Se programando para a temporada de camping 2019

Depois de um ano excelente recheado de road trips, começamos 2019 já planejando os próximos acampamentos. Vim então compartilhar um pouco de como fazemos esse planejamento e dar dicas de como reservar camping nos lugares mais concorridos.

Quando acampar?

A resposta mais óbvia é o verão. Principalmente se você vai acampar com uma barraca, em vez de um RV. Além do mais, o bacana do camping é aproveitar o ar livre, e é bem mais fácil fazer isso quando o tempo permite que você fique do lado de fora sem precisar de mil camadas de roupa para se proteger da temperatura!

A temporada de camping fica aberta geralmente de maio a outubro para a maioria dos campings. Considerando que temos um feriado praticamente todo mês de maio à setembro (junho é a única exceção), dá pra aproveitar bastante!

Claro que tudo depende de sua disponibilidade, mas quem trabalha e/ou estuda em um horário regular de segunda a sexta, estes são os melhores feriados para aproveitar:

Victoria Day – Primeira segunda-feira antes do dia 25 de maio. Em 2019, será dia 20

Canada Day – 1 de julho

Heritage Day – Primeira segunda-feira de agosto. Em 2019, será dia 05.

Labour Day – Primeira segunda-feira de setembro.  Em 2019 será dia 02.

Onde acampar?

Alberta é absolutamente abarrotada de campings. Opções são que não faltam! Claro que existem campings e campings. Os acampamentos em Banff e Jasper, por exemplo, são bem concorridos, por ficarem numa área mais famosa da província (e por serem rodeados de uma beleza estonteante!).

Acampar nas Rockies, portanto, é sempre uma opção segura. Só deixo dois poréms:

  • Os acampamentos lotam rápido! Se quiser conseguir vaga num lugar legal (com eletricidade e água encanada, por exemplo), tem que reservar assim que o período de reservas começar.
  • Durante o verão, o tempo seco propicia queimadas, e elas geralmente atingem a região das Rockies. Apesar de ainda ser seguro acampar por lá, talvez você se depare com um fire ban (proibição de fazer fogueiras) e talvez fumaça encobrindo o céu. Continua sendo um ótimo lugar para acampar, só exige essa atenção extra em relação às queimadas.

Outra região legal de conhecer é a Badlands. Estivemos lá em 2018 e recomendo a todos que quiserem ver uma paisagem diferente e quase desértica. Só atenção com o calor: a área realmente é bem seca e a sensação térmica pode ficar bem alta no verão. Tenha sempre água à mão (ou evita os meses mais quentes, e prefira ir em maio ou setembro).

Para saber mais sobre a região, você pode ler sobre nossa visita ao Dinosaur Park e também sobre Drumheller.

Além disso, existem lagos e mais lagos para se conhecer em Alberta! Para ver uma listinha curta sobre alguns lugares bacanas da província, recomendo este meu post do 6 on 6.

Como reservar?

Existem três tipos de campings: os localizados em parques nacionais, os localizados em parques provinciais, e os acampamentos privados (administrados por empresas particulares).

 

Em Alberta, estes são os parques nacionais:

  • Jasper National Park
  • Banff National Park
  • Elk Island National Park
  • Waterton Lakes National Park

Para reservar o campground em um desses parques, você deve utilizar o site: Parks Canada Reservation Service.

Selecione o modelo de acampamento (frontcountry camping é o mais comum), o parque que deseja e as datas. Daí basta seguir as instruções, selecionar o campground (alguns parques possuem mais de uma opção) e o campsite (o espaço demarcado onde você vai acampar, de tenda ou RV). O pagamento é feito direto no ato da reserva, e varia por número de noites e facilidades do acampamento.

Lembrando que para entrar nos parques nacionais você precisa de um passe! Você pode pagar por dia quando for, ou comprar o passe anual (Discovery Pass).

ATENÇÃO: A reserva para os parques nacionais este ano será aberta em JANEIRO! Cada parque tem uma data diferente, então confira aqui as datas de cada um!


Os parques provinciais em Alberta são inúmeros! São tantos que nem cabe listar aqui. O Dinosaur Park, por exemplo, é um deles!

A reserva dos campings em parques provinciais é bem semelhante ao de parques nacionais, porém deve ser feito através do site AlbertaParks.ca. Basta selecionar o que quer e ir seguindo as instruções. Cabe lembrar que, via de regra, os parques provinciais tem entrada gratuita!

Campings nos parques provinciais de Alberta só estão abertos para reservas com no máximo 90 dias de antecedência da data que você quer reservar.


Os campings privados funcionam com um sistema de reservas como de um hotel: você vai no site do camping e solicita a reserva para o dia determinado. Cada um tem sua regra e as facilidades podem variar, então recomendo sempre ler o site do camping para não ter surpresas.

Para pesquisar sobre campings (privados ou não), recomendo o site Alberta Campground Guide.


Para este ano, estamos planejando conhecer novos parques e novas regiões de Alberta. Se tudo der certo, pretendo contar aqui sobre nossas viagens, então assinem o blog na coluna aqui do lado para ser notificado dos próximos posts!

E não deixe de me acompanhar no Instagram, onde sempre posto fotos de Edmonton e de Alberta. 😉

%d blogueiros gostam disto: