Censo 2016 e o crescimento de Alberta

O resultado do censo 2016 saiu e o resultado foi impressionante: Edmonton foi uma das cidades que mais cresceu em termos populacionais no Canadá, chegando a 932 mil habitantes, um aumento de quase 15% em comparação com o último censo, em 2011!

Em termos percentuais, o crescimento foi maior até que Calgary, que cresceu 13% nos últimos 5 anos, chegando a 1.2 milhão de habitantes.

Censo Cidades
Fonte: Edmonton Journal

Em termos provinciais, Alberta foi a segunda província que mais cresceu: um aumento de 11.6% desde a última contagem, ficando atrás apenas de, acredite se quiser, Nunavut, um território bem ao norte e com mais gelo que outra coisa (a título de curiosidade, Nunavut cresceu 12.7%, e agora tem quase 36 mil habitantes).

Censo Províncias
Fonte: Edmonton Journal

Isso não é apenas movimento imigratório, claro. Mas isso mostra que, não apenas imigrantes, mas os próprios canadenses estão vindo para Alberta. E, dentro de Alberta, muitos se mudando para Edmonton (e, aparentemente, tendo mais filhos. A população de Alberta é um pouco mais nova que a média). Isso pq Alberta estava em crise, heim?

Não sou especialista para ficar fazendo previsão ou análise econômica, mas se por um lado isso mostra que a cidade tem mais oportunidades (e por isso estaria atraindo mais gente), por outro lado, será que isso pode significar um aumento do custo de vida? Por enquanto, vi que os preços médios de moradia aqui na cidade andam bem estáveis, sem grandes variações (o Housing Price Index da cidade é praticamente o mesmo desde 2012). O desemprego, porém, aqui aumentou, indo de 5.8% em 2015, para 7% em 2016, Em compensação, está menor que em Calgary, que passou de 6.7% para 10% no mesmo período.

Enfim, food for thought. Vamos ver como a cidade se comporta com esse aumento.

Fontes:

Taxa de desemprego

Estatística do censo de Edmonton

Estatística do censo de Alberta

Housing Price Index de várias cidades canadense (mede a flutuação de preços de moradias)

Matéria do Edmonton Journal sobre o censo 

Instagram

 

 

4 opiniões sobre “Censo 2016 e o crescimento de Alberta

  • fevereiro 20, 2017 em 3:38 pm
    Permalink

    Muito obrigado, Juliana! Então o que eu estava querendo perguntar é se você sabe se os custos dos colleges em Edmonton estão parecidos com os custos de colleges de outras províncias. Mas você acabou me respondendo isto quando citou o custo de college do seu marido. E obrigado por passar valores de custo de vida. Hoje andei pesquisando o NAIT (Northern Alberta Institute of Technology) e mais um que não estou me lembrando agora. Já pesquisei um college (NBCC – New Brunswick Comunity College) em outra província, New Brunswick, na cidade de Fredericton com valores de tuiton bem mais baixos do que qualquer college que já pesquisei. Este de New Brunswick tem tuiton (http://www.nbcc.ca/future-students/tuition-fees) por $3,937.50 por term. Quer dizer, no ano serão dois ou três terms? Se for 3 terms no ano então fica por volta do mesmo preço que seu marido pagou em Edmonton. E eu pensando que lá seria mais barato. Mas desculpa o comentário longo e muito obrigado pelas informações!

    Resposta
    • fevereiro 21, 2017 em 8:33 am
      Permalink

      Entendi. Os preços do curso podem variar ligeiramente num mesmo college (é sempre bom conferir certinho, pra não ter surpresa). A gente chegou a pesquisar o NBCC também, e realmente os preços dele são bem menores, acredito por ser uma província pequena que talvez esteja querendo atrair mais estrangeiros. E geralmente são 2 terms por ano (um term de janeiro a maio, aí junho a agosto são férias de verão, e depois o term de setembro à dezembro). O term da NAIT, do curso do meu marido, é $6,500 (mais algumas taxas).

      Resposta
  • fevereiro 20, 2017 em 10:38 am
    Permalink

    Juliana, obrigado pelas informações. Estou começando a conhecer seu site agora. Posso te fazer uma pergunta? Não sei se você já comentou isto no site ou em videos mas como você avalia o custo de se fazer um college em Edmonton? Muito obrigado, Marcello.

    Resposta
    • fevereiro 20, 2017 em 3:12 pm
      Permalink

      Oi, Marcello. Não sei se entendi direito sua pergunta haha! Primeiro, vc pode ver os preços dos cursos nos sites dos colleges. Lá eles informam o valor por term ou por ano (inclusive informam as taxas extras também). Sobre o custo de se viver em Edmonton, eu acho que o custo de vida aqui é mais baixo do que as principais cidades, como Toronto ou Vancouver. Dá pra achar aluguel de um quarto e sala por menos de mil dólares (e perto do centro) e as contas básicas aqui são relativamente baratas (nossa conta de luz fica entre 30 e 40 dólares no máximo por mês). No caso do meu marido, o college saiu cerca de $14 mil dólares/ano, o que eu acho que é bem na media das principais cidades canadenses mesmo. Espero ter ajudado!

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: