Drumheller, a capital do dinossauro em Alberta

Há algum tempo atrás, eu falei do Dinosaur Provincial Park aqui no blog, um parque provincial de Alberta que ficou famoso pelas descobertas abundantes de fósseis na região. Ele fica numa área conhecida como Badlands, uma região super árida e rochosa no meio de Alberta. E é justamente nas Badlands que fica Drumheller, uma cidade que se orgulha de já ter sido lar um dia dos enormes lagartos que um dia andaram por essa terra.

Yoshi explorando as Badlands

O que tem de bom em Drumheller?

A atração principal da cidade é, sem dúvida, o Royal Tyrrell Museum. Se trata de um museu de paleontologia super importante daqui do Canadá — o único do país a se dedicar exclusivamente a esse assunto. Seu acervo é tão rico que faz o Royal Tyrrell ter importância mundial, com alguns fósseis reais em exposição (a grande maioria tendo sido descoberta aqui mesmo em Alberta, como o Albertossauro e o Edmontonssauro — sim, esses nomes são reais hahaha).

Um dos melhores museus que eu já fui!

O Royal Tyrrell Museum é parada obrigatória para quem está na região. O museu é enorme e lindíssimo, com fatos sobre a evolução humana e dos animais, uma área dedicada à Era do Gelo e claro, muita informação sobre os dinos. É maravilhoso para crianças e adultos, e qualquer pessoa que já teve um pingo de interesse pelo assunto vai, sem sombra de dúvida, sair de lá encantadíssimo.

Fósseis em exposição — réplicas e peças reais

Ah, o museu ainda tem o Jardim Cretáceo, um jardim interno que reproduz as condições climáticas de Alberta no período cretáceo. Imperdível!

Fica aqui o site para quem quiser conhecer e ver preços, exposições e programas atualizados: www.tyrrellmuseum.com.

Cretacious Garden

Algo mais além do museu?

Sim! Drumheller é ótima para quem gosta de fazer trilhas, escaladas ou simplesmente caminhar. E nem precisa ser super aventureiro ou profissional: pessoas de todas as idades e condições físicas vão para lá explorar a região e conhecer os famosos hoodoos, formações rochosas típicas de lá. Só não se esqueça de levar muita água, pois aquele lugar é mais seco que o inferno!

A cidade em si é bem pequena e simples, com poucos atrativos e opções gastronômicas. Um dos orgulhos, non entanto, é a maior estátua de dinossauro do mundo, um T-Rex gigante que fica na entrada do Visitor Centre e onde você pode subir até o topo. Nada de mais, mas enfim, vale a foto.

A maior estátua de dinossauro do mundo (ou assim eles alegam)

O divertido é que a cidade inteira é repleta de estátuas de dinossauros por toda parte. Eles realmente levam a sério esse assunto, a ponto de renomear algumas ruas do centro com nomes dos dinos. Você vai poder passear pela Tyrannosaurus Drive ou pela Albertosaurus Street. =p

Badlands

Outros pontos de interesse

Alguns lugares que podem ser legais de conhecer para quem está na região são:

  • Midland Provincial Park (onde está situado o Royal Tyrrell Museum);
  • Rosedale Suspension Bridge (uma ponte suspensa antiga que dá um baita medo de atravessar);
  • A Atlas Coal Mine (uma mina de carvão desativada que virou atração turística — precisa pagar para fazer o tour);
  • Hoodoos e canyons da região (Horsethief Canyon e Horseshoe Canyon valem a visita para quem gosta de hiking).
Midland Provincial Park

Como chegar?

Drumheller fica ao sul de Edmonton e à nordeste de Calgary. E é mais perto do que o Dinosaur Park: apenas 3 horas de viagem saindo de Edmonton. Pode parecer muito, mas lembre-se que daqui para Banff, se gasta até mais do que isso! 

Existem alguns campings na região, além de bons hotéis na cidade. 

Mas vale a pena mesmo?

SIM! Eu acho que Alberta é linda e merece ser explorada. Todo mundo fica tão obcecado com Banff e Jasper que acaba não se dando conta de que existe muita coisa para se ver por aqui além disso.

A região das Badlands é super diferente das Montanhas Rochosas, com paisagens belíssimas e muita, mas muita história para contar. 

Saia da mesmice e vá já conhecer Drumheller! 

%d blogueiros gostam disto: