3 ferramentas para te ajudar a poupar dinheiro no Canadá 1

3 ferramentas para te ajudar a poupar dinheiro no Canadá

Poupar dinheiro no Canadá pode ser uma tarefa complicada. Vida de imigrante é um gasto sem fim no começo da jornada. Até você se estabilizar, tudo que você vê é muito dinheiro saindo e pouco (ou nenhum!) entrando. Para ajudar quem pode estar se sentindo perdido nessa questão financeira, vou dar as minhas dicas com as ferramentas que eu uso para poupar dinheiro no Canadá.

1- Use e abuse do Cash Back do cartão de crédito

Cash Back é algo extremamente comum aqui no Canadá e eu acho uma maneira excelente de ir ganhando uns trocados a cada compra que você faz. Vários cartões de crédito oferecem essa vantagem, cada um com regras específicas sobre o quanto de cash back você ganha, em que tipo de gasto e como pode resgatar.

Eu particularmente gosto do cartão Rogers MasterCard (sim, da mesma empresa de telefonia). Tenho há pouco mais de um ano e acho extremamente vantajoso, especialmente para quem é cliente Rogers (para clientes Fido, existe o mesmo cartão, com o nome de Fido MasterCard).

O Rogers possui dois cartões: o Platinum, mais básico, e o World Elite, mais robusto, mas que exige que você tenha uma renda anual mínima para adquirir.

Rogers MasterCard

Vantagens do Rogers Platinum:

  • 2% de cash back em produtos e serviços Rogers (sim, incluindo a conta de celular);
  • 3% de cash back em transações feitas em moedas estrangeiras;
  • 1.25% de cash back em qualquer outra compra, em qualquer estabelecimento.
  • Sem taxa anual
  • Pode resgatar o dinheiro acumulado quando quiser (mínimo de $20) e no que quiser. Eles têm um app facílimo de usar onde você consegue resgatar o dinheiro com um toque (ele entra como crédito na fatura do cartão).

O Rogers World Elite dá ainda mais cash back e ainda oferece vantagens como seguro de viagem e outras coisitas. Como falei, ele depende de uma renda mínima, mas é possível conseguir um upgrade pra ele se você tiver um gasto alto no Platinum (cerca de $2500/mês).

*Obs: Os cartões costumam taxar transações em moeda estrangeira em 2.5%, então em realidade o cash back seria de apenas 0.5%. Mas já tá melhor do que os cartões que cobram a taxa e não oferecem cash back nenhum em cima*

LEIA MAIS SOBRE O ROGERS MASTERCARD AQUI.

2 – Combine Cash Back do cartão com o Rakuten

Eu já havia mencionado o Rakuten neste post aqui (era o antigo Ebates), e volto a reforçar como essa ferramenta é maravilhosa! Para quem faz compras online, o Rakuten é primordial!

Rakuten

Basicamente você ganha cash back nas suas compras normais sem precisar fazer nada mais do que criar uma conta no Rakuten. Ele funciona em trocentos sites (incluindo os mais populares como Amazon, Sephora, vários sites de roupa etc) e cada um oferece uma taxa diferente. Você vai acumulando e a cada bimestre, ganha um cheque no correio (ou o dinheiro é depositado na sua conta do PayPal). Eu já tenho quase $300 de cash back só com esse site!

Ah, e o Rakuten tem extensão para o browser (cada site que você acessa ele avisa se tem cash back), e aplicativo para celular!

Agora imagina que beleza combinar o cash back do cartão de crédito com o cash back do Rakuten?

CRIE SUA CONTA NO RAKUTEN POR ESSE LINK E GANHE $5

3 – Round Ups!

Alguns aplicativos financeiros se conectam direto na sua conta bancária e ajudam você a poupar todo mês um pouquinho, transferindo uma quantia de dinheiro da sua conta corrente para uma poupança ou conta-investimento no próprio aplicativo.

É bem simples, super seguro e você pode escolher o nível de risco com que fica confortável em relação aos investimentos. Você pode definir qual valor quer transferir toda semana ou mês, ou seja, autorizando esse débito automático, você se força a poupar.

Mas o que eu queria falar mesmo é de uma função super bacana e fácil de poupar dinheiro no Canadá chamada Round Up. Os Round Ups funcionam assim:

Uma vez que você conecta sua conta bancária e/ou seu cartão de crédito, a cada transação, o aplicativo arredonda o valor pra cima e deposita essa diferença na sua poupança/conta-investimento. Por exemplo, se você gastou $10.40 em um lanche, o aplicativo vai arredondar pra $11 e transferir $0.60 da sua conta corrente para sua poupança.

O bacana é que essa acaba sendo uma maneira de ir economizando aos pouquinhos sem nem perceber. E no fim do ano, quando você vê, até que juntou uma boa graninha só juntando os centavos, considerando que a gente faz pequenas transações quase todos os dias.

Quais os melhores apps que fazem Round Ups

Eu uso dois apps diferentes: o Wealthsimple e o Mylo.

Poupar dinheiro no Canadá com Mylo

O Wealthsimple é mais robusto, na minha opinião.  Mais sólido, mais antigo, tem várias funções diferentes e uma interface mais transparente. Ele é americano, mas funciona bem no Canadá.

Pra mim ele só tem um defeito: não reconhece ou aceita todos os cartões de crédito. Em relação a contas bancárias, ele é bom, mas por exemplo, eu não consigo vincular o meu cartão da Rogers para fazer os round ups.

E aí que entra o Mylo.

O Mylo é um aplicativo canadense bem parecido com o Wealthsimple. Inclusive ele já apareceu no Dragons’ Den. Com ele você também pode abrir uma conta-investimento e agendar transferências toda semana. E ele reconhece mais cartões de crédito canadense! Sim, ele reconhece o cartão da Rogers =)

A única coisa que não gosto dele é a interface. Acho meio truncada, não mostra a evolução do rendimento do dinheiro como o Wealthsimple. Mas cumpre seu papel de me ajudar a poupar!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O WEALTHSIMPLE.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR SUA CONTA NO MYLO E GANHAR $5.


E você? Tem alguma dica para conseguir poupar dinheiro no Canadá?