Dicas para economizar na gasolina

Se você é novo por aqui, se prepare para se surpreender positivamente com o preço da gasolina. Quem está acostumado com os preços cabulosos do Brasil, logo se espanta ao ver que aqui em Alberta, o combustível custa pouco mais de $1/litro. Quando cheguei em 2015, cheguei a ver por $0,89! Tempos que não voltam mais… hoje em dia é raro ver os postsos cobrando menos de $1. E, apesar de parecer barato para os padrões brasileiros, o canadense reclama quando o custo sobe demais (eu mesma reclamei quando a gasolina passou de $1,30 no verão!).

De qualquer forma, economizar é sempre bom. E se você anda com seu carro pra lá e pra cá, é bom saber como poupar alguns centavos sempre que possível.

DISCLAIMER: As ofertas listadas abaixo são de responsabilidade dos prestadores de serviço, e eu me baseio pelas informações contidas nos sites oficiais. Portanto, sempre confira as promoções atuais nos sites de cada estabelecimento (deixarei os links no post). As informações são de Outubro/2018.

Costco

A gasolina no Costco SEMPRE está muito mais barata que qualquer outro lugar da cidade. É batata! Não é à toa que sempre tem muita fila por lá. Por isso, essa é a dica número 1: abasteça no Costco!

Só tem um detalhe: só abastece lá quem tem membership. Você precisa ser cadastrado (e pagar uma taxa anual) para fazer compras e abastecer no Costco. A taxa não e muito alta ($60/ano agora em 2018), então pode valer a pena.

Parcerias

Alguns postos têm parcerias que dão descontos na gasolina. Alguns que eu sei e que estão ativas atualmente são:

Petro-Canada + Cartão de Crédito RBC = Desconto de 3 centavos ao pagar o abastecimento com cartão RBC nos postos Petro-Canada.

Shell + AirMiles = 1 AirMile a cada 15 litros (ou $10 gastos na lojinha do posto). A cada 95 AirMiles, você ganha $10 de desconto nos postos Shell.

Husky + Triangle (Canadian Tire) MasterCard = Ganha 5 centavos em CT Money a cada litro abastecido no Husky pagando com o cartão Triangle MasterCard. Depois você pode usar o CT Money para pagar pela gasolina no Husky.

Programas de Fidelidade

Alguns postos possuem programa de pontos que dão recompensas para clientes frequentes. Os que conheço são:

Petro-Points (Petro-Canada) = Você ganha 10 pontos a cada litro (ou dólar gasto na lojinha do posto) Com 1,000 pontos, você ganha $1 de desconto. Outra opção é o Fuel Savings Reward Card, que você troca por 10 mil ou 20 mil pontos. Trocando 10 mil pontos, você passa a ter 5 centavos de desconto/litro em todas os abastecimentos. Trocando 20 mil pontos, passa a ter 10 centavos de desconto. Se combinar esse cartão com o pagamento do abastecimento com o cartão RBC, você pode ter até 13 centavos de desconto por litro!

Esso Extra = Ganha 1 ponto a cada dólar gasto. Depois, você pode trocar por cartões de desconto que variam de 5 centavos de desconto/litro (1,500 pontos) até incríveis 25 CENTAVOS de desconto/litro (8,300 pontos).

Husky Rewards = 1 ponto a cada litro. Depois, você troca os litros por desconto. Vai desde $2 de desconto (350 pontos) até $50 (7150 pontos).

Cartões com cash back

Eu acho Cash Back uma das melhores coisas que existem. É muito bom ganhar uma porcentagem de volta em tudo que você gasta. E alguns cartões possuem sistema com valores diferenciados para gasolina. Os mais vantajosos são:

Capital One do Costco = 2% de cash back (apenas para membros do Costco).

Scotia Momentum Visa Infinite Card = 4% de cash back.

SimplyCash Preferred American Express = 5% de cash back nos primeiros 6 meses. Depois, passa para 2%.

SimplyCash Card American Express = 2.5% de cash back.

Existem váááários outros que dão 1% ou 2% de cash back em gasolina ou compras normais. Vale pesquisar em sites especializados ou das instituições financeiras para comparar os benefícios, pesar as taxas de cada um etc.

Evite abastecer nas vésperas de feriadão

A menos que seja urgente ou que você vá viajar, não abasteça numa sexta véspera de feriadão. Os postos metem a mão e sobem o preço sem dó. Principalmente no verão! No inverno, o aumento não é tão expressivo.

Portanto, abasteça durante a semana, antes (ou depois) da alta típica dos preços.


Espero ter ajudado! Se você conhece mais alguma dica interessante, deixa nos comentários abaixo!

%d blogueiros gostam disto: