Censo 2016 e o crescimento de Alberta

O resultado do censo 2016 saiu e o resultado foi impressionante: Edmonton foi uma das cidades que mais cresceu em termos populacionais no Canadá, chegando a 932 mil habitantes, um aumento de quase 15% em comparação com o último censo, em 2011!

Em termos percentuais, o crescimento foi maior até que Calgary, que cresceu 13% nos últimos 5 anos, chegando a 1.2 milhão de habitantes.

Censo Cidades
Fonte: Edmonton Journal

Em termos provinciais, Alberta foi a segunda província que mais cresceu: um aumento de 11.6% desde a última contagem, ficando atrás apenas de, acredite se quiser, Nunavut, um território bem ao norte e com mais gelo que outra coisa (a título de curiosidade, Nunavut cresceu 12.7%, e agora tem quase 36 mil habitantes).

Censo Províncias
Fonte: Edmonton Journal

Isso não é apenas movimento imigratório, claro. Mas isso mostra que, não apenas imigrantes, mas os próprios canadenses estão vindo para Alberta. E, dentro de Alberta, muitos se mudando para Edmonton (e, aparentemente, tendo mais filhos. A população de Alberta é um pouco mais nova que a média). Isso pq Alberta estava em crise, heim?

Não sou especialista para ficar fazendo previsão ou análise econômica, mas se por um lado isso mostra que a cidade tem mais oportunidades (e por isso estaria atraindo mais gente), por outro lado, será que isso pode significar um aumento do custo de vida? Por enquanto, vi que os preços médios de moradia aqui na cidade andam bem estáveis, sem grandes variações (o Housing Price Index da cidade é praticamente o mesmo desde 2012). O desemprego, porém, aqui aumentou, indo de 5.8% em 2015, para 7% em 2016, Em compensação, está menor que em Calgary, que passou de 6.7% para 10% no mesmo período.

Enfim, food for thought. Vamos ver como a cidade se comporta com esse aumento.

Fontes:

Taxa de desemprego

Estatística do censo de Edmonton

Estatística do censo de Alberta

Housing Price Index de várias cidades canadense (mede a flutuação de preços de moradias)

Matéria do Edmonton Journal sobre o censo 

Instagram

 

 

%d blogueiros gostam disto: