Como tirar sua primeira carteira de motorista em Alberta

Este post vai ser voltado para aqueles que, como eu, NÃO possuem carteira de motorista no Brasil, e querem tirar aqui em Alberta. Se você já tem carteira, pode continuar a usando aqui em Alberta por um certo tempo (se for estudante, pode usar durante todo o período do curso). Depois, para tirar a canadense, o procedimento vai ser semelhante ao que vou descrever neste post, com algumas pequenas diferenças.

Como mencionado, eu vim para o Canadá sem carteira de motorista brasileira. Cheguei disposta a tirar aqui, e fui logo pesquisar a respeito.

Só um disclaimer: Cada província tem suas regras, logo, o que eu explicar sobre Alberta não necessariamente se aplicará às outras províncias. Pesquisem sempre!

Dito isto, vamos aos fatos.

Aqui em Alberta existe um programa chamado Graduated Driver Licensing (GDL). Todos os interessados em obter a carteira de motorista na província precisam passar por esse programa (TODOS mesmo). Ele tem duas fases:

  • Class 7 (learner’s)
  • Class 5-GDL (probationary)

drivers - CopyDepois, se quiser, você pode sair do GDL, fazendo uma prova mais avançada e obtendo um novo status na habilitação.

Você começa tirando a carteira Class 7 (é a que eu tenho agora). Para isso você só precisa fazer um exame de vista e um teste…. teórico! Sim, você não precisa de prova prática para tirar a carteira de learner. Curioso, né?

A prova pode ser feita quando você quiser, basta ir até um posto oficial e solicitar. Você faz na hora, em um computador. São 30 perguntas de múltipla escolha, sobre temas como segurança na estrada, leis de trânsito e placas. Você precisa acertar 25 para passar.

Passando, você solicita a carteira de motorista, geralmente no mesmo local da prova. Eles tiram foto e colhem seus dados na hora (como endereço, peso e altura), e em alguns dias, sua carteira chega pelo correio. Não me lembro o valor exato que eu paguei, mas lembro que, somando o preço da prova e o da habilitação, ficou entre 60 e 70 dólares tudo.

Simples, né?

Para estudar para o teste, você pode solicitar, em postos oficiais, um livrinho gratuito (Driver’s Guide) que explica absolutamente driver_guide_new_covertudo que você precisa saber sobre as regras locais. E se não passar de primeira, pode refazer o teste quantas vezes quiser.

Agoral, a Class 7 tem suas limitações. Como o próprio nome diz, é uma carteira de learners (aprendizes), e como eles ainda não avaliaram suas habilidades ao volante, o portador desse tipo de licença vai ter que seguir as seguintes regrinhas:

  • Só pode dirigir se estiver acompanhado de alguém com uma carteira de motorista que não seja Class 7 nem Class 5-GDL (probationary).
  • Não poderá dirigir entre meia-noite e 5 da manhã.
  • Tolerância ZERO para álcool no sangue enquanto estiver dirigindo.
  • Perde a carteira quando acumular 8 pontos.

Você vai ter que ficar com essa carteira por pelo menos um ano antes de ser autorizado a tirar a próxima (Class 5-GDL). Para essa, já será necessário uma prova prática. Mas isso é assunto de outro post 😉

12 opiniões sobre “Como tirar sua primeira carteira de motorista em Alberta

  • agosto 10, 2016 em 6:42 pm
    Permalink

    Nossa, “igualzinho” ao procedimento do Brasil, que além de caro, é demorado, pouco eficiente, enfim, um atraso. Ai ai… um dia estarei no Canadá também. /suspiros/.

    Resposta
    • agosto 13, 2016 em 1:52 am
      Permalink

      E eu não sei? Não foi a toa que desisti de tirar carteira no Brasil e deixei pra tirar no Canadá…

      Resposta
  • Pingback: Meu visto de estudante chegou e agora? - Casei e Mudei

  • junho 6, 2016 em 7:45 pm
    Permalink

    Oii, acredita que não tirei a minha carteira até hoje? Acho que porque eu tenho a do Brasil eu fico enrolando.. Mas legal as dicas, vão ser bem úteis pra quando eu finalmente for tirar a minha

    Resposta
    • junho 6, 2016 em 8:07 pm
      Permalink

      Meu marido também ainda usa a brasileira até hoje, hehe. Eu tirei a canadense pq não tinha carteira no Brasil!

      Resposta
  • junho 6, 2016 em 4:46 pm
    Permalink

    Adorei teu post Ju! Eu to louca pra tirar a carteira aqui em Calgary, mas me informaram que quando eu tirar uma canadense, preciso entregar a minha do Brasil. To procurando os locais aqui pra tirar a minha também! Beijão!

    Resposta
    • junho 6, 2016 em 4:47 pm
      Permalink

      Ah uma dúvida: onde tu encontrou essas infos? Queria um site pra procurar sobre Calgary! 😀

      Resposta
      • junho 6, 2016 em 5:37 pm
        Permalink

        Oi, Mari! Sim, se você tem carteira brasileira, ao tirar a canadense, tem que entregar a antiga mesmo. Só pode ter uma ou outra, hehe. Meu marido por enquanto continua usando a brasileira. Sobre as infos, tem tudo nesse site aqui, ó: http://www.servicealberta.gov.ab.ca/drivers-licence.cfm
        O site é oficial da província de Alberta, ou seja, vale para Calgary também! Beijos!

        Resposta
  • junho 3, 2016 em 4:45 pm
    Permalink

    Parece com a avaliação do Brasil, só que para antes. Agora minha maior dúvida é que que seu sobrenome é Borborema!?!!?!?!?!??! E borrou peso e altura?hahahahaha

    Resposta
    • junho 3, 2016 em 11:21 pm
      Permalink

      Tu não conhecia meu sobrenome?? To chocada, que decepção, haha! É sobrenome por parte de pai, tem uma história super legal por trás, qualquer dia eu te conto!
      Claro que borrei peso e altura, deixa minhas medidas em paz, kkkkk!

      Resposta
  • junho 3, 2016 em 3:55 pm
    Permalink

    Parabéns Ju! Que venha a carteira full! 🙂

    Resposta
    • junho 3, 2016 em 11:21 pm
      Permalink

      Obrigada! Virá em breve! Ontem fez um ano que tirei a learner, então já posso fazer a prova pra tirar a class 5! =D

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: