Happy Pride!

Junho foi o mês do Orgulho LGBT no Canadá, e Edmonton foi a cidade que abriu a temporada de eventos este ano com o aniversário de 35 anos do Pride Festival, no começo do mês.

Em tempos de polêmica não só no Brasil como em vários lugares do mundo, que tal dar uma olhadinha para ver como o Canadá lida com o assunto?

Para a felicidade LGBT, a notícia é boa: O Canadá permite o casamento de pessoas do mesmo sexo desde 2005. Isso mesmo: dois-mil-e-cinco. E você aí achando os EUA ousado…

<3
<3 (foto by Tourism Edmonton)

Foi o primeiro país fora da Europa a legalizar o casamento homossexual. Em Ontario e British Columbia, a lei já vale desde 2003, veja você! Ou seja, aqui por estas bandas, o assunto é muito bem resolvido!

Este ano a Parada Gay (Pride Parade) comemorou 35 anos com um público recorde de quase 50 mil pessoas. Sei que parece pouco, mas aqui em Edmonton não tem milhões de habitantes igual ao Rio e São Paulo. E considerando que o primeiro evento do tipo na cidade, em 1980, só teve a presença de 75 pessoas, até que 50 mil é um número expressivo!

Famílias assistindo show de drag queens durante o Pride Festival
Famílias assistindo show de drag queens durante o Pride Festival

Além do tradicional desfile (que infelizmente não pude assistir), o Pride Festival também continuou com shows, apresentações musicais, food trucks e barraquinhas vendendo mercadorias diversas (não necessariamente ligados à comunidade LGBT) e divulgando várias causas.

Eu participei do festival (após o desfile) e o mais bacana foi ver que apesar de cheio, o clima era ótimo, sem brigas ou tumultos, e o melhor, super familiar. Pessoas de todas as idades estavam presentes, inclusive crianças. Algumas comunidades religiosas também apoiam a causa, o que é super bacana. Inclusive marcaram presença no evento, não para protestar contra, mas para espalhar a mensagem de amor independente da orientação sexual.

Melhor cartaz! (Desculpa pela péssima qualidade)
Melhor cartaz! (Desculpa pela péssima qualidade)

Enfim, a cidade realmente abraçou o evento, e coloriu suas ruas com as cores do arco-íris durante a semana do festival.

Quem quiser ver algumas fotos do evento, pode acessar o Edmonton Sun (clicando aqui) e ver a galeria de fotos.

Happy Pride, everyone 😉