Custo de Vida: Aluguel em Edmonton

Eu sei que o tema “Custo de Vida” é uma das coisas que as pessoas mais querem saber sobre morar fora. Afinal, Edmonton é uma cidade cara? Quando custa um aluguel? Tentando responder essas perguntinhas, vou fazer alguns posts sobre diversos aspectos da vida aqui, baseado, obviamente, nas minhas experiências e estilo de vida, além de catar algumas informações atualizadas sobre os assuntos.

Se alguém quiser sugerir algum tema específico, só deixar nos comentários ou enviar uma mensagem pelo formulário de contato

E lembrando que já fiz um post dando dicas sobre como alugar apartamento aqui sendo recém-chegado. Confere lá!

Informações Oficiais

Segundo o último relatório (2016) da Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC), o preço médio de um aluguel na cidade é $1.113.

Separando por número de quartos, a média de Edmonton é a seguinte:

  • Bachelor (conjugado/quitinete): $850
  • 1 Quarto: $1.000
  • 2 Quartos: $1.229
  • 3 ou Mais Quartos: $1.377

Lembrando que aqui a gente NÃO paga taxa de condomínio nos condos! E até mesmo em alguns prédios, que nem sequer possuem porteiro.

Para baixar o relatório em PDF completo, com dados inclusive de acordo com região da cidade, clique no link abaixo:

Canada Mortgage and Housing Corporation_2016 Edmonton Report

Na Prática

Pela minha percepção enquanto moradora aqui, esses números estão bem precisos. O aluguel que ue pago está dentro da média do relatado, e nas pesquisas que já fiz nos arredores, a variação é pequena.

Perto do centro os preços podem ser ligeiramente mais altos, e sei que apartamentos de dois quartos podem chegar a $1400 por aqui (ou muito mais, claro. O céu é o limite!). Mas ao mesmo tempo, há também muitas opções dentro da faixa apresentada acima, inclusive nos arredores do centro. Ou seja, o lance é pesquisar mesmo e comparar valores, tendo em mente a média da cidade.

Lembrando que esses preços são para apartamento não mobiliados! Apartamento mobiliados certamente terão valores mais elevados. Mas quando se tem Ikea aqui na cidade, pra que alugar mobiliado, hehe?

O que pode encarecer o aluguel?

Alguns fatores que podem encarecer o preço final do aluguel são:

  • Mobília inclusa
  • Appliances inclusa (é praxe os aptos virem com fogão e geladeira. Caso venha com algo a mais, como máquina de lavar dentro de casa, em vez da comunitária, o preço pode subir)
  • Aquecimento, água e energia elétrica (o mais comum é que água e aquecimento estejam incluídos no aluguel dos apartamentos, e o morador paga apenas a energia — que aqui é baratinha. Mas isso pode variar, então é sempre bom ter certeza o que já vem incluso. Já se for alugar uma casa, provavelmente nada disso estará incluído)
  • Pet Fee (se você tem cachorro ou gato, prepare-se para pagar uma pet fee, que pode ser mensal ou taxa única por contrato — ou os dois!)
  • Garagem coberta ou aquecida (Não é difícil encontrar prédios com vagas de garagem. A maioria, no entanto, fica a céu aberto. Uma garagem fechada pode subir os preços)
  • Claro, fatores como localização, tamanho e áreas de lazer dentro do prédio podem afetar o preço final.

Bom, espero ter ajudado um pouco. Qualquer dúvida, só perguntar!

Instagram

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: