Por que o inverno é melhor em Alberta

Se você me acompanha no Instagram, deve ter visto que nossa amiga da onça neve já deu suas caras em Edmonton. Pois é, enquanto as províncias do lado de lá ainda estão no verão, em Alberta o verão não só já acabou, como o outono já veio, já foi embora e já deu lugar para o inverno. Tudo isso antes mesmo do verão terminar no calendário.

Mas como a vida não é só desgraça, decidi tentar levantar a bola um pouquinho e mostrar por que o inverno de Alberta no fim das contas não é tão ruim assim. Na verdade, em alguns aspectos, ele é melhor que de outros lugares! Duvida?

1 – O frio é seco

Pode não fazer sentido, mas aqui em Alberta o clima é tão seco que a neve daqui é uma neve seca. Se você for para as províncias do leste, como Ontario e Quebec, vai notar que o frio de lá é mais úmido. E qual o problema disso? Bem, uma neve e um frio úmidos acabam dando uma sensação de serem mais gelados, já que a umidade faz com que você demore mais a se esquentar. E não sou eu que estou falando! Isso é consenso entre a maioria dos canadenses.

 

2 – Temos mais dias ensolarados

Se no Brasil a gente associa sol à calor, aqui a coisa muda de figura. É absolutamente possível você ter um céu azul limpinho, um sol brilhando forte, enquanto o termômetro marca -20 graus. E dados confirmam que as cidades de Alberta estão entre as mais ensolaradas do Canadá! Calgary lidera disparado, com 333 dias de sol por ano, enquanto Edmonton segue em segundo lugar com 325 dias. Ou seja, em média, temos sol durante 90% do ano. Toma essa, Vancouver! =p

 

3 – Temos menos neve

Pois é! O inverno aqui pode ser longo e gelado, mas curiosamente, temos em média menos neve que na maioria dos outros lugares. Enquanto as províncias do Atlântico, assim como Quebec e Ontario, estão se afundando em uma média de 300 a 400 cm de neve por ano, a gente tá aqui de boas com nossos 100 e pouquinhos centímetros. E vamos combinar, neve pode ser bonita, mas no dia a dia é um pé no saco!

 

4 – Nossa ski season é mais longa — e ainda temos as Rockies!

Quem gosta de praticar ski faz a festa aqui em Alberta: não só temos uma temporada mais longa (geralmente do começo de novembro até maio, enquanto outros lugares começam mais tarde e/ou terminam mais cedo), como somos abençoados com as Montanhas Rochosas, as famosas Rocky Mountains (Rockies para os íntimos). A região de Banff tem vários ski resorts, muita elevação e uma paisagem de tirar o fôlego.

 

5 – Nossos eventos de inverno são mais legais =p

Posso estar apenas puxando sardinha pro nosso lado, mas acho que Alberta meio que abraçou por completo essa sina de ter inverno por no mínimo metade do ano e caprichou no calendário de eventos e festivais. Como esquecer do Ice Castle, uma estrutura de gelo enorme que controem aqui em Edmonton? Além de Edmonton, o único lugar do Canadá que recebe a atração é Winnipeg. Além do mais, a prefeitura daqui tem um projeto chamado WinterCity, que justamente propõe atividades para deixar o inverno mais divertido, como os Iceways, pistas (e não ringues circulares!) de ski ao ar livre.

 

**

Espero ter dado uma animada naqueles que estão pensando em vir morar em Alberta ou para os que acabaram de chegar. Nosso inverno é longo, mas é legal, gente!

Fontes:

https://www.worldatlas.com/articles/the-sunniest-cities-in-canada.html

https://www.cbc.ca/natureofthings/features/snow-stats-100-canadian-cities

https://www.travelalberta.com/ca/plan-your-trip/weather-climate/

https://www.skiresort.info/snow-reports/seasonend/alberta/

%d blogueiros gostam disto: