Mini guia rápido: entendendo as ruas de Edmonton

Você planeja vir morar em Edmonton num futuro próximo? Fica procurando na internet apartamento para alugar (ou qualquer outra coisa) e se depara com endereços confusos compostos apenas de números? Então este post é pra você!

Quando eu cheguei, também ficava perdida com os endereços, e não sabia como as pessoas podiam se entender e se localizar com números apenas. Parece algo aleatório e completamente sem sentido.

Até que eu entendi como isso funciona e percebi que esse molde é infinitamente mais fácil do que decorar nome de rua.

Vou fazer um guia rápido em três passos para quem precisa se localizar aqui na cidade:

1 – Avenidas cortam a cidade horizontalmente; as ruas, verticalmente

Essa é a primeira coisa que você tem que entender. Avenida = horizontal / rua = vertical. Só esse conceito já vai ser um puta avanço pra você.

Diagrama de ruas e avenidas

 

2 – Os números aumentam do Sul ao Norte ou de Leste a Oeste

A rua seguinte sempre será um número acima da anterior (ou abaixo, se estiver fazendo o trajeto inverso). Se a rua que você está é a 80, a próxima vai ser a 81, e depois virá a 82, seguida pela 83 etc. Os números aumentam de leste a oeste, ou de direita para esquerda do mapa. Então você já sabe que a rua 80 fica bem mais à leste do que a rua 130, por exemplo.

Com as avenidas é a mesma coisa, só que aumentam do Sul ao Norte, ou de baixo para cima. A avenida 100 virá antes da 101, que vem antes da 102 e assim por diante. Novamente, você agora já sabe que, quanto maior o número, mais ao Norte da cidade a avenida estará; quanto mais baixo, mais ao Sul.

3 – O centro da cidade (downtown) fica próximo da avenida e da rua de número 100

Aqui em Edmonton, o cruzamento da rua 101 com a avenida 101 fica bem no centrão, então, a partir daí, fica fácil se localizar virtualmente na cidade. A rua 109, esquina com a avenida 103, é bem mais perto do centro da cidade do que a mesma rua, mas esquina com a avenida 82, por exemplo. Se você está na Jasper Avenue (que é a avenida 101), você sabe que a rua 105 é bem pertinho do centro, enquanto a 120 já é mais distante.

Mapa de Edmonton

 

BÔNUS

  • Algumas ruas e avenidas ganham a letra “a” depois do número (ex: 101a street; 103a ave etc). Nesse caso, a 103a fica entre a 103 e a 104, por exemplo.
  • Algumas ruas e avenidas têm nome. As mais famosas da cidade, para você se localizar: Jasper Ave é a 101 Ave; A Whyte Ave é a 82 Ave.
  • Os números dos prédios tendem a seguir a numeração da rua, facilitando a localização. Geralmente, os três primeiros números do edifício indicam o quarteirão onde está localizado. Exemplo: Um prédio de número 10621 na 98 Street, muito provavelmente ficará no quarteirão entre a avenida 106 e 105.

É isso. Bem basicão mesmo. Claro, tem outros detalhes, mas ao menos assim já quebra o galho para você não ficar tão perdido com esse tanto de número 😉

Espero que tenha dado pra entender!

12 opiniões sobre “Mini guia rápido: entendendo as ruas de Edmonton

  • setembro 15, 2017 em 7:56 pm
    Permalink

    Oi, Juliana!
    Encontrei seu blog nos últimos meses e estou adorando tudo aqui *-* obrigada por se dispor a compartilhar tanta informação legal; já sou fã!
    Se não for incomodar, gostaria de saber: quando aparece SW ou NW após o endereço da rua, seria em relação ao quê? Por acaso, é sudoeste/noroeste em relação ao centro da cidade? Pois dia desses vi um endereço com NW que não me pareceu ser a noroeste de nada! hahaha enfim, espero que a pergunta não seja boba.
    Obrigada! 🙂

    Resposta
    • setembro 17, 2017 em 12:37 pm
      Permalink

      Oi, Beatriz! Que bom que estão gostando do blog! =)

      A pergunta não é boba não, e pra ser sincera, acho que a maioria das pessoas que moram aqui em Edmonton nem sabem do que se trata (mesmo os canadenses). Quase todos os endereços de Edmonton tem NW, mesmo sendo na parte sul ou leste ou mesmo centro da cidade hehe. Uma vez encucada eu fui pesquisar: parece que a cidade foi dividida por quadrantes muito tempo atrás, mas o centro dos quadrantes não é no centro da cidade, e sim no cruzamento da Avenida 1 com a Rua 1, o que é beeemmm longe, num canto sudeste da cidade. Por isso, praticamente a cidade toda ficou no quadrante NW. Ou seja, é algo meio nada a ver e que vc não precisa se preocupar muito. 😉

      Beijos!

      Resposta
      • setembro 18, 2017 em 3:39 pm
        Permalink

        Uia, nem imaginava! 🙈 obrigada pela resposta, adorei!

        Resposta
  • junho 5, 2016 em 3:27 am
    Permalink

    É nem parecido com New York então

    Resposta
  • maio 16, 2016 em 1:37 am
    Permalink

    Queria muito ler mais sobre os melhores bairros pra morar perto da Universidade de Alberta, alguma dica de site de aluguel que também fale sobre a vibe do bairro?

    Resposta
  • abril 1, 2016 em 8:53 pm
    Permalink

    Adoro seu blog! Continue alimentando ele, sou fã!

    Resposta
    • abril 2, 2016 em 12:44 am
      Permalink

      Obrigada, Diego! =)

      Resposta
  • abril 1, 2016 em 2:08 am
    Permalink

    Haha que legal, valeu a dica Ju, eu sempre ficava me perguntando: “Será que tem um padrão?” Mas não tinha parado pra ver ainda. Mas agora já to sabendo.. hue, vlw. 😉

    Resposta
    • abril 1, 2016 em 3:07 pm
      Permalink

      Pois é, eu também ficava perdida, não entendia nada, mas depois vi que faz todo o sentido do mundo, e é muito mais prático desse jeito!

      Resposta
  • abril 1, 2016 em 2:03 am
    Permalink

    Simples, mas confesso que iria demorar a assimilar. E acho que você explicou rua e avenida de um jeito mas o desenho está ao contrario!!!

    Resposta
    • abril 1, 2016 em 3:06 pm
      Permalink

      O desenho está certo, eu que troquei as bolas no texto haha! Vo consertar! E depois que você entende, fica muito fácil saber qualquer endereço na cidade, pois os números seguem uma lógica.

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: