Oliver

Ainda sou nova na cidade e estou longe de conhecer todos os bairros. Ainda assim, quero falar um pouco do que já sei e ajudar um pouco os aspirantes a moradores de Edmonton. Por isso, o primeiro post da série vai ser com o bairro que eu moro, afinal, é o que tenho mais coisa para falar.

Oliver

10180689703_d3adad1575_k

Oliver fica na parte central de Edmonton, ao norte do Rio Saskatchewan e à oeste do centro da cidade. Fica bem pertinho de Downtown e ainda tem uma estação de LRT (Grandin).

Eu gosto muito de morar aqui. É um bairro que mescla bem a parte residencial com a comercial sem prejudicar nenhum dos dois lados. Ao mesmo tempo em que é recheado de ruas calmas e tranquilas (na minha rua não passa ônibus, por exemplo), também é guarnecido de comércio a uma walking distance, fazendo com que o morador não fique dependente de carro para se locomover.

Apesar de ser um bairro calmo, tem bastante transporte público disponível. Além da estação LRT, vários ônibus passam por aqui, indo para todos os cantos da cidade. A avenida Jasper, por exemplo, uma das principais de Edmonton e a principal do Centro, corta o bairro, oferecendo muito comércio, restaurantes e pontos de ônibus.

Um belo dia de primavera em Oliver
Um belo dia de primavera em Oliver

Pelo que eu vejo por aqui, Oliver tem muitos jovens adultos e casais. Tem escolas públicas, mas não acho que Oliver seja um típico bairro de família. Acho que a maioria das famílias vai morar no subúrbio (geralmente já podem contar com a conveniência de um ou dois carros), enquanto que jovens casais, talvez a maioria sem filhos, acabe vindo morar em locais mais práticos, como Oliver. Como eu falei, o bairro fica perto do comércio e dá pra fazer muita coisa a pé ou de bicicleta. Dá pra ir para Downtown de bicicleta em 5 ou 10 minutos no máximo. Tem muitos prédios e condos no bairro também, mais do que casas. Ah, condos são prédios pequenos, geralmente de 3 andares (basement e mais dois acima). Aqui em Oliver tem muitos!

Meu condo =)
Meu condo =)

O bairro ainda tem boas opções de restaurantes, supermercados, farmácias, muitos bancos e a badalada 124 St., uma rua de Oliver cheia de lojinhas, cafés descolados e galerias de arte (clique aqui pra conhecer mais a Rua 124).

Pra quem vem estudar, também é uma boa opção: além de ficar perto da NAIT (15 a 20 minutos de bicicleta, além de ônibus direto), o bairro abriga a Universidade McEwan e o NorQuest College.

Para o lazer, Oliver também não fica pra trás: conta com vários parques pequenos (o Kitchener Park faz a festa da criançada no verão, com seus briquendos que esguicham água!), com parquinho para crianças, e também fica pertíssimo do River Valley. Ah, e ainda tem uma piscina pública. Isso mesmo: a Oliver Pool.

Yaaaaaaaaay! Summer fun!
Yaaaaaaaaay! Summer fun!

Aqui em Edmonton os bairros possuem uma espécie de “Associação de Moradores” que costuma ser bem ativa. São as chamadas Communities Leagues. A de Oliver está sempre promovendo eventos para os membros. Clique aqui para conhecer.

E aí, gostou? Eu gosto muito de Oliver e acho que a soma praticidade + localização + tranquilidade é super bem equilibrada.

Em breve falarei também de outros bairros que conheço daqui!

Até a próxima =)

%d blogueiros gostam disto: