O Grammarly é meu pastor (e nada me faltará)

Você tem um segundinho para ouvir a palavra do Grammarly? Para quem não conhece, o Grammarly é o melhor app para correção de gramática em inglês que eu já conheci. Não se trata de um simples spell checker ou algo puramente ortográfico. O Grammarly vai além, sugerindo sinônimos, corrigindo construções mal-feitas, tempos verbais errados e mais um monte de outras coisas!

Não, isso não é jabá. Quem me dera (paga nóis, Grammarly)! É que eu realmente adoro o app, uso desde que me mudei para Edmonton, e inclusive pago pela versão premium. Uso frequentemente no trabalho, seja pra escrever um simples e-mail, até para redigir relatórios de fim de mês.

Algumas vantagens:

  • O Grammary possui uma extensão do Chrome que faz com que ele funcione em diversos sites. Exatamente! Aí você está lá escrevendo no Facebook em um grupo gringo, e ele te corrige na hora! Ou você está mandando um e-mail pelo Gmail, ou praticando seu writing pro IELTS no Google Docs. Com tudo integrado, fica muito mais fácil! O melhor é que você pode selecionar quais sites não quer que o Grammarly funcione. Como ele só serve para inglês, por exemplo, você pode desabilitar dos sites em que só usa o português.
  • Você pode selecionar se está escrevendo em inglês americano, britânico, australiano ou CANADENSE. O inglês tem algumas particularidades típicas de cada país (como color e colour, por exemplo). Se você quer ficar afiado na gramática canadense, é só mudar nas configurações do Grammarly.
  • Ele também funciona no Word. Se você baixar o app dele para Windows (tem que ser Windows, gente), pode habilitar ele pra funcionar no Microsoft Word! Melhor que isso, impossível.
  • Tem app até para celular. Eu não tenho nem nunca usei, mas soube que eles recentemente lançaram uma versão mobile. A conferir.
  • Ele explica as regras quando te corrige em alguma coisa. Pois é, ele não apenas sinaliza que você errou. Ele explica o motivo e te dá a sugestão de como consertar.
  • Ele faz análise contextual. Em vez de apenas verificar palavra por palavra, como a maioria, ele tenta se basear no contexto para ver se há alguma palavra faltando ou se a palavra que você usou está no sentido errado.
  • Você recebe um relatório por e-mail sobre seu desempenho. Basicamente é um e-mail dizendo quantas palavras você errou ou acertou, e te compara com outros usuários. Pode ser interessante pra quem está treinando a escrita e quer ver como está melhorando mês a mês.

Vale a pena pagar o premium?

O Grammarly Premium é meio salgado: $29,95/mês (dólar americano, viu gente), se assinar o pacote mensal; ou $19,98/mês se fizer o pacote trimestral (um pagamento único de $59,95 USD); ou $11,66/mês no pacote anual (pagamento único de $139,95 USD). Eu tenho o pacote anual pois uso MUITO no trabalho. Preciso escrever dezenas de relatórios mensais, além de trabalhar com marketing, escrevendo conteúdo o dia inteiro. Preciso ser o mais profissional possível, e prefiro morrer em uns $170 ~$180 dólares canadenses (depende da cotação, mas é por aí) do que dar bobeira no emprego.

As vantagens do premium são:

  • Análise mais profunda, incluindo pontuação e estrutura frasal. No premium, a correção vai mais além, corrigindo tempos verbais errados, falta de vírgula, ausência de conectores, ordem confusa das palavras etc.
  • Sugestão de sinônimos. Se você estiver repetindo uma palavra demais no texto, o Grammarly vai sinalizar isso e sugerir uma troca. Ele também indica quando uma expressão ou termo é muito clichê e sugere trocar por uma melhor. Ótimo para melhorar vocabulário ehehe.
  • Correção baseada no tipo de texto. Com o premium, você pode indicar os objetivos do texto. Antes, você tinha que dizer se era algo acadêmico, de negócios, um texto mais técnico, ou médico, ou informal etc. Agora, com o novo editor (atualizaram recentemente), você indica como pretende que o texto seja: formal ou informal? Agressivo ou simpático? Técnico ou simples? E por aí vai. Isso ajuda o Grammarly a entender o que você quer passar e fazer as correções de acordo.
  • Checagem de plágio. Acho que isso talvez seja mais útil para pessoas do meio acadêmico. Você pode selecionar o texto e pedir pro Grammarly checar se há alguma correspondência a ele na internet. Ele vai dizer quantos % do texto é igual a outro.

Resumo da ópera

O Grammarly é 100% certo? Não. Ele dá uns deslizes às vezes. Por exemplo, uso muito a palavra “ad” (anúncio) nos meus relatórios, e ele cisma que eu quis dizer “and“. Algumas sugestões dele acho que são exageradas (o Grammarly abomina voz passiva e vai te mandar trocar todas as vezes). Mas dá pra simplesmente ignorar se quiser.

Vale a pena? SIM! Pra mim, muito! Se você precisa escrever em inglês, use ao menos a versão gratuita. Seja pro college, seja pra treinar pro IELTS e similares, seja para redigir sua cover letter, seja para usar no trabalho… o Grammarly sem dúvida vai ser de alguma ajuda.

Links Úteis

 

%d blogueiros gostam disto: