Guia rápido sobre as carteiras de motorista em Alberta

Uma das dúvidas mais comuns de quem vem morar aqui é sobre a carteira de motorista. Como no Canadá cada província tem sua própria regulamentação, pode ser difícil achar informações consistentes e específicas do local para onde você está indo. Então para ajudar um pouquinho aqueles que estão penando para entender o sistema de Alberta, decidi fazer um mini-guia sobre o assunto.

Os tipos de carteira

Em Alberta, é usado o sistema GDL (Graduated Driver’s Licence). As principais categorias são:

  • Class 7 (Learner’s) – Iniciante, para carro e moto.
  • Class 5 GDL – Carros comuns, caminhonetes e motorhomes (RV/Trailers)
  • Class 5 (Full) – Carros comuns, caminhonetes e motorhomes (RV/Trailers)
  • Class 6 – Motos

Diferença entre a Class 7, Class 5 GDL e Class 5

A princípio, elas parecem iguais, não é? Mas existem algumas diferenças entre elas:

Class 7 – É chamada de Learner’s. É a primeira carteira que você tira quando entra no sistema GDL. Aqui em Alberta, essa carteira pode ser tirada a partir dos 14 anos, e precisa apenas de uma prova teórica para conseguir. Porém, obviamente, ela é cheia de restrições. Entre elas: só pode dirigir com algum portador da carteira Class 5 (Full) do lado; não pode dirigir entre meia-noite e 5 da manhã; tolerância zero para álcool no sangue enquanto dirige; perde a carteira ao ganhar 8 pontos de infração.

Class 5 GDL – É a carteira seguinte à Learner’s. A idade mínima para tirar a Class 5 GDL é 16 anos, e precisa estar portando a Learner’s por pelo menos um ano (se você tem CNH brasileira, pode pular esse um ano. Mais detalhes abaixo). Para conseguir a carteira, você precisa fazer uma prova prática (road test), que tem entre 20 e 30 minutos de duração. A prova prática é bem básica, e consiste em, além de dar umas voltas no bairro, estacionar na ladeira e baliza. A diferença da 5 GDL pra 5 (Full) são algumas restrições, muitas parecidas com a Learners ( zero tolerância pra álcool e máximo de 8 pontos antes de perder a carteira). Alguém com a 5 GDL NÃO pode servir de acompanhante para motoristas portadores da Class 7. Mas alguém com a Class 5 GDL pode dirigir sozinho no carro, e a qualquer hora do dia ou da noite.

Class 5 – Também conhecida como Full. Para quem dirige carros, é a última carteira a se conseguir (exceção, claro para profissionais que transportam passageiros). A idade mínima é de 18 anos, e precisa ter a 5 GDL por pelo menos 2 anos (exceções serão explicadas mais pra frente). Para conseguir essa carteira, é necessário um novo road test, um pouco mais longo e que geralmente inclui dirigir na highway. As vantagens da Full em relação à 5 GDL são tolerância de 0.5% de álcool no sangue, poder acompanhar motoristas portadores de Class 7, e ter a carteira suspensa apenas ao atingir 15 pontos de infração.

É obrigatório ter a Class 5 (full)?

Não. Se você quiser passar a vida toda com a 5 GDL, não tem o menor problema. Muitos canadenses inclusive acham que esse sistema só serve pra arrancar dinheiro da galera, já que você paga toda vez que faz prova ou tira uma carteira nova. Muita gente fica na GDL numa boa, enquanto outras pessoas preferem tirar a Full pra ter mais flexibilidade em relação aos pontos.

É obrigatório fazer auto-escola?

Não. Apesar de recomendado, não é obrigatório se você já sabe dirigir ou conhece algum Class 5 pra te ensinar ou te treinar para a prova. A prova prática pode ser feito com qualquer carro: o seu, um alugado, o de um amigo ou parente, tanto faz.

Pessoas com visto temporário podem tirar a carteira em Alberta?

Sim. No entanto, se você tem visto de estudo, pode continuar dirigindo normalmente com a sua carteira de motorista brasileira durante todo o periodo de validade do visto ou da duração do curso. Quem tem visto de trabalho, pode usar a carteira brasileira por até 3 meses desde a chegada no país (depois disso, só com a  carteira canadense). Se você vem como turista, não vai conseguir tirar a carteira em Alberta.

Já tenho CNH no Brasil. Preciso fazer prova em Alberta?

Sim, mas não vai precisar ficar com a Learner’s por 1 ano antes de tentar a prova da Class 5 GDL ou esperar 2 anos para a Full. O que você deve fazer é o seguinte:

  • Traduza sua CNH. Precisa ser tradução juramentada, e o PID não serve como tradução.
  • Faça o teste teórico em qualquer registry da cidade (existe teste em português, caso não se sinta confiante em fazer o teste em inglês). Passando, você tira a Class 7.
  • Ao passar, você deverá entregar sua CNH junto com a tradução nesse mesmo registry que você fez a prova.
  • O Governo de Alberta vai verificar a autenticidade da sua CNH, o que leva em torno de 10 dias. Sendo aceita, você está apto a fazer a prova prática de direção (tanto a 5 GDL quanto a 5 Full. Você escolhe).
  • Basta marcar a prova e, se passar, você devolve sua carteira Class 7 e recebe a Class 5 ou 5 GDL em casa pelo correio.

Links úteis

  • Para estudar para a prova teórica, você pode baixar um pdf em inglês com toda a informação sobre a prova. O pdf é um documento oficial da província e pode ser encontrado em www.transportation.alberta.ca
  • Para ver os preços atualizados das provas, consulte um registry ou veja o catálogo de preços em www.servicealberta.ca
  • Para saber onde tem um registry mais perto de você, pesquise usando o site www.servicealberta.gov.ab.ca
  • Já falei sobre como tirar a carteira Learner’s mais detalhadamente aqui e também sobre o processo de fazer a prova prática da 5 GDL neste post aqui.

Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário aí em baixo!