Fringe Festival: O festival para quem ama teatro

Já passou mais do que da hora de eu falar do Fringe Festival por aqui. Pra quem não conhece o termo, Fringe Theatre é um tipo de teatro alternativo, que foge das super produções de grandes companhias, muitas vezes feito por artistas independentes. E aqui no Canadá, muitas cidades celebram a cultura fringe com um festival maravilhoso.

Em Edmonton, o Fringe Festival já anima multidões desde 1982! O evento é forte por aqui e bomba durante o verão. São dezenas de apresentações, ao ar livre ou em lugares fechados, com todos os tipos de performance. Música, dança, teatro, mágica, stand up comedy, peças infantis… tem opção para literalmente todo mundo! Difícil achar algo que não te agrade.

O festival acontece em vários pontos da cidade, mas a maior parte se concentra na área de Old Strathcona. E sim, ele é aberto à toda a família!

As atrações ao ar livre são, naturalmente, de graça. As em ambientes fechados necessita a compra de ingresso (online ou em pontos de vendas próximos de cada local), e custam entre $10 – $13 cada (valores de 2017).

Se você acha teatro uma chatice, e acha que essa coisa de “alternativo” significa apenas peças sem pé nem cabeça, ou textos muito intelectuais e coisas do tipo, pode ir parando por aí. O Fringe tem absolutamente de tudo! Muitas

Fringe Festival
(Foto by Fringe Festival)

coisas para crianças (alou, papais e mamães!), artistas circenses, danças das mais clássicas a mais modernas, shows de mágica e ilusionismo, comédia de todos os tipos… e claro, muitas peças, de drama, de romance, de mistério, do que você quiser! Ah, e vem atrações de vários lugares, inclusives algumas internacionais!

 

Se você nunca foi a um festival Fringe, se programe para quando puder! O evento costuma ocorrer no verão. Aqui em Edmonton, é em agosto!

 

Para quem quiser conhecer mais, recomendo visitar o site do festival.

E alguns números do festival de 2017:

  • 810 mil visitantes.
  • 11 dias de evento.
  • 1,600 apresentações.
  • 130 mil tickets vendidos

Espero ter convencido vocês de que o Fringe é mais um evento imperdível da cidade. Agora já sabe: bora marcar no calendário e garantir ao menos um ingresso para o ano que vem!

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: