Alerta: Fogo em Fort McMurray

Esse é um post triste, para comentar a situação de uma cidade vizinha. Fort McMurray, que fica ao norte de Edmonton, está em chamas desde terça-feira (03 de maio). Mais de 80 mil pessoas (toda a população local) tiveram que ser evacuadas às pressas (felizmente, nenhuma ferida) e estão procurando abrigo aqui em Edmonton e nas demais cidades dos arredores.

O clima aqui em Alberta é muito seco, e isso acaba propiciando o surgimento de queimadas. Ainda estão estudando a causa do incêndio, mas o combo ar seco + calor (tem beirado os 30ºC aqui) contribui bastante — e o fato da região ter muitas florestas também só ajuda o fogo a se espalhar mais rápido (é o chamado “wildfire”). As centenas de bombeiros que estão atuando no local (a última vez que vi, eram 250) estão tendo trabalho para apagar as chamas, que já consumiram mais de 24 mil acres e destruiram 1.600 prédios.

Foto de Jerome Garot
foto: Jerome Garot / Huffington Post

A boa notícia é que os canadenses estão sendo muito solidários. Vi vários posts no Facebook em grupos que participo onde pessoas oferecem suas casas para abrigar o pessoal de Fort McMurray, além de incentivar a coleta de doações. Várias empresas estão ajudando com o que podem (doações de comida e dinheiro, por exemplo).

O Primeiro Ministro Justin Trudeau já ofereceu ajuda à província de Alberta (como colocando as forças armadas a disposição), e disse que doações à Cruz Vermelha são mais do que bem-vindas.

Por enquanto, só se fala disso por aqui. O fogo já dura dois dias e Alberta está em estado de emergência. Vamos ver quando vai acabar e como ficará a situação dos desabrigados.

%d blogueiros gostam disto: