Mini guia rápido: entendendo as ruas de Edmonton

Você planeja vir morar em Edmonton num futuro próximo? Fica procurando na internet apartamento para alugar (ou qualquer outra coisa) e se depara com endereços confusos compostos apenas de números? Então este post é pra você!

Quando eu cheguei, também ficava perdida com os endereços, e não sabia como as pessoas podiam se entender e se localizar com números apenas. Parece algo aleatório e completamente sem sentido.

Até que eu entendi como isso funciona e percebi que esse molde é infinitamente mais fácil do que decorar nome de rua.

Vou fazer um guia rápido em três passos para quem precisa se localizar aqui na cidade:

1 – Avenidas cortam a cidade horizontalmente; as ruas, verticalmente

Essa é a primeira coisa que você tem que entender. Avenida = horizontal / rua = vertical. Só esse conceito já vai ser um puta avanço pra você.

Diagrama de ruas e avenidas

 

2 – Os números aumentam do Sul ao Norte ou de Leste a Oeste

A rua seguinte sempre será um número acima da anterior (ou abaixo, se estiver fazendo o trajeto inverso). Se a rua que você está é a 80, a próxima vai ser a 81, e depois virá a 82, seguida pela 83 etc. Os números aumentam de leste a oeste, ou de direita para esquerda do mapa. Então você já sabe que a rua 80 fica bem mais à leste do que a rua 130, por exemplo.

Com as avenidas é a mesma coisa, só que aumentam do Sul ao Norte, ou de baixo para cima. A avenida 100 virá antes da 101, que vem antes da 102 e assim por diante. Novamente, você agora já sabe que, quanto maior o número, mais ao Norte da cidade a avenida estará; quanto mais baixo, mais ao Sul.

3 – O centro da cidade (downtown) fica próximo da avenida e da rua de número 100

Aqui em Edmonton, o cruzamento da rua 101 com a avenida 101 fica bem no centrão, então, a partir daí, fica fácil se localizar virtualmente na cidade. A rua 109, esquina com a avenida 103, é bem mais perto do centro da cidade do que a mesma rua, mas esquina com a avenida 82, por exemplo. Se você está na Jasper Avenue (que é a avenida 101), você sabe que a rua 105 é bem pertinho do centro, enquanto a 120 já é mais distante.

Mapa de Edmonton

 

BÔNUS

  • Algumas ruas e avenidas ganham a letra “a” depois do número (ex: 101a street; 103a ave etc). Nesse caso, a 103a fica entre a 103 e a 104, por exemplo.
  • Algumas ruas e avenidas têm nome. As mais famosas da cidade, para você se localizar: Jasper Ave é a 101 Ave; A Whyte Ave é a 82 Ave.
  • Os números dos prédios tendem a seguir a numeração da rua, facilitando a localização. Geralmente, os três primeiros números do edifício indicam o quarteirão onde está localizado. Exemplo: Um prédio de número 10621 na 98 Street, muito provavelmente ficará no quarteirão entre a avenida 106 e 105.

É isso. Bem basicão mesmo. Claro, tem outros detalhes, mas ao menos assim já quebra o galho para você não ficar tão perdido com esse tanto de número 😉

Espero que tenha dado pra entender!

%d blogueiros gostam disto: