Conheça e se cadastre no MyAlberta Digital ID

O Governo de Alberta acabou de lançar uma nova ferramenta que promete facilitar a vida dos moradores da província: o MyAlberta Digital ID. O sistema será integrado com outros que permitem que o usuário tenha acesso a todo tipo de informação pessoal, incluindo todo o seu histórico médico!

O MyAlberta Digital ID na verdade servirá para ser, como o próprio nome diz, uma identificação digital. Qualquer pessoa pode se cadastrar, mas para ter uma conta autenticada, você precisa ter uma carteira de motorista de Alberta ou um ID Card.

A ideia é que se use o Digital ID para tudo futuramente, inclusive para fazer matrícula nos colleges e universities. Isso mesmo: alou, futuros estudantes internacionais! Vocês podem criar uma conta básica no MyAlberta Digital ID, fazer a matrícula na instituição de ensino da sua escolha (de Alberta, claro, por favor!), e, depois que estiver morando aqui, fazer o passo seguinte que consiste em autenticar a conta com os dados da Driver’s License ou ID.

Ou seja, não precisa ser residente permanente para autenticar a conta. Mesmo pessoas com visto temporário (estudo ou trabalho) terão acesso ao sistema.

Alguns dos serviços que nós teremos acesso com essa identificação digital unificada:

  • Ver e pagar multas de trânsito
  • Reservar acampamento nos parques provinciais
  • Marcar prova prática de direção
  • Fazer matrícula em instituições de ensino superior
  • Se inscrever em bolsas escolares e auxílios do governo
  • Consultar o resultado dos seus exames médicos

Para conferir a lista completa, clique aqui.

Com o cadastro feito, você vai poder acessar outros sistemas, como o MyHealth Records, o ambiente digital do sistema de saúde de Alberta, que vai conter todo o seu histórico médico: seus exames, suas medicações, suas vacinas…

Além disso, poderá usar o seu Digital ID no site ApplyAlberta para fazer matrícula nas instituições de ensino superior da província. O ApplyAlberta deve ser usado até mesmo para estudantes internacionais que ainda estão fora do Canadá (ou seja, eles precisarão fazer uma conta básica no MyAlberta Digital ID).

E, por fim, poderá usar o MyAlberta eServices para consultar, pagar e agendar serviços relacionados ao governo, como adquirir licenças, pagar multas de trânsito e reservar acampamento, entre outros.

Uma excelente iniciativa do Governo de Alberta!

Links: