Sobre o frio

Ficar desempregado ao chegar? Saudade da família? Que nada! O que parece assustar mesmo os brasileiros com destino ao Canadá é mesmo o tal do frio. Compreensível, claro. O clima do Canadá é muito diferente da nossa terra tropical tupiniquim, e isso acaba sendo um dos motivos que muitas pessoas acabam escolhendo Vancouver, e seus invernos amenos, como lar. E quem sou eu para julgar, não é mesmo?

Antes de mais nada, não, eu ainda NÃO peguei o inverno de Edmonton. Não sei como é na prática, só sei pelo que os outros dizem. Mas já peguei todas as outras estações do ano e tudo indica que sim, o inverno daqui é gelado mesmo.

Edmonton_Skyline_Winter01

Em primeiro lugar, frio é relativo de verdade, acreditem. No Rio de Janeiro, basta a temperatura cair pra casa dos 20 graus que todo mundo já veste casaco, bota e cachecol. Aqui, se fizer 20 graus eu saio feliz e contente de camiseta pela rua.

Além disso, a gente se adapta às temperaturas. Lembro que quando eu cheguei em Edmonton em abril sentia muito frio, vestia camadas e mais camadas de roupa. Estava na primavera, com a temperatura na casa dos 10 graus. Eu morava no Rio e pegava de 30 a 40 graus quase que diariamente. Foi uma mudança brusca. Hoje, alguns meses depois, mesmo batendo 10 graus, ou menos, não sinto tanto frio. Um casaco basta. Se estiver ventando, acrescento gorro e cachecol. Já andei sem casaco num dia de sol em que fazia 15 graus. O frio é relativo MESMO!

Outro pré-conceito infundado: frio = dias nublados e tristes. Nada disso! Aqui faz muito sol, às vezes sem nenhuma nuvem no céu. Tem vezes que até enganam a gente: eu olho pela janela e está o maior dia lindo, com solzão. Dentro de casa é quentinho graças ao aquecedor. Vou checar a previsão do tempo e está 3ºC. Chega a ser difícil de acreditar! (aliás a previsão do tempo é sua melhor amiga aqui no Canadá. Eu checo todo dia antes de sair de casa).

E é por isso que aqui o pessoal valoriza o verão. São aqueles dois meses do ano em que é possível usar todas as roupas curtas do armário, onde dá pra ir na piscina, viajar e aproveitar o dia até o último minuto. Lembra quando eu falei nesse post aqui que durante o verão o sol se põe lá pelas 22h30 da noite? Pois é, bons tempos… agora, final de outubro, ele está nascendo às 8h30 da manhã e se pondo às 19h. Em dezembro os dias vão ser mais curtos ainda. E da mesma forma que era bem esquisito ter sol às 10 da noite, é estranho estar breu às 8 da manhã. E claro, sem sol as manhãs são frias. Dia desses tive que ir pro trabalho às 6h30 da manhã e estava -7ºC.

E aí, como lidar? Simples: bota teu casaco, uma calça térmica, luvas, gorro (ou abafador de orelha) e simbora. Ninguém fica enfurnado em casa por causa do frio nem deixa de curtir a vida. Nem todo mundo tem carro, e as pessoas continuam pegando ônibus, andando na rua, passeando com cachorro, indo de bike pro trabalho… e vida que segue.

Por isso, gente: não demonizem o frio canadense. É suportável, as pessoas vivem bem com isso e você não vai morrer. Aqui você tem um milhão de opções pra driblar as baixas temperaturas. Tem roupas e acessórios de inverno em qualquer loja, por todo tipo de preço, e absolutamente todos os lugares fechados tem aquecedor (casa, trabalho, ônibus, lojas etc).

Acreditem: vocês superam.

 

%d blogueiros gostam disto: