Sendo vegetariano em Edmonton

Se você acha que EUA é o lar do hambúrguer, é pq não conhece Alberta. Ô povo para gostar de uma carne vermelha! O verão é tomado por grelhas fazendo os famosos barbecues norte-americanos (que não tem nada a ver com o churrasco brasileiro). Apesar do consumo e da exportação de carne de Alberta ter diminuído na última década, o pessoal daqui ainda se amarra num bifinho.

Ainda assim, é perfeitamente viável ser vegetariano por aqui. Por incrível que pareça, tenho a impressão que opções veganas e vegetarianas são até mais comuns aqui em Edmonton do que no Rio, com vários restaurantes indicando suas opções sem carne nos menus e grandes redes se preocupando com esse público.

A oferta de produtos no mercado é farta. Legumes e frutas tem aos montes (nem sempre a mesma variedade que no Brasil, mas ainda assim, bastante). Produtos veganos também são fáceis de encontrar e com preços acessíveis, como leite de amêndoas, soja ou coco, tofu (firme, macio, extra-firme etc) e carnes vegetais em diferentes formatos (salsicha, hambúrguer etc).

Comer fora também não é um problema. Separei três locais super bacanas da cidade que já conheci e que possuem opções tanto para vegetarianos quanto para veganos:

Padmanadi (10740-101 Street)

O Padmanadi é um restaurante 100% vegetariano, com algumas opções veganas no menu. De influência asiática, serve muitos pratos com tofu, arroz e macarrão (noodles) super bem temperados e deliciosos. Eles servem almoço e jantar durante a semana, e nos finais de semana, também servem brunch. Vale super a pena conferir, mesmo para quem não é vegetariano (os preços também são ótimos, com pratos variando entre $9 e $15 mais ou menos).

Conheça o restaurante clicando aqui.

Remedy Cafe (várias localizações)

IMG_2011Uma cafeteria super zen, com cinco unidades espalhadas em Edmonton (inclusive no centro e na Whyte Ave) e várias opções vegan/vegetarian-friendly. Apesar de também servir carne, as opções meat-free são fartas, inclusive oferecendo a opção de substituir o leite comum por leite vegetal (soja ou amêndoas). Até sobremesas veganas você encontra lá! Dica: peça o London Fog com leite de amêndoas! Delícia!

Para conhecer, clique aqui.

Panago Pizza (várias localizações)

Quem disse que vegano não pode pedir pizza? A Panago é minha rede de pizzarias fast food preferida de Edmonton, pela variedade e qualidade. Além das várias opções vegetarianas super gostosas (com a opção de massa multigrãos e até glúten-free!), agora eles também oferecem queijo vegetal como opção para veganos, em substituição à muçarela! Não provei esse queijo vegano ainda (sou ovo-lacto-vegetariana), mas achei uma iniciativa super bacana. Você pode pedir pelo site (e customizar a pizza como quiser).

Clique aqui pra conhecer a pizzaria.

UPDATE: Você pode também conhecer a Vegans and Vegetarians of Alberta (VVoA), um site que concentra notícias e indicações de locais vegans/vegetarians-friendly na província, além de várias informações úteis sobre alimentação. Clique aqui para ir ao site.

%d blogueiros gostam disto: