Praticando inglês com o Projeto Tandem

Vim hoje contar sobre um projeto super bacana que conheci no começo deste ano, na Universidade de Alberta. Se trata do Tandem, um programa de intercâmbio linguístico completamente gratuito, aberto a qualquer pessoa que quiser se inscrever.

Ele funciona assim: você se cadastra, com seu nome e email, e diz qual idioma você quer aprender/praticar. Depois, indica qual língua você pode ensinar. Ou seja, você pode escolher praticar inglês e ensinar português. Assim, os coordenadores do projeto irão analisar todas as fichas e montar os pares. Se tiver alguém interessado em aprender português e disponível para ensinar inglês, eles vão colocar vocês dois em contato e a partir daí, vocês passam a marcar encontros regulares para poderem ensinar/aprender/praticar os idiomas escolhidos.

A ideia é bem bacana, e serve para qualquer idioma (claro que para você se dispor a ensinar ou ajudar alguém, você precisa ter certa fluência, né).

Se eu estou participando? Er…. não. Não foi por falta de tentativa. O problema é que a louca aqui decidiu aprender japonês (NÃO ME JULGUEM) e, como não pude ir no dia em que eles estavam selecionando os pares, acabei ficando de fora (não deve ter muita gente disponível para ensinar japonês e aprender português ao mesmo tempo).

Clique aqui para conferir a página do Tandem no Facebook.

Se alguém preferir ter aulas regulares, com uma turma, fica a dica de aulas gratuitas aos sábados na Universidade de Alberta. É o SVCCA languages, que oferece aulas ministradas por voluntários (e não pelos professores universitários) e qualquer um pode se matricular. Tem aulas de inglês para nível Iniciante, Intermediário e Avançado, e claro, outras opções de idiomas.

Aliás, já que entramos no assunto, se alguém por algum acaso quiser aprender outra língua, eu super recomendo. Eu, que nem estudante da UofA sou, estou fazendo aulinhas de japonês de graça toda semana <3

Eles têm opções mais normais, tipo francês e espanhol. As inscrições começam no início de cada term e são feitas pessoalmente no prédio da Educação, da UofA (University of Alberta). Tudo é totalmente 0800.

Site do SVCC: http://www.svcclanguages.org/