Comida vegana em Edmonton

Eu sei que o veganismo pode ser um tanto quanto controverso às vezes (com ações polêmicas do PETA e opiniões consideradas radicais por parte de seus adeptos), mas não estou aqui para discutir o movimento. Eu e meu marido somos vegetarianos, ou seja, ainda consumimos derivados de animais, como ovo e leite, mas damos preferências a opções veganas sempre que possível, o que, aqui no Canadá, é muito acessível.

Apesar de uma pesquisa ter mostrado que apenas 2.3% dos canadenses se consideram veganos, eu fico muito surpresa com a quantidade de opções que temos por aqui. Com certeza aqui nem deve chegar aos pés de algumas cidades mais inclinadas para isso, como Vancouver, que parece ser mais moderninha, mas até que, pra uma província viciada em beef, até que estamos bem. Em Edmonton o número de restaurantes do tipo não para de crescer, e a rede de lanchonetes A&W começou este mês a usar o Beyond Meat, um hambúrguer vegano fantástico e bem famoso nos EUA, em seu sanduíche vegetariano.

A verdade é que o canadense, mesmo amando um BBQ, também se preocupa com a saúde e com o que consome. Produtos chamados de “plant-based“, ou seja, sem nada de origem animal, estão ganhando cada vez mais popularidade por aqui entre aqueles que procuram um estilo de vida mais saudável. Eu inclusive já falei sobre como era ser vegetariana em Edmonton e sobre o An Chay, um restaurante vegetariano cheio de opções veganas.

 

Em agosto, mais três restaurantes veganos vão abrir na cidade: The Green Moustache, uma rede de British Columbia; o Copper Branch, de Quebec; e o Kanu, do celebrity chef Matthew Kenney. Sem falar no Cinnaholic, uma loja de cinnamon buns 100% vegana que abriu em maio deste ano!

A Cinnaholic, que chegou a aparecer no Shark Tank, oferece 30 sabores diferentes de frostings, e mais 30 de toppings pra você customizar sua cinnamon bun. É uma delícia e vive cheia (fica a dica, pessoal!).

E para os futuros estudantes (veganos) da NAIT, um alento: o college estuda colocar uma opção de comida vegana na área de alimentação em seu campus!

Eu vejo essa mudança na alimentação do canadense com muito bons olhos. Sinceramente espero que as opções só cresçam! E mesmo que você, caro leitor, não seja vegano ou vegetariano, eu te convido a conhecer as opções sem carne da cidade. O cenário gastronômico de Edmonton é ótimo, e as opções plant-based não ficam atrás! 😉

%d blogueiros gostam disto: