Projeto 6 on 6 – Julho 2018: Trânsito

E eis que, num piscar de olhos, já se foi metade do ano! O verão já chegou (daqui a pouco vai embora… ai, que dor só de lembrar!), e verão é época de cair na estrada e aproveitar o tempo bom para planejar algumas road trips. E se o povo da América do Norte já curte mesmo pegar o carro, aqui em Alberta o que reina são os pickup trucks, aquelas caminhonetes altas, cabine dupla. Ô povo pra gostar de uma picape, viu?

Enfim, tudo isso pra falar que o tema do 6 on 6 deste mês é trânsito! Pois é, vamos falar um pouco sobre como é o trânsito nas nossas cidades (e tudo relacionado a ele).

Ah, 6 on 6 para quem não sabe é o projeto onde a cada dia 6, seis blogueiras escolhem seis fotos sobre um assunto específico para mostrar seu ponto de vista sobre ele. É super legal e eu recomendo conferir os temas anteriores =)

As polêmicas Playground Zones

Playground Zones são áreas onde a velocidade máxima é de 30km/h justamente por geralmente se tratar de lugares com parques, escolas e outras áreas do tipo por perto, onde costumam ter crianças brincando ou passando. As Playgound Zones só têm efeitos em horários específicos do dia, possuem radar e não são exclusivas de Edmonton.

Mas entre 2017 e 2018 foi a maior polêmica na cidade quando DO NADA surgiram 400 novas playground zones, o que acabou sendo um deus-nos-acuda entre os motoristas. Foi um auê danado, pois muita gente foi pega de surpresa e reclamou horrores. A cidade deu alguns meses pras pessoas se acostumarem, mas até hoje as pessoas torcem o nariz (julgando a quantidade exagerada). A prefeitura inclusive ficou de rever algumas localizações!

As novas estações de LRT (metrô)

O Light Rail Transit é o modelo de metrô da cidade, gerido pela Edmonton Transit Service (ETS). Na minha humilde opinião, o sistema deixa a desejar no quesito tamanho e abrangência (não chega nem ao West side!), mas a prefeitura tenta lentamente mudar isso. Algumas novas estações já foram abertas de um tempo pra cá, o que beneficia principalmente os estudantes, já que elas atendem a universidade MacEwan e ao college NAIT. Mas ainda tem muuuuuuito que crescer!

Já fiz um post sobre o transporte público daqui , mas quem quiser ver o site do ETS com mais informações sobre as estações de trânsito, mapas e mais pode clicar aqui.

Bondinho!

Ah, taí o melhor transporte da cidade! <3 Quer coisa mais meiga que andar de bondinho, passar pela ponte, por cima do rio, e ver a paisagem do River Valley? Tem nada mais charmoso que isso! O streetcar de Edmonton já foi mencionado algumas vezes aqui no blog e acho que é um passeio que, embora curtinho, merece ser feito! Ele faz o trajeto Downtown – Strathcona em poucos minutinhos, com direto a um voluntário a bordo para explicar a história dos bondinhos. Ah, detalhe: ele só funciona de maio a outubro. Informações sobre horários e preços podem ser vistos aqui.

Bike lanes

Edmonton vem investindo bastante nas ciclofaixas ultimamente, expandindo a malha ciclística da cidade. Em Downtown o projeto está bem avançado, e mesmo no meu bairro, que é próximo, já está bem servido.  Acho ótimo e faço votos que cresça ainda mais, para dar mais segurança aos ciclistas. Em alguns lugares, tem até semáforo só para as bikes! No verão, é muito comum ver as bike lanes sendo aproveitadas, seja para lazer ou para pessoas que aproveitam o tempo bom pra usar a bicicleta como meio de transporte oficial. E se você quer pedalar por Edmonton, recomendo consultar os mapas com as bike routes da cidade.

High Level Bridge

Provavelmente a ponte mais famosa da cidade. A High Level Bridge corta o North Saskatchewan River e serve de principal acesso para o lado sul da cidade. É por ela, por exemplo, que passa o bondinho que eu mencionei acima. E é ela que, em algumas datas comemorativas, recebe iluminação temática (como vermelho e branco no Canada Day), deixando o visual noturno ainda mais bonito. São 60 mil lâmpadas de led ao todo para iluminar toda a extensão da ponte!

Escultura Carbon Copy

Recentemente fizemos um 6 on 6 com tema de Arte Urbana, mas na época esta daqui ainda não havia sido inaugurada. Sim, ela é fresquinha, acabaram de instalar no Brewery District, em Oliver! E eu decidi trazer ela para o tema “Trânsito” por se tratar de uma espécie de reflexão sobre a cultura do carro na sociedade norte-americana. Quem quiser ler mais sobre o projeto, pode visitar o site dedicado a ele.

E terminando aqui, não esqueçam de conferir os outros cinco blogs e ver as fotos que as outras blogueiras separaram! Links aqui em baixo!

Até a próxima =)

De bem com a vida — Mariana (Calgary)
Gaby no Canadá – Gaby (Toronto)
Minha Neve & Cia – Carol (Mississauga)
Like a New Home – Adriane (Ottawa)
Embarque com a Pri – Priscila (Victoria)

%d blogueiros gostam disto: