Projeto 6 on 6 – Junho 2016: Prédios Históricos

Mais um dia de post temático no blog! Este mês, o projeto 6 on 6 Canada vai falar sobre prédios históricos e eu não podia estar mais radiante! Como boa fã de história que sou, sempre me impressiono com construções antigas que permanecem de pé até hoje, e que ajudam a contar um pouco sobre a história da cidade. Quando comecei a pesquisar melhor sobre as estruturas antigas da cidade, acabei mergulhando no passado de Edmonton, e confesso que foi difícil escolher só seis. Mas vamos lá!

Apesar de Edmonton ter sido fundada oficialmente em 1795, só ganhou status de cidade mesmo em 1892, e, por causa disso, a grande maioria das construções históricas datam do começo do século 20 (entre 1900 e 1910). Mas pra abrir o post, escolhi o prédio mais antigo da cidade (segundo minhas pesquisas, hehe):

Strathcona Hotel (1891)

Construído em 1891, esse hotel foi o primeiro da cidade, localizado no bairro de mesmo nome (Old Strathcona). Costumava ter uma taberna no anexo ao lado do prédio, de onde vinha a maior parte da receita do hotel. Com a proibição da venda de bebida alcóolica no começo do século, o hotel viu seus lucros diminuirem e os donos foram obrigados a venderem o edifício. Chegou a virar um colégio religioso, mas alguns anos depois, ele foi comprado de volta e tcharam, hoje é novamente um hotel! É uma construção bem simples, mas vale pela história associada a ela.

Fun fact: é considerado mal-assombrado pelo espírito de uma mulher assassinada no local nos anos 80. O hotel inclusive faz parte do Ghost Tour aqui da cidade (um tour pelos lugares mais macabros e mal-assombrados de Edmonto).

Alberta Legislature Building (1913)

Alberta Legislature

Impossível não mencionar o Legislature Building. É praticamente um marco da cidade, um verdadeiro cartão-postal. Construído entre 1907 e 1913, o prédio tem influências greco-romanas e abriga a Assembléia Legislativa de Alberta. Fica aberta 362 dias por ano para quem quiser visitar seus pavilhões (só fecha no Natal, Ano Novo e Sexta-Feira Santa), e oferece tours gratuitos! Toda a área envolta do prédio é lindíssima, cercada de jardins e fontes. No verão, crianças e adultos ficam liberados para irem brincar nas fontes e espelhos d’água que margeiam o prédio. Visita obrigatória!

Fairmont Hotel Macdonald (1915)

Hotel Fairmont

Coisa mais linda esse hotel, gente! Quem conhece a cadeia de hotéis Fairmont sabe que eles só escolhem prédios de luxo para abrigar suas unidades, e em Edmonton não foi diferente. O hotel foi construído entre 1911 e 1915, com esse estilo de castelo francês. O nome Macdonald foi dado em homenagem ao primeiro-ministro canadense da época, e, segundo minhas pesquisas, custou — entre construção, mobiliário e decoração — o equivalente hoje a 35 milhões de dólares!!! Chegou a ser fechado nos anos 80, mas alguns anos depois, foi comprado e reformado. Ainda bem! O Fairmont Hotel Macdonald é uma jóia da cidade!

Foto by Kurt Bauschardt
Foto by Kurt Bauschardt

Hoje o hotel (carinhosamente apelidado de The Mac) é considerado o mais elegante da cidade, com 199 suítes e amenities de primeira. Fica de frente para o River Valley, o que deve conferir uma vista espetacular das janelas dos quartos. A foto acima é a visão da frente, mas quem vem subindo de carro a ponte que atravessa o Rio Saskatchewan tem uma visão lindíssima da parte de trás desse castelo-hotel. Eu queria conseguir uma foto assim, mas infelizmente não deu… então roubei essa aqui da internet (ao lado) só pra vocês verem essa belezura!

 

Paramount Theatre (1952)

Paramount

Ok, esse daqui é mais moderninho, mas ainda faz parte da galeria de prédios históricos da cidade. Típico cinema de rua dos anos 50, ele já foi considerado o maior da região, com seus 1750 lugares! Foi fechado em 2003 e chegou a virar, advinha o que? Isso, igreja! Mas hoje já não é mais igreja, e sim o cenário de um evento de terror anual aqui da cidade, chamado de Deadmonton (mas isso é assunto pra outro post!). O evento só acontece em outubro, então, pelo que sei, ele fica fechado o resto do ano. Uma pena…

Igreja de São Joaquim (1899)

São Joaquim

Com detalhes góticos e toda de tijolinho vermelho, essa igreja se destaca em meio a um bairro residencial (por acaso, o bairro que eu moro, hehe). Foi construída em 1899, se tornando a igreja católica mais antiga da cidade. Lá pelos idos de 1850, chegou em Edmonton os missionários de São Joaquim, que se estabeleceram aqui. Ao passar dos anos, a paróquia foi crescendo, e eles sentiram a necessidade de construir uma igreja grande o bastante para abrigar todos os fiéis. O resultado é esse aí da foto. Eu adoro os detalhes arquitetônicos dessa igreja!

Imperial Canadian Bank of Commerce Building (1929)

CIBC

Essa estrutura clássica chama a atenção em meio aos prédios modernos do centro da cidade. Inicialmente, o prédio era do Canadian Bank of Commerce, que nos anos 60 se juntou ao Imperial Bank of Canada, formando o Imperial Canadian Bank of Commerce (o famoso CIBC). O prédio, na época da construção, abrigava o Canadian Bank of Commerce, e foi revitalizado em 1984 (alterando o nome do prédio para o nome do novo banco). Ele continua ativo até hoje, e dizem que é um dos mais charmosos da cidade, com suas colunas de pedra e detalhes em bronze e mármore.

Gostaram?

O mais bacana agora é ir conhecer os prédios históricos das outras cidades canadenses que fazem parte do projeto! Simbora, meu povo!

De bem com a vida — Mariana (Calgary)*
Gaby no Canadá – Gaby (Toronto)
Jess in Montreal – Jéssica (Montreal)
Like a New Home – Adriane (Ottawa)
Minha Neve e Cia – Caroline (Mississauga)

*Aviso aos navegantes: Este mês, a Mariana, de Calgary, está estreando no projeto, no lugar da Carina, de Vancouver.

16 opiniões sobre “Projeto 6 on 6 – Junho 2016: Prédios Históricos

  • junho 9, 2016 em 10:21 pm
    Permalink

    Ju, adorei as construções… Principalmente a Igrejinha de tijolos vermelhos… charmosa. O hotel Strathcona é uma belíssima construção e o hotel em estilo francês é indiscutivelmente lindo.

    Resposta
    • junho 10, 2016 em 3:51 am
      Permalink

      Que bom que gostou da minha seleção! O Hotel Fairmont sem dúvida é lindo mesmo! Nunca entrei, mas imagino que por dentro deve ser igualmente impressionante! Beijos!

      Resposta
  • junho 9, 2016 em 6:45 am
    Permalink

    Que post lindo Ju! Adorei conhecer um pouco de Edmonton pelo teu blog! Logo vou tentar dar um passada aí, já que é perto pra conhecer! Beijão!

    Resposta
    • junho 10, 2016 em 3:52 am
      Permalink

      E eu preciso conhecer Calgary, hehe! QUalquer dia to por aí também! Beijos!

      Resposta
  • junho 8, 2016 em 1:15 pm
    Permalink

    Muito legal Ju! Adorei conhecer um pouco mais de Edmonton. Bjs

    Resposta
    • junho 10, 2016 em 3:52 am
      Permalink

      Que bom! Obrigada, Carol!

      Resposta
    • junho 10, 2016 em 3:52 am
      Permalink

      A cidade é linda, Gaby! Não vai se arrepender! *___*

      Resposta
    • junho 10, 2016 em 3:53 am
      Permalink

      hehe, valeu, Jéssica! Edmonton é uma graça mesmo!

      Resposta
  • junho 7, 2016 em 2:29 am
    Permalink

    Bem legal conhecer um pouquinho da história de Edmonton. Aqui em Ottawa o hotel Fairmont lá no centro também é num prédio todo imponente…
    Beijos
    Adri

    Resposta
    • junho 7, 2016 em 1:48 pm
      Permalink

      Sim, os hotéis Fairmont geralmente são super imponentes! O de Quebec City é lindíssimo! Beijos!

      Resposta
  • junho 6, 2016 em 7:48 pm
    Permalink

    Que legal, mesmo morando aqui também eu não saiba a história desses prédios!
    Adorei o post. Beijos

    Resposta
    • junho 6, 2016 em 8:08 pm
      Permalink

      Tem muita coisa legal aqui que a gente nem fica sabendo! Escolher só seis prédios foi até uma tarefa difícil! Beijos!

      Resposta
    • junho 6, 2016 em 8:08 pm
      Permalink

      Esse post deu vontade de explorar mais esse lado da cidade, hehe. Adoro história *___*

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: