Canada150: Canada Day em Edmonton

Não é todo dia que se faz aniversário. E não é todo ano que se comemora 150 anos. E 2017 foi a vez do Canadá comemorar 150 anos de existência enquanto nação, numa senhora festa que se espalhou por todo país. Se você viu a hashtag #canada150 por aí esses dias, sabe do que eu estou falando!

O Canada Day já é uma festa tradicional todos os anos. Mas esse ano foi especial justamente pela idade redondinha que o país estava comemorando. Segundo eu soube, só a prefeitura de Edmonton gastou o DOBRO do ano passado com as comemorações do Canada Day, num total de $100 mil dólares.

Panquecas no café da manhã

O Canada Day começa com um café da manhã gratuito com as mais tradicionais panquecas regadas a maple syrup, servidas com suco ou café.

Elas são oferecidas no Legislature Grounds, o gramado que cerca o Alberta Legislature Building, a sede do governo de Alberta que fica no centro da cidade. Mas prepare-se: a fila é grande!!

Mas eu que não sou boba nem nada, em vez de mofar na fila do Legislature, preferi ficar por Oliver mesmo: a Community League do bairro, espécie de Associação de Moradores, também organizou um café da manhã gratuito pra quem mora nas redondezas. Foi bem tranquilo, clima familiar, com música e sem bagunça.

Galera de Oliver em peso no café da manhã comunitário

Eventos temáticos

O que teve de comemoração temática nesse 1º de julho não está no gibi! Vários lugares tiveram seus próprios eventos no Canada Day: o Zoológico de Edmonton, o Muttart Conservatory, o Fort Edmonton Park e claro, a prefeitura e a Legislature.

Canada Day
Vendo a banda passar, tocando coisas de amor

Como sou uma só, não dá pra ir em tudo que é lugar. Fui só pro Legislature ver como estavam as coisas, pois ali era o palco principal das atividades da cidade.

Pra quem tem criança, a diversão é garantida: muitas, mas muitas atividades eram visando os pequenos. E como estava um calor absurdo, elas se divertiram um bocado entrando na piscina que o espelho d’água do Legislature vira durante o verão. Sim, crianças nadando no espelho d’água da Assembléia Legislativa de Alberta. O Canadá é assim! =)

Teve banda, teve food truck, teve pula-pula, teve tatuagem temporária, música ao vivo, dança, teve de tudo um pouco!

E teve muito vermelho e branco, claro!

Canada Day

Fogos!

E de noite, tem a tradicional queima dos fogos. Eles saem da Legislature (já viu que tudo acontece na Legislature no Canada Day, né? Não tem jeito, é a sede do governo, as principais atividades acontecem por lá), mas dá pra ver de vários pontos da cidade.

A gente geralmente assiste do Victoria Park, um trecho do River Valley perto de casa, mas dessa vez fomos in loco conferir.

Bem, fogos são fogos, né. A dica é ir direto para a parte de trás do prédio da Legislature pra ter uma visão melhor.

E se estiver por aqui no próximo Canada Day, não se esqueça de garantir sua camisa vermelha e/ou branca para entrar no clima!

 

2 opiniões sobre “Canada150: Canada Day em Edmonton

  • julho 3, 2017 em 2:23 pm
    Permalink

    Boa! Realmente o calor no sábado estava absurdo mas é bem legal ver a cidade toda nas ruas, aproveitando a data.

    Faltou comentar da gafe do Trudeau no discurso do sábado, quando ele esqueceu de citar a Província de Alberta (citou nominalmente todas, menos Alberta).

    Queria que o meu país tivesse esse tipo de problema ao invés dos atuais…

    Resposta
    • julho 3, 2017 em 6:45 pm
      Permalink

      Hahahaha, podicrê, esqueci da gafe do Trudeau. E logo com Alberta! O pessoal daqui já anda meio emburrado com ele, esse deslize só coloca mais lenha na fogueira hahaha Mas é, antes os problemas do Brasil fossem desse nível, aiai =/

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: