Pet Policies

Mais um post voltado para que querem trazer seu bichinho de estimação para o Canadá.

Aqui, as políticas públicas voltadas para os animais domésticos são MUITO diferentes das do Brasil (que aliás, mal existem, vamos combinar).

Para início de conversa, seu pet precisa de uma licença. Todos os animais devem ser cadastrados junto à prefeitura. Eu acho essa iniciativa excelente, pois caso você perca seu cão ou gato (mais comum que você imagina, heim), se alguém encontrar, fica fácil de localizar o dono.

A licença você pode fazer pela internet e o preço varia entre $20 e $250 por ano. Uma tabelinha rápida para vocês já saberem as licenças mais comuns (atenção, pessoal, isso é válido para Edmonton. Cada cidade tem suas regras em relação a animais domésticos!).

  • Gatos castrados – $20
  • Gatos não castrados – $75
  • Cães castrados – $35
  • Cães não castrados – $75

Como dá pra perceber, animais castrados pagam beeeeeem menos. Aqui no Canadá a castração é muito defendida, pois não só ajuda a prevenir algumas doenças no futuro, como controla também o nascimento de ninhadas fora dos canis profissionais. Enquanto no Brasil castração é tabu, aqui é super comum e amplamente incentivada.

Se você não registrar seu cão/gato e for pego pelas autoridades, pode pagar uma multinha de $250. Melhor fazer a licença, né? Ah, e a tag com o número do registro precisa estar presa na coleira do seu animal, pelo menos quando estiver fora de casa.

A parte bacana daqui são os Dog Parks. São vários pela cidade, e neles, seu cão pode andar sem guia a vontade. São as chamadas áreas off-leash. Elas geralmente são sinalizadas no começo e no final, justamente para você saber onde você pode soltar seu cãozinho e onde deve voltar a prender a guia. Nessas áreas também é comum ter lixeiras e sacos plásticos disponíveis para catar o cocô do seu pet.

Os cães AMAM os dog parks!
Os cães AMAM os dog parks!

É muito agradável passear com cachorro aqui em Edmonton, mesmo que você não tenha acesso a um Dog Park. As ruas são limpas, calmas, pouco movimentadas e com muito gramado e árvores em volta.

Ah, e cães e gatos pequenos podem andar de ônibus e metrô, se estiverem dentro da caixa de transporte (cães de serviço, como cães-guias, podem entrar no transporte público normalmente, sem a caixa). Não paga nada a mais por isso.

Apesar da dificuldade de achar apartamento aqui que aceite animais, eu acho a cidade bem pet-friendly. Já vi algumas lojas com cartazes dizendo que você pode entrar com seu cachorro, por exemplo (e nem eram pet shops!). Pode vir sem medo, seu cãozinho será muito bem vindo aqui =D

EDIT: Como bem lembrado pelo leitor Wagner, segue o link das áreas off leash da cidade (com direito a mapa e tudo). Já a parte das licenças você pode ver aqui.

%d blogueiros gostam disto: