I [heart] Ikea

Uma das minhas frustrações era não ter Ikea no Brasil. Uma vez lembro que li que a empresa desistiu de abrir loja lá pois os altos impostos inviabilizariam manter os preços competitivos (o que faz todo o sentido). Uma pena!

Eu adoro a Ikea. Muito. Onde mais você compra uma mesa de canto novinha por 12 dólares? Ou uma luminária de chão por $10? Ikea é muito amor!

Um dos segredos da marca para preços tão baixos é o espírito Do-It-Yourself do lugar. O cliente não só anda pela loja sozinho escolhendo os móveis, como também vai catar cada peça no depósito e ainda precisa montar em casa absolutamente tudo. E ainda assim, Ikea é divertido (e ainda oferece restaurante e lanchonete com preços tão baixos quanto o resto da mercadoria).

Pra facilitar, a loja disponibiliza fitas métricas de papel para você medir os objetos que quiser e também lápis e papel para fazer anotações. Quando o produto é pequeno, você já pega na prateleira e coloca no carrinho. Quando é um móvel grande, você anota o código e a localização do produto (vem escrito em todas as etiquetas), e depois de escolhido tudo, vai até o depósito procurar o que você quer de acordo com os códigos anotados. Vem tudo desmontado, em caixas. Chegando em casa, é “só” abrir e colocar a mão na massa.

ikea

Ao menos os manuais são super fáceis de seguir e geralmente na caixa vem as ferramentas necessárias para a montagem (estou com uma dúzia de chaves allen aqui em casa, cortesia da Ikea). E tem a vantagem de que você pode trazer tudo pra casa no mesmo dia, sem precisar ficar esperando uma eternidade a loja vir te entregar.

Claro, você pode solicitar o serviço de montagem que eles oferecem mediante uma taxa, mas aí perde um pouco da graça, vai.

E quando eu digo que TUDO vem desmontado, é tudo mesmo, viu? Inclusive abajur, cadeira e sofá. Fiquem agora com um vídeozinho em fast motion da montagem do sofá aqui de casa (casa essa que ficou parecendo um catálogo da Ikea, já que vem tudo de lá):

%d blogueiros gostam disto: