Como alugar apartamento – guia para iniciantes

Como alugar apartamento? Essa é uma preocupação pra muita gente: chegar no Canadá e não ter onde morar, gastar uma fortuna em hotel enquanto não acha apartamento, só achar muquifo pra alugar etc. Calmaaaaa, gente, não é nenhum bicho de 7 cabeças! Todo mundo vai conseguir sua casinha!

Sigam as dicas do meu Guia para Iniciantes e qualquer dúvida, só deixar nos comentários!

ANTES

Eu recomendo fortemente que você não tente alugar apartamento no Canadá quando ainda estiver no Brasil. Por uma série de motivos:

  1. Você ainda não conhece a cidade direito e qual bairro é melhor pra morar. Mesmo que você tenha vindo antes a passeio, a vida de turista não é igual a de morador, suas prioridades serão outras. E mesmo com toda a pesquisa do mundo, nada se compara a conhecer in loco.
  2. Você PRECISA visitar o apartamento antes de decidir se quer alugar. Por foto, o apartamento ou casa podem ser lindos, espaçosos e iluminados, e ao vivo, não ser bem assim. Além de golpe (existe em todo lugar, infelizmente), pode ser um caso apenas de fotos tiradas em um ângulo que não mostre a realidade.
  3. Ver a rua pelo Google Maps não é a mesma coisa que andar na rua. Você precisa saber se a região é calma, limpa, agradável, se tem acesso fácil a comércio, transporte público etc. Só pessoalmente você consegue isso.
  4. Geralmente os contratos de aluguel variam entre 6 meses e 1 ano. Você pode conseguir um aluguel de curto período (tipo um mês), mas provavelmente vai sair mais caro e ainda tem todos os riscos mencionados acima.

O que você pode fazer antes de vir é já começar a dar uma pesquisada sobre os bairros e sobre os aluguéis disponíveis, pra ter uma ideia de disponibilidade e valor. Recomento os sites Kijiji e Padmapper pra ir dando uma busca. Dá pra filtrar para anúncios com fotos, locais que aceitem pets, mobiliado ou não etc.

Para seus primeiros dias no país, recomendo um hotel ou uma casa/quarto alugado no AirBNB.

DICA IMPORTANTÍSSIMA: A maioria dos lugares fica disponível para alugar no primeiro dia do mês. Às vezes consegue algum para o dia 15, ou com sorte, com disponibilidade imediata, mas é raro. O mais comum é que só fiquem liberado no dia 1. Tenha isso em mente quando for programar sua vinda. Por exemplo, você chega aqui no começo do mês, consegue alugar um lugar bacana, mas ele só vai ficar disponível no dia 1 do mês seguinte. Aí você que não tinha reservado hotel para o mês todo tem que correr pra achar outro lugar pra ficar até poder se mudar. Ou prolongar a estadia no hotel. De qualquer forma, gastar mais dinheiro do que o previsto. #FICAADICA

DURANTE

Quando chegar, vá conhecer os bairros da cidade, passeie de carro ou a pé pelas ruas para ver como é a vizinhança. Em Edmonton, não recomendo que você fique muito afastado do centro (principalmente se não tiver carro). Também tente ficar perto das estações de LRT (de preferência a uma distância que dê pra ir a pé).

Se você gostou de um bairro, pode começar a ver plaquinhas de “for rent” nos prédios. Geralmente colocam um telefone e indicam quantos quartos tem. Vá anotando os telefones (e os endereços correspondentes) e depois ligue dizendo que viu a plaquinha e peça para marcar uma visita. É comum marcar visita antes de alugar o apartamento, então o proprietário já estará esperando por isso.

Como alugar apartamento
Um dia alugo uma casa dessas xD

Você também pode procurar nos sites acima e fazer a mesma coisa: ligar e marcar visita. Aproveite na ligação para tirar algumas dúvidas preliminares:

  • Quantos quartos?
  • O que está incluso (pergunte quai utilities – water, heat e power – estão inclusas no aluguel, bem como quais appliances – fogão e geladeira são os mais comuns – e vaga de garagem)?
  • Aceita animais (pra ver dicas sobre isso, veja meu post “No Pets!!”)?
  • Aceita crianças (por incrível que pareça, alguns prédios ou donos de apartamento não aceitam… vai entender)?

Quando visitar o apartamento, veja se está tudo em ordem, se as appliances que estão inclusas estão em bom estado e veifique o espaço dos storages. É comum as casas terem armários embutidos não só no quarto como também no corredor e/ou na sala. São chamados de storages e são incrivelmente úteis (o nosso storage da sala é tão grande que cabe nossas 2 bicicletas e 4 malas – e ainda sobre espaço).

Aproveite também pra ver se é perto do comércio. Vá por mim, faz uma diferença danada ter um mercado a 5 minutos a pé de casa!

BASEMENT? QUE DIABOS É ISSO?

Você vai esbarrar em alguns basements na sua procura por apartamento. Basement é literalmente porão, um andar do prédio ou da casa localizado no subsolo. Por mais estranho que isso pareça, é bem comum por aqui.

Não é tão bizarro quanto soa. Metade do andar é subterrâneo, o que significa que você ainda terá janelas. Eu visitei alguns basements, mas acabei alugando um apto no segundo andar. Cheguei a ficar hospedada alguns dias num basement antes (via AirBNB) e não gostei muito pois achei mais frio que o resto da casa e mais barulhento: eu ouvia tudo do andar de cima. A iluminação natural, apesar das janelas, também é mais fraca.

Maasss, não é de todo ruim. Não será o fim do mundo se você só conseguir alugar um basement. Como eu falei, aqui é muito comum, a maioria dos prédios e casas possuem e muita gente vive muito bem, obrigada.

GOSTEI DE UM LUGAR! E AGORA??

Quando você gostar de algum lugar que você visitou, você deverá preencher uma ficha pra mostrar seu interesse. Essa ficha é cedida pela pessoa que está alugando o imóvel, e eu recomendo que você preencha fichas em vários lugares (pois o dono do imóvelque você gostou pode decidir alugar pra outra pessoa).

Nessa ficha você terá que preencher não só suas informações para contato (nome, telefone etc), como também informar coisas como:

  • Contato do seu último landlord (pessoa que aluga o imóvel);
  • Sua renda familiar;
  • Referências (amigos, colegas de trabalho etc) que possam atestar sua idoneidade;

Claro que você vai ter acabado de chegar aqui e muito provavelmente não vai ter nada disso. É nessa hora que bate o desespero, pois você começa a achar que você não é confiável o bastante e que vai todo mundo dar preferência a quem tiver todas essas informações, que você não vai achar um lugar legal, vai dormir na rua, voltar pro Brasil, buááááááá, socorro!

Palma, palma, não priemos cânico. Nem tudo está perdido.

A primeira coisa que você precisa fazer é ser honesto. Explique pra pessoa que estiver te mostrando o apartamento que você acabou de chegar no país e por isso não tem referências, landlords ou emprego que garanta uma renda mensal. NO ENTANTOOOO, você vai precisar comprovar que tem como bancar o aluguel. Eu estou supondo que você está vindo para o Canadá com dinheiro na conta. Recomendo no mínimo 10 mil dólares (mínimo do mínimo mesmo. Tente vir com mais pfv).

Explique que você poderá trabalhar (também estou supondo que seu visto vai permitir que você trabalhe) e que você tem X dólares em conta para bancar as despesas até arranjar emprego. Tire um extrato da sua conta (de preferência, de um banco canadense) e anexe na ficha. Isso ajuda e muito.

Algumas pessoas podem pedir alguns meses de aluguel adiantado. Isso é comum para pessoas que chegam no país e não tem referências como falei. É uma espécie de seguro de que pelo menos aqueles meses serão pagos. Se não for nada absurdo, não vejo problemas. No nosso caso, pediram 3 meses adiantados, e  nós pagamos. A vantagem é que nos dois meses seguintes, não pagamos aluguel (já estava pago). Ou seja, você não perde dinheiro, só adianta uns meses. Se o dinheiro não fará falta, não vejo problema.

Se sua application for aceita, aí é só comemorar – e combinar com a pessoa o dia que deverá ir assinar os papéis, pegar a chave e enfim, se mudar. Fique ciente de todas as regras do prédio e qual a sua vaga na garagem (se você tiver direito a uma). Dá um confere na situação da casa pra não ter surpresas depois (torneiras, privada, essas coisas) e também pegue o telefone do manager, caso o local tenha um (pois caso você precise de reparo ou conserto, poderá entrar em contato).

Aí é só dar um pulo na Ikea e pronto: lar, doce lar!

Nem foi difícil, viu?

12 opiniões sobre “Como alugar apartamento – guia para iniciantes

  • agosto 23, 2017 em 8:40 am
    Permalink

    parabéns pelas informações meu nome é Jose estou indo pro Lacombe / Alberta acho que é perto do Edmonton você por acaso teria informação sobre esse lugar

    Resposta
    • agosto 23, 2017 em 9:45 pm
      Permalink

      Desculpe, não sei nada sobre Lacombe =/

      Resposta
  • agosto 9, 2015 em 12:31 am
    Permalink

    Excelente post, Juliana! Tudo anotado aqui pois em breve devo precisar. 😀
    Abraço!

    Resposta
  • julho 26, 2015 em 3:12 pm
    Permalink

    Oi Juliana!!
    Amei o seu blog! Muitas informações úteis!!
    Uma pergunta besta: os apartamentos já estão mobiliados?! Ou é necessário comprar cama, armários, mesa de jantar?! Essas coisas rs
    Bjs e obrigada desde já!!

    Resposta
    • julho 26, 2015 em 3:15 pm
      Permalink

      Obrigada!
      E você pode procurar aptos já mobiliados, mas o aluguel vai ser mais caro. O meu não é mobiliado, tive que comprar quase tudo. As únicas coisas que vieram foi armário embutido (na sala e no quarto), fogão e geladeira. Mesa, sofá, cama essas coisas eu comprei.

      Resposta
  • junho 19, 2015 em 4:43 pm
    Permalink

    Entendi. Bom, foi só curiosidade mesmo, falta muito para eu chegar ai ainda.
    Já que você comentou o nome do curso do seu marido, fiz uma pesquisa no site da NAIT, existem uns cursos que parecem bem bacana! Sempre bom ficar atento né 🙂

    Obrigado e boa semana!

    Resposta
  • junho 19, 2015 em 1:23 am
    Permalink

    Gostei muito da dica do AirBNB geralmente estar disponível apenas no inicio do mês, não havia notado esse padrão – ainda estou longe de pesquisar casas ai, however, anotado 🙂

    – Vocês precisaram fazer seguro?
    – Tiveram algum problema de serem negados por algum landlord por que eram recem chegados?

    Sensacional o post bem iniciante mesmo!

    Resposta
    • junho 19, 2015 em 1:29 am
      Permalink

      Não é o AirBNB que fica disponível no início do mês, são os imóveis para alugar!
      Sobre as perguntas:
      – Sim, pagamos seguro, $15 por mês;
      – Aplicamos para alguns que não nos responderam (alguns aptos recebem vários interessados, e acabam não respondendo pra tds).

      Obrigada pela visita =)

      Resposta
      • junho 19, 2015 em 1:33 pm
        Permalink

        Ah obrigado pela resposta.
        Quanto ao AirBNB, eu que me expressei errado, tinha entendido isso mesmo que você falou 🙂

        Obrigado pelas informações, o blog está bem legal e cheio de coisas novas sempre!
        Uma curiosidade, algum de vocês (você ou seu marido) são da área de TI? Se sim, sabem como está a área por ai?

        Obrigado 😉

        Resposta
        • junho 19, 2015 em 1:41 pm
          Permalink

          Meu marido está fazendo curso de Digital Media and IT na NAIT, mas como acabou de começar o curso e só pode trabalhar part time, não chegou a ver emprego nessa área.

          Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: