntários, seja pra montagem e desmontagem de estruturas, organização do evento, orientação aos visitantes, distribuição de material, venda de produtos etc.

Alguns eventos que aceitaram voluntários este ano:

No fim do dia, é muito legal saber que você contribuiu de alguma forma (os canadenses sempre vão mostrar muito apreço pelos voluntários e como eles são agradecidos por ter um time tão bacana ajudando), e como falei no começo do post, você pode sim colocar essa experiência no currículo (deixando claro que foi trabalho voluntário, pfv).

Mas eu só tenho visto de turismo! Posso ser voluntário?

Se você não tem permissão de trabalho no Canadá, fique atento, pois não é qualquer tipo de trabalho voluntário que você pode fazer. Por exemplo, não invente de ser voluntário numa empresa, ou seja, trabalhar sem receber pagamento só para adquirir experiência, pois isso é proibido e pode dar problema. Ou seja, você não pode ser voluntário em algum cargo em que normalmente seria pago para fazer isso.

O melhor nesse caso é ser voluntário em eventos de curta duração, pois isso não interfere no mercado canadense. O governo vê com muita cautela esse lance de trabalhar sem receber e ser considerado voluntário, pois pode significar que você estrá trabalhando sem passar pelo LMIA e tirando a vaga de pessoas com permissão de trabalho.

Já se você tem permissão de trabalho, se jogue no voluntariado! Principalmente se você está demorando a achar emprego aqui, pois é melhor sair, conhecer pessoas e fazer algo útil do que só ficar em casa. Vai por mim, vale a pena =)

5 opiniões sobre “Trabalho voluntário

  • junho 4, 2016 em 6:29 pm
    Permalink

    Oi, Juliana! Tudo tranquilo? Tenho lido (devorado) seus posts com cada vez mais frequência, tem muita informação útil contada de forma prática e divertida. Edmonton é meu objetivo, mas ainda tenho alguns (longos) passos pela frente através do processo do Express Entry. Mas enfim… Trabalho com adestramento de cães policiais e penso que meus primeiros passos em solo canadense vão envolver trabalho voluntário antes de procurar algum entry-level. Será que na HART tem um espaço pra alguém que trabalhe com adestramento? Abraços.

    Resposta
    • junho 4, 2016 em 11:55 pm
      Permalink

      Oi, José! Que bom que está gostando do meu blog, fico feliz =)
      E que bacana que é adestrador! Sabe que eu cheguei a pensar em ser adestradora aqui no Canadá? Eu realmente adoro o tema, li muitos livros sobre o assunto. Aqui em Edmonton tem várias ONGs que lidam com cães. A HART tem adestradores voluntários sim, mas é uma ONG pequena, pois eles não tem espaço físico (os animais para adoção ficam em lares temporários), então não tem muita vaga. Mas você pode ver na Edmonton Humane Society também (https://www.edmontonhumanesociety.com/). Beijos!

      Resposta
  • outubro 12, 2015 em 11:04 pm
    Permalink

    Muito bacana esse post, parabéns! Por aqui tem gente que até torce o bico quando ouve sobre trabalho voluntário! Uma pena!

    Resposta
  • agosto 22, 2015 em 2:11 am
    Permalink

    Oi Juju! Como sempre curto muito seus posts. Bjs ?

    Enviado pelo meu Windows Phone ________________________________

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: