Acampar em Alberta: algumas dicas básicas

Moradores de Alberta amam acampar. Sinceramente acho difícil encontrar alguém que tenha sido criado aqui e que nunca tenha acampado na vida ao menos uma vez. Por isso, morando aqui, fica difícil resistir a essa ideia de montar uma barraca no meio do mato e aproveitar a natureza. Desde que eu soube dessa mania de acampamento do pessoal daqui, cismei que queria ter a experiência também. Eis que esse dia chegou.

Vim compartilhar algumas dicas e relatos para, quem sabe, animar vocês também a colocar o pé na estrada, jogar uns marshmallows na mochila e ir aproveitar a exuberante natureza canadense.

Precisa reservar?

Alguns campings, não. São com o famoso “first come, first serve”, ou seja, é por ordem de chegada. Se tiver lugar, vai lá e monta tua barraca/estaciona teu RV. Mas outros exigem sim uma reserva prévia, tal qual um hotel. Pra quem é marinheiro de primeira viagem, recomendo reservar sim. É mais seguro já chegar num lugar sabendo que seu espaço está lá esperando por você do que ficar rodando por aí tentando a sorte de achar lugar vago. Ainda mais que no verão os acampamentos bombam! Aliás, se for reservar, faça com alguma antecedência para conseguir vaga.

Mas reservo onde?

Em Alberta, aqui ó https://www.albertaparks.ca/albertaparksca/visit-our-parks/find-a-park/

Você pode filtrar os campings que oferecem amenities como chuveiro, energia elétrica, banheiro etc. Basta ver a disponibilidade e reservar pelo próprio site.

E preço?

Acampar é muito barato. As diárias nos campings variam entre $26 e $40 aproximadamente, dependendo do que você quer que esteja disponível para você (água encanada, eletricidade etc). O que sai caro num primeiro momento é o equipamento que você vai ter que comprar, como barraca, colchão ou saco de dormir, lanterna etc.

Acampar! Barraca no meio do mato

O que levar? Nunca acampei na vida! #AjudaLuciano

Calma! Quem não quer gastar uma fortuna com equipamentos caros e vai acampar pela primeira vez, recomendo o básico:

  • Barraca
  • Colchão inflável + cobertores e travesseiros ou saco de dormir (saco de dormir costuma ser mais caro. E cobertores grossos, pois de madrugada esfria e vocês terão apenas uma barraquinha pra cobrir a cabeça de vocês)
  • Lanterna potente 
  • Cooler pra levar a comida (e gelo, claro)
  • Panelinhas pra fazer a comida (depende de quantas pessoas vão, mas pra um grupo de 4 pessoas, levamos 2 panelas)
  • Repelente contra insetos (imprescindível)
  • Machado (sim, arrume um machado pra cortar a lenha. Ou conte com a sorte de encontrar pessoas simpáticas o bastante pra te emprestarem um. Por via das dúvidas, melhor comprar um)
  • Espetos de metal pra assar marshmallows (ou qualquer outra coisa) na fogueira 
  • Utensílios de cozinha (talheres, pratos e copos descartáveis, colher de pau, pegadores, pano de prato, esponjinha e detergente pra lavar as panelas, papel alumínio, guardanapo etc)
  • Cadeiras dobráveis, pra sentar em volta da fogueira ou a qualquer momento.
  • Toalha e coisas de banho (xampu, sabonete, condicionador)
  • Comida, obviamente (marshmallows, chocolate e graham crackers pra fazer s’mores e ter uma autêntica experiência canadense! E também coisas práticas, como macarrão e molho, sopas, saladas, e coisas que dá pra assar na fogueira, como batatas e milho. Hamburger também é uma boa, além de bebidas como refri, água e cerveja, por exemplo. E coisas para o café da manhã, como pão, ovos, manteiga/margarina/cream cheese, café/chá/suco etc)
  • Óculos escuros, roupas confortáveis, tênis e chinelo, pijama, casaco (mesmo no verão, pois de noite esfria), biquíni ou sunga se acampar perto de lago etc.
  • Martelo (pra ajudar a fincar os ganchos da barraca na terra, se precisar)
  • Toalha de picnic para cobrir a mesa
  • Sacos de lixo
  • Fósforo ou isqueiro (pra acender o fogo)
  • Jornal ou papel velho (para ajudar a lenha a pegar fogo)
  • Pasta e escova de dentes

Que mais além do básico posso levar?

Se quiser ir além, pode levar também:

  • Outra lanterna, menor
  • Lonas extras para reforçar a proteção da barraca em caso de chuva (uma das lonas pode ir no chão embaixo da barraca, pra proteger o piso da barraca do solo)
  • Cordas e ganchos (vai que precisa? E você pode usar uma corda como varal, por exemplo, para secar toalhas e roupas molhadas)
  • Uma rede para amarrar entre as árvores (luxo total!)
  • Fogãozinho a gás (caso não queira utilizar a fogueira)
  • Máquina fotográfica caso queira fazer fotos mais profissas
  • Bota para fazer trilha
  • Pilhas e baterias extras
Yoshi e machado
(Foto de Roberto Pannain)

Tenho cachorro. Ele pode ir pro camping também?

Mas é claro!!! O Yoshi foi com a gente e foi tudo ótimo! Não esqueça de levar comida suficiente para os dias em que for ficar acampada e tigelinhas para água e comida. Recomendo deixar ele na coleira o tempo todo. Cachorros são imprevisíveis e os campings são movimentados, com crianças e outros animais passando (e foi assim que o pobre Yoshi foi atacado por um cachorro que estava solto no camping).

O que fizemos com o Yoshi foi comprar uma corda bem extensa (alô Dollarama!) e prender ele em um gancho no chão. Ele tinha total liberdade pra circular dentro do nosso campsite, mas sem invadir o espaço alheio. E se quisesse sair correndo atrás de outro cachorro ou bicho no meio do mato, não iria conseguir ir além da extensão da corda.

Como é a atmosfera no camping?

A mais amigável possível. O pessoal que acampa é em geral muito simpático. Nós tivemos a sorte de conhecer pessoas ótimas que nos ajudaram bastante (até ganhamos um machado de presente, pois não tínhamos nenhum). Não existe muita privacidade: alguns campsites até são mais isolados que os outros e protegidos pelo mato, mas muitos são um do lado do outro e você pode ver e ouvir todo mundo.

Tenha bom senso (nada de música alta até tarde) e respeite o espaço alheio da mesma forma que você quer que respeitem o seu.

 

Que história é essa de machado? Vou ter que ir pro mato catar lenha?

Não! Alguns campings vendem lenha para o pessoal que acampa. Onde ficamos, custava $5 cada punhado de lenha. só que as toras vem grande e você vai precisar cortar em tamanhos menores para fazer o fogo pegar. Use jornal ou algum papel como base, pra ajudar no fogo também. E cuidado com esse machado, pelamordedeus!

Opa, acho que já estou Milho na fogueirapronto pra acampar! Mais alguma dica?

A melhor época para ir é sem dúvida o verão (principalmente pela temperatura, né?). Mas não se engane: mesmo no verão você pode sentir frio. Leve um casaquinho e bons cobertores pra te aquecer durante a madrugada.

Cuidado com a vida selvagem. NUNCA, mas NUNCA, deixe a comida do lado de fora do carro durante a noite. Guarde tudo no cooler e dentro do carro, para o cheiro não atrair animais. Não deixe comida na barraca.

Respeite a natureza, claro. Seja simpático, ajude se alguém pedir ajuda, e não tenha vergonha de pedir se você precisar. Os canadenses são uns amores, sério!

Aproveite ao máximo! Acampar é uma experiência maravilhosa, e vale muito a pena!

(Leve espigas de milho! Assamos umas direto na fogueira e foram as melhores espigas de milho que já comi!)

2 opiniões sobre “Acampar em Alberta: algumas dicas básicas

  • julho 30, 2017 em 7:39 pm
    Permalink

    No próximo verão vou experimentar!

    Resposta
    • julho 31, 2017 em 9:40 pm
      Permalink

      Vale muito a pena! =]

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: