4 lugares para um bom brunch em Edmonton

Brunch é algo popular por aqui. Muitos restaurantes oferecem, seja com um menu especial apenas para um horário específico, seja com um menu de café da manhã caprichado que é servido até tarde. E café da manhã norte-americano vocês já sabem como é: muito ovo, bacon ou outra carne (presunto, linguiça etc), torradas, panquecas doces, waffles e batatas (sim, batata com café. Vai entender!). Mas até que isso tudo é gostoso e vale a pena se render aos brunches canadenses.

TIP: Muitos lugares deixam você escolher como quer seu ovo (mexido, frito, poché…). Pra ajudar nessa escolha, vou deixar um mini glossário sobre os termos em inglês que você precisa saber na hora de pedir.

Hap’s Hungry House

Sabe aquele diner clássico dos filmes americanos, com pessoas comendo panquecas e uma garçonete passando pelas mesas pra ver quem quer mais café? O Hap’s Hungry House é exatamente assim. Comida simples, mas deliciosa, farta e baratinha! Eles servem café da manhã desde bem cedinho até o meio da tarde. Ou seja, perfeito para um brunch!

Endereço: 16060 Stony Plain Rd

Menu: hapshungryhouse.blogspot.com/menu

Blue Plate Diner

Ótima opção para quando estiver pelo centro (dica: é na mesma rua da Farmer’s Market de Downtown no verão, então aproveite a deixa para fazer a feira e conhecer o restaurante). O Blue Plate é concorrido, dada a localização, e mantém um jeito rústico que se reflete no menu. Para mim, o melhor dele é que eles oferecem a opção de substituir as linguiças (sausages) normais por versões vegetarianas!

Endereço: 10145 104 St NW

Menu: www.blueplatediner.ca/brunch

The Local Omnivore

Apesar do forte do Local Omnivore ser os sanduíches, eles também oferecem brunch todos os dias até o meio da tarde. Eles se orgulham da sua carne, vinda de produtores locais e curada e defumada no próprio restaurante, mas também tem algumas opções veggies bem boas. Dica: a poutine deles é bem famosa e é feita com molho vegetariano! Ah, e eles vendem pastéis de Belém (de nata)!

Endereço: 10933 120 street

Menu: www.thelocalomnivore.com/brunch

Earls

Bom, o Earls não é um restaurante típico de Edmonton, e sim uma rede espalhada por várias cidades. Ele entrou na listinha justamente por ser fácil de achar e por um detalhe delicioso: eles fazem um brunch happy hour desde a hora que abrem até meio-dia. Os pratos ficam baratinhos! No Earls, o brunch só é servido no final de semana.

Endereço: vários

Menu: www.earls.ca/menu (pode variar de acordo com a localização)

BÔNUS: Como pedir seus ovos em inglês

Scrambled: o famoso ovo mexido. Pode pedir hard scrambled, se quiser mais firme e sequinho, ou soft scrabled, se quiser mais cremoso.

Poached: ovo poché.

Hard-boiled: ovo cozido, com gema bem dura.

Soft-boiled: ovo cozido, mas dessa vez com gema mole.

Over easy: ovo frito, com gema mole. Nesse caso, eles viram o ovo durante a fritura, e terminam de fazer com a gema para baixo.

Over medium: mesmo processo de cima, mas com a gema não tão mole, um meio termo entre mole e dura.

Over hard: exatamente mesma coisa, mas com a gema dura.

Sunny side up: também é um ovo frito, mas dessa vez eles não viram o ovo. A gema fica para cima o tempo todo, e fica bem amarelinha no topo (como um sol, daí o nome sunny side up).