Inverno em Edmonton: Eu sobrevivi

Já falei sobre o verão em Edmonton neste post aqui, e já cheguei a falar um pouco minha opinião sobre o frio canadense nesse post daqui, mas agora chegou a hora da verdade: e então, como é afinal o temido inverno de Edmonton?

Bem, para começo de conversa, esse ano todos os moradores da cidade foram unânimes em dizer que o inverno estava bem ameno comparado a dos outros anos. Por exemplo, só começamos a ter neve em meados de novembro, quando é comum ela chegar ainda em outubro.

termometro
Tá tranquilo, tá favorável

Além disso, as temperaturas não ficaram tão baixas como em outros invernos. Sim, pegamos dias bem frios, mas a média ficou facilmente acima dos -20ºC. Poucos dias caiu pra baixo de -30ºC (acho que o mais baixo que pegamos foi -37ºC e não vou enganar: foi tenso).

Talvez por causa disso, achei o inverno bem tranquilo de maneira geral. Tivemos dias ensolarados e pouca nevasca – sim, tivemos neve acumulada, mas foram poucos os dias em que a neve caia sem parar.

Agora, começo de fevereiro, as temperaturas estão começando a subir, ficando acima dos -10ºC, o que é bem agradável. Você passa a se acostumar com o frio, e aí quando o termômetro sobe alguns graus – mesmo estando uma temperatura negativa – você já acha “quente” (sério, vocês não sabem a alegria de ver a previsão do tempo marcar máxima de 0ºC depois de passar dias abaixo dos -15ºC).

E como é a vida no inverno? Normal. Claro, as pessoas não passam tanto tempo assim fora de casa como no verão, mas ao menos este ano, não houve motivo para interromper as atividades normais. Até o passeio diário do cachorro ficou inalterado: em dias mais frios, eu o vestia com alguma roupinha, mas com o tempo ele foi se acostumando e hoje já anda tranquilamente na neve, mesmo sem sapato ou casaco!

AbLegisBldg 02-Winter
Paisagem branquinha (foto by City of Edmonton)

Já a gente teve que ir às compras e adquirir casacos de neve, botas apropriadas e outros acessórios. Cheguei a ir de bota (bota pra neve, gente, não botinha de couro comum!) para o trabalho alguns dias, trocando de sapato ao chegar lá (isso é comum por aqui, aliás). Luvas e gorros são imprescindíveis, e, enquanto dá pra comprar algumas coisas baratinhas na Dollarama, eu recomendo gastar um pouco mais na luva. Todas as extremidades do corpo sofrem bastante no frio, e você PRECISA mantê-las aquecidas: mãos, pés, orelhas…

A parte mais chata, na minha opinião, é o dia super curto. No auge do inverno, o sol se põe por volta das 4h30 da tarde, e só volta a nascer depois das 8 da manhã. Senti falta dos longos dias de verão, com o sol indo até 10 da noite… mas enfim, isso é passageiro, e aos poucos as coisas vão voltando ao normal.

E como toda cidade habituada a meses de frio, Edmonton tem lá suas atrações de inverno. Este ano, por exemplo, tivemos um castelo de gelo montado no Hawrelak Park durante toda a estação; além do Freezeaway, uma pista de patinação no gelo natural e ao ar livre em pleno Victoria Park.

Enfim, acho que foi sorte de principiante. Vamos ver como vai ser o próximo inverno, e torcer para ser tão ~warm~ quanto esse (true story: warm (morno) era a palavra usada por 10 em cada 10 canadenses ao descrever o inverno deste ano).

UPDATE: Só pq falei que as temperaturas estavam subindo, hoje (11/02) ficou o DIA TODO nevando hahaha! Quando a neve é recente, fica tão fofa que dá vontade de se jogar (não façam isso pfv). Depois que fica dias sem nevar, a neve fica dura e sem graça, parece aquela crosta de gelo que forma no freezer que não tem degelo automático =S

UPDATE 2: Não deixei claro minha opinião sobre as temperaturas, então segue uma tabelinha sobre a minha percepção:

Até 0°C: Pfff, tranquilo!

De -1° a -10°C: Tolerável

De -11° a -20°C: Frio!

De -21° a -30°C: Muito frio!!

Abaixo de -31°C: Pqp, c@$&$#, porr@!!!!!

Ice Castle
Ice Castle em Edmonton

 

%d blogueiros gostam disto: