Sobre o frio

Ficar desempregado ao chegar? Saudade da família? Que nada! O que parece assustar mesmo os brasileiros com destino ao Canadá é mesmo o tal do frio. Compreensível, claro. O clima do Canadá é muito diferente da nossa terra tropical tupiniquim, e isso acaba sendo um dos motivos que muitas pessoas acabam escolhendo Vancouver, e seus invernos amenos, como lar. E quem sou eu para julgar, não é mesmo?

Antes de mais nada, não, eu ainda NÃO peguei o inverno de Edmonton. Não sei como é na prática, só sei pelo que os outros dizem. Mas já peguei todas as outras estações do ano e tudo indica que sim, o inverno daqui é gelado mesmo.

Edmonton_Skyline_Winter01

Em primeiro lugar, frio é relativo de verdade, acreditem. No Rio de Janeiro, basta a temperatura cair pra casa dos 20 graus que todo mundo já veste casaco, bota e cachecol. Aqui, se fizer 20 graus eu saio feliz e contente de camiseta pela rua.

Além disso, a gente se adapta às temperaturas. Lembro que quando eu cheguei em Edmonton em abril sentia muito frio, vestia camadas e mais camadas de roupa. Estava na primavera, com a temperatura na casa dos 10 graus. Eu morava no Rio e pegava de 30 a 40 graus quase que diariamente. Foi uma mudança brusca. Hoje, alguns meses depois, mesmo batendo 10 graus, ou menos, não sinto tanto frio. Um casaco basta. Se estiver ventando, acrescento gorro e cachecol. Já andei sem casaco num dia de sol em que fazia 15 graus. O frio é relativo MESMO!

Outro pré-conceito infundado: frio = dias nublados e tristes. Nada disso! Aqui faz muito sol, às vezes sem nenhuma nuvem no céu. Tem vezes que até enganam a gente: eu olho pela janela e está o maior dia lindo, com solzão. Dentro de casa é quentinho graças ao aquecedor. Vou checar a previsão do tempo e está 3ºC. Chega a ser difícil de acreditar! (aliás a previsão do tempo é sua melhor amiga aqui no Canadá. Eu checo todo dia antes de sair de casa).

E é por isso que aqui o pessoal valoriza o verão. São aqueles dois meses do ano em que é possível usar todas as roupas curtas do armário, onde dá pra ir na piscina, viajar e aproveitar o dia até o último minuto. Lembra quando eu falei nesse post aqui que durante o verão o sol se põe lá pelas 22h30 da noite? Pois é, bons tempos… agora, final de outubro, ele está nascendo às 8h30 da manhã e se pondo às 19h. Em dezembro os dias vão ser mais curtos ainda. E da mesma forma que era bem esquisito ter sol às 10 da noite, é estranho estar breu às 8 da manhã. E claro, sem sol as manhãs são frias. Dia desses tive que ir pro trabalho às 6h30 da manhã e estava -7ºC.

E aí, como lidar? Simples: bota teu casaco, uma calça térmica, luvas, gorro (ou abafador de orelha) e simbora. Ninguém fica enfurnado em casa por causa do frio nem deixa de curtir a vida. Nem todo mundo tem carro, e as pessoas continuam pegando ônibus, andando na rua, passeando com cachorro, indo de bike pro trabalho… e vida que segue.

Por isso, gente: não demonizem o frio canadense. É suportável, as pessoas vivem bem com isso e você não vai morrer. Aqui você tem um milhão de opções pra driblar as baixas temperaturas. Tem roupas e acessórios de inverno em qualquer loja, por todo tipo de preço, e absolutamente todos os lugares fechados tem aquecedor (casa, trabalho, ônibus, lojas etc).

Acreditem: vocês superam.

 

17 opiniões sobre “Sobre o frio

  • Pingback: Inverno em Edmonton: Eu sobrevivi - Edmonton feelings

  • dezembro 19, 2015 em 2:51 am
    Permalink

    Olá Juliana!
    Tenho planos de ir aí para Edmonton com minha família e tenho ficado aterrorizado com as marcações de temperatura no meu aplicativo AccuWeather rsrs … Agora que encontrei seu Blog, especificamente sobre este tema, estou mais tranquilizado! kk

    Parabéns pelo Blog! Está me ajudando bastante. Obrigado!

    Resposta
    • dezembro 20, 2015 em 3:07 am
      Permalink

      Opa, Marcos, que legal que vem pra cá tb! Bem vindo ao clube, hehe!
      Não vou te enganar não, a cidade é gelada mesmo! Quem vem pra cá que se acostume com a idea de passar pelo menos uns 4 meses abaixo de 0! A neve chega no fim do outono e fica até a primavera. A boa notícia é que o corpo se adapta aos poucos (fica mais tolerante, digamos assim) e a cidade é super bem estruturada pro frio! Além disso, a oferta de roupas e acessórios de inverno é gigante (para todos ps bolsos e estilos) e o que não falta é cafeteria pelas ruas de Edmonton para quando quiser se esquentar com um café ou chocolate quente!

      Resposta
  • novembro 4, 2015 em 4:17 pm
    Permalink

    Olá Juliana,
    Comecei a acompanhar seu blog hoje, aparenta estar muito legal.
    Edmonton é uma das cidades que eu e minha namorada planejamos ir para estudar/trabalhar e é muito legal ler as experiências de quem já está no local.

    Quando morei no Colorado (EUA), todo mundo falava do frio também e tive uma vida normal, afinal, esse pessoal sabe viver no frio, diferente de nós brasileiros.

    Abraços e continue postando.

    Resposta
    • novembro 5, 2015 em 9:07 pm
      Permalink

      Oi, Alexandre! Que bom, seja bem-vindo ao blog e continue acompanhando! Pois é, o frio não é nenhum bicho de 7 cabeças, todo mundo aguenta! E no Rio, que eu sobrevivia nos 40ºC no verão?

      Resposta
  • novembro 3, 2015 em 12:40 am
    Permalink

    É não tem jeito, querer ir pro Canadá e não conviver com as baixas temperaturas simplemente não rola…
    Para mim a pedida então é, que venha o frio! Asap 🙂

    Resposta
  • outubro 30, 2015 em 1:18 pm
    Permalink

    Muito legal seu post! Ajuda a gente a quebrar esse preconceito, afinal não existe só BC no Canadá!

    Resposta
    • outubro 30, 2015 em 2:35 pm
      Permalink

      Exatamente! Muita gente escolhe BC só pelo clima, o que é uma pena, pois tem muitos outros lugares legais no Canadá!

      Resposta
  • outubro 30, 2015 em 12:13 pm
    Permalink

    Vi num vídeo do Canada ETC onde o DOC dizia que os dias mais frios são aqueles com mais sol e sem nuvem nenhuma no céu (no inverno isso) e quando tava nublado e tal, ficava mais quentinho! estranho né, não me aprofundei para saber o motivo , achei mais facil aceitar que é assim kkkkkk

    Resposta
    • outubro 30, 2015 em 2:29 pm
      Permalink

      Já ouvi essa história, e por enquanto não tem sido assim não. Quando tá nublado acaba ventando mais ou a sensação térmica é menor. Mas ainda não cheguei no inverno, vamos ver como vai ser quando o termômetro despencar.

      Resposta
  • outubro 30, 2015 em 10:05 am
    Permalink

    Pois é Juju…quando a gente tá feliz tudo fica ótimo. Nossa prima Caroline que nasceu na França, quem diria, está feliz no Rio! O que são graus negativos se todo o resto é legal? De qualquer forma, estou aguardando o post sobre os “30 graus negativos”…até porque pretendo conhecer ao vivo e a cores! Principalmente depois desse anúncio do super El Niño que aquecerá o Rio de forma nunca dantes aquecida. Deus nos acuda… Beijos!

    Resposta
    • outubro 30, 2015 em 2:28 pm
      Permalink

      Eu acho que o ser humano se adapta à tudo, na verdade. Principalmente, como vc disse, quando se está feliz!

      Resposta
  • outubro 30, 2015 em 5:06 am
    Permalink

    Oi, sempre tem gente que chora só de ouvir falar do frio de Alberta e já ouvi também (inclusive de outros lugares) que é se vive normalmente mesmo, ninguém pára por causa do frio e com atividades recreativas externas inclusive. Hehehe Um Abraço ae

    Resposta
    • outubro 30, 2015 em 2:33 pm
      Permalink

      Sim, muita gente já me disse isso, q um dos receios de vir pra Alberta (principalmente Edmonton) é pelo frio. Besteira, não vale a pena abrir mão de um lugar legal desses só por causa disso.

      Resposta
  • outubro 30, 2015 em 1:42 am
    Permalink

    Quero ver relatos de alguém que anda de moto!!! Sem minha motinha não da pra ficar!!!

    Resposta
    • outubro 30, 2015 em 2:34 pm
      Permalink

      Ou vai ter q se adaptar ou abrir mão da moto XD

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: