Temporada do verão: o que reabre nessa época?

Se você não está familiarizado com Edmonton, talvez não saiba que a cidade fica metade do calendário na era do gelo. Para quem acha que eu estou brincando, fique sabendo que passamos os últimos seis meses com temperaturas abaixo de zero por aqui. Pois é, o inverno de Alberta não é brincadeira! Por isso, muitas coisas da cidade e arredores ficam fechadas durante essa época, para reabrirem depois na primavera-verão.

E como agora finalmente o termômetro começou a marcar temperaturas de DOIS DÍGITOS, a neve se foi e a perspectiva de um verão quente e animado brilha no horizonte, é hora de se programar para a melhor temporada de todas! Pra isso, preparei aqui uma listinha de coisas e lugares que só funcionam nesses poucos meses que temos de tempo bom. Vamos a ela!

University of Alberta Botanic Garden

Antes de mais nada, preciso confessar algo: nunca fui no Jardim Botânico daqui. Sim, sim, eu sei, shame on me. Mas em minha defesa, nós não tínhamos carro até bem pouco tempo, e o Jardim Botânico fica bem afastado (beeeeem afastado). Mas pretendo mudar isso este ano sem falta!

O Jardim Botânico, gerenciado pela Universidade de Alberta, vai reabrir em junho excepcionalmente este ano (costuma ser em maio), devido a reformas e construção de uma nova área, o Aga Khan Garden. Além desse novo pavilhão, o espaço tem também um Jardim Japonês, um Jardim Alpino, um Jardim Indígena, e claro, muitas coleções de plantas, flores e árvores. Vale ou não vale a pena a visita?

Quando Reabre: 29 de junho de 2018

Site: www.botanicgarden.ualberta.ca

Downtown Farmer’s Market – City Market

Na verdade, a feira de Downtown funciona o ano todo. Maassss é só no verão que ela fica ao ar livre! E feira ao ar livre, vamos combinar, é muito mais legal. Durante o inverno, ela fica dentro do City Hall, um lugar fechado e com menos vendedores. Quando chega maio, ela vai para a 104 Street e fica bem mais animadinha, com música ao vivo, food trucks e cachorros passeando felizes com os donos (algo que é proibido durante os meses em que fica no City Hall).

A feira acontece todos os sábados, das 9 às 15h.

Quando reabre: A feira funciona o ano todo, mas vai fica ao ar livre de meados de maio à meados de outubro. Este ano, ela vai para a 104 St. no dia 19 de maio de 2018.

Site: www.city-market.ca

Acampamentos em Alberta

Apesar de alguns campings ficarem abertos para o inverno, a grande maioria só recebe os campers na alta temporada mesmo. Além do mais, acampar no inverno é coisa de maluco para profissionais preparados e acostumados, com equipamento adequado para baixas temperaturas. Nós, reles mortais, vamos mesmo é no verão.

As reservas, no entanto, começam a abrir em fevereiro, mas as datas disponíveis são apenas a partir de maio. E olha, dependendo de onde você vai acampar, é melhor reservar assim que abrirem as reservas, pois os lugares lotam, e lotam rápido! Pelo menos nos parques provinciais e federais de Alberta; em campings privados, cada um tem sua regulamentação.

Quando Reabre: Reservas podem ser feitas desde o dia 20 de fevereiro de 2018. As datas para acampar começam geralmente em maio (a data varia de acordo com localidade).

Site: www.albertaparks.ca (para parques em Alberta somente).

Outdoor pools

Edmonton tem cinco piscinas abertas na cidade — e uma delas fica aqui em Oliver, olha só! E justamente por ser aberta, não tem como funcionar no inverno. Então para alegria de todos e felicidade geral da nação, elas reabrem todo ano em maio, e seguem assim até setembro! É só pegar seu chinelo, seu biquíni/sunga, uma canga e simbora curtir o sol!

Ah, e uma novidade: antigamente o acesso à piscina era pago. A partir de 2018, o acesso será totalmente gratuito! Piscina de graça no verão?? QUERO!

Quando Reabre: No feriadão de maio (19 de maio de 2018).

Site: www.edmonton.ca/outdoor-pools

Fort Edmonton Park

O Fort Edmonton Park é um passeio super divertido de se fazer pelos anos históricos de Edmonton. Pra quem quiser entender melhor, recomendo ler o post que fiz sobre o espaço. O lugar é super legal, e uma ótima opção para passar o dia, inclusive para crianças! Excelente oportunidade de explorar o passado de Edmonton e conhecer mais da história da cidade de uma maneira bem lúdica e imersiva.

Durante o inverno, o Fort Edmonton Park fica fechado, abrindo apenas para eventos temáticos (tipo Halloween e Natal) ou para reservas privadas. Mas em maio ele reabre ao público e todo mundo pode ir com a família toda aproveitar!

Quando reabre: 19 de maio de 2018

Sitewww.fortedmontonpark.ca

Edmonton Streetcar

O bondinho de Edmonton é uma gostosura! O trajeto é bem curtinho, coisa de poucos minutos, mas a paisagem é tão legal, o passeio é tão divertido, que faz valer a pena cada centavo que pagamos de passagem.

O bondinho sai de Downtown e vai até Strathcona (deixa do lado da Farmer’s Market de Strathcona), passando por cima do rio e por dentro da mata (falei que a paisagem era linda!). É uma frota de nove bondes que se  reveza no transporte diário de passageiros de um lado para o outro do rio, e todos contam com voluntários para explicar a história dos bondes e sua relação com a cidade. É uma delícia, recomendo muito! Só fique atento aos horários de partida no site.

Quando reabre: 19 de maio de 2018

Site: www.edmonton-radial-railway.ab.ca

E aí, quem já está de braços abertos esperando o verão? o/

%d blogueiros gostam disto: