Crime no Canadá: alguns números

Ano passado sairam estatísticas atualizadas sobre o mapa do crime no Canadá que mostravam que a violência, de modo geral, havia aumentado no país nos últimos anos. Mas calma, não é motivo para pânico! Primeiro porque na lista de paises mais perigosos do mundo, o Canadá figura lááá em baixo, na posição 156 (e a lista é composta por 163 paises, então nada mal, heim? Ainda mais considerando que nossa pátria amada salve salve está em 59 lugar…).

Vamos por partes então.

Primeiro, a tal lista completa de paises mais perigosos (versão 2016) pode ser encontrada aqui.

10 paises mais seguros do mundo
10 paises mais seguros do mundo (em ordem crescente, ou seja, com Islândia/Iceland em primeiro lugar)

 

Dito isto, vamos analisar a situação canadense.

Segundo as estatísticas de 2015 (liberadas em 2016), oito províncias reportaram aumento nos crimes entre 2014 e 2015, incluindo Alberta, Ontario, British Columbia e Manitoba (as mais populares entre imigrantes. Quebec, no entanto, apresentou queda).

Se você quiser mergulhar nos números, fique à vontade! Vou deixar alguns links aqui para quemquiser dar uma olhada:

Dito isto, eis a tabela comparativa / interativa:

Ok ok, mas e Edmonton?

Em 2015, o Canadá reportou, pasmem, 604 homicídios. Sim, em um ano inteirinho, um país de 36 milhões de habitantes só reportou pouco mais que 600 homicídios (melhor nem ver os dados brasileiros, né?).

Bem, desses, 32 foram em Edmonton. Sim, em 2015, 32 pessoas foram assassinadas em Edmonton.

E isso porque Edmonton teve a terceira maior taxa de homicídios do país em 2015. Preciso falar mais?

A questão é que as maiores ocorrências são de crimes não-violentos. Em 2015 foram 1387 assaltos na cidade, por exemplo, e incríveis 4517 roubos de carro!

Para quem quiser ver as ocorrências por região da cidade, pode ver o mapa interativo da polícia clicando aqui. Lá dá pra escolher o bairro e o tipo de crime que quer saber. Em Oliver, por exemplo, foram 127 assaltos em 2016 (contra 144 em 2015).

E por fim, um último link, com as estatísticas da cidade para diversos tipos de crimes, dividido em trimestres.

Enfim, tirem suas conclusões. Mas palavra de quem mora por aqui: Canadá é um país muito seguro. Edmonton não tem clima de insegurança, nem medo de sair com celular caro na rua ou de voltar para casa de madrugada. E olha que eu moro perto do centro!

Alguém ainda tem dúvida?

Instagram

 

2 opiniões sobre “Crime no Canadá: alguns números

  • outubro 10, 2017 em 7:39 am
    Permalink

    Olá, amei ter encontrado seu blog, descobri Edmonton (pela internet) recentemente e já estou apaixonada mas realmente não tem muitos Blogs brasileiros e nem canadenses que falem bastante sobre a vida aí. Mas eu queria mesmo saber sobre esses crimes, me preocupou um pouco, sei que nem se compara com o Brasil mas gostaria de saber se aí também acontece Assaltos a mão armada, se os crimes são bem severos ou se é mais brando, se ocorre mais por algum tipo de vacilo e a polícia é bem eficiente nesses casos, é exposto em jornais? Muitas duvidas rsrs espero que possa responder.
    Obrigada!

    Resposta
    • outubro 11, 2017 em 9:24 am
      Permalink

      Oi, Janai! Que bom que encontrou meu blog e que está gostando de ler =)
      Quanto aos crimes, nem precisa se preocupar: assaltos a mão armada são raridade por aqui, e claro, às vezes acontece algo mais brutal como um assassinato, mas é tão raro que quando acontece, é O assunto da semana, a cidade toda se mobiliza. Em Edmonton tem uma média de 30 a 40 assassinatos POR ANO. Ou seja, aqui, no geral, é bem seguro. Cansei de andar sozinha de noite por aqui sem o menor risco =)
      Beijos!

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: