A vida no condo: tudo que você quer saber

Condos são super comuns aqui em Edmonton, principalmente nos bairros próximos ao centro. Se você for para o subúrbio, vai encontrar quase que apenas casas (daquelas típicas de filme americano, com dois ou mais andares e jardim sem cerca). Porém, como quase todo recém-chegado busca praticidade, a melhor opção é sempre morar perto do centro, para não depender tanto do carro (os subúrbios são lindos, mas você vai precisar de carro pra praticamente tudo). E você tem grandes chances de acabar morando num condo, que são fáceis de encontrar e às vezes mais baratos que casas ou prédios de partamentos.

O que é um condo mesmo? Como eu expliquei aqui, condos são prédios pequenos, geralmente de 3 ou 4 andares: basement, segundo e terceiro (e quarto) andar.

Outras características comuns de um condo:

  • Possui lavanderia comunitária (máquina de lavar e de secar).
  • Não tem porteiro.

Como assim não tem porteiro?!?!?! Sim, acostume-se a morar em um prédio sem porteiro para vigiar a portaria e liberar a entrada das visitas; pra fazer aquele servicinho básico na sua casa; ou pra receber encomendas.

E então comofas?

Em relação às visitas, pode ficar tranquilo que os condos tem interfone. Então é o mesmo esquema que você, morador de prédio, já conhece.

Sobre as encomendas, isso era uma coisa que me deixava encafifada. Se não tem porteiro, quem vai receber os pacotes que chegam do correio quando eu estiver fora? O condo tem uma mailbox dividida por apartamento que serve para receber pequenos envelopes. Qualquer coisa maior do que isso, se você não estiver em casa, bem, o carteiro provavelmente vai deixar na porta do seu apartamento, no corredor do prédio. Sim, isso já aconteceu comigo e já vi acontecerem com vizinhos. Você chega e a encomenda está lá, no corredor, te esperando. Se tem malandro que pega? Bem, fdp existe em qualquer lugar, mas não acho que isso seja uma preocupação aqui.

E no condo não tem porteiro para quebrar o galho de mecânico na casa da gente, mas tem maintenance! É comum tanto prédios quanto condos terem uma equipe de manutenção que você pode chamar quando precisa de algum reparo. Alguns lugares cobram uma taxa mensal para esse tipo de serviço, que inclui a manutenção do prédio como um todo (limpeza, consertos e até a limpeza da calçada em dias de muita neve).

Lavanderia do condo

Em relação à lavanderia comunitária, acho uma mão na roda. Aqui pagamos $2,50 para lavar e mais $2,50 para secar. Deixamos acumular muita roupa para ter que fazer menos lavagens (e economizar). Geralmente a lavanderia é uma sala no térreo com pelo menos uma máquina de cada (dependendo do tamanho do prédio, podem ter mais. No meu condo, são duas de cada). Você insere as moedinhas na máquina (só aceita moeda de $1, $2 e $0,25), coloca as roupas, o sabão e pronto, só apertar START. No visor da máquina aqui do prédio diz o tempo da lavagem, e então é só voltar dentro do horário pra recolher as roupas e colocar para secar (mesmo processo: colocar as roupas, as moedas e START). Eu acho uma ótima economia não precisar comprar máquina de lavar logo no começo da vida canadense.

2 opiniões sobre “A vida no condo: tudo que você quer saber

  • outubro 13, 2015 em 1:05 am
    Permalink

    Olá Juliana! Excelente seu post! Eu pretendo ir para Edmonton daqui a dois verões e estava ficando desesperada sem encontrar blogs de brasileiros aí! Ainda bem que você apareceu! Muito obrigada!!

    Resposta
    • outubro 13, 2015 em 8:36 pm
      Permalink

      Que bom, Fernanda! Seja bem vinda =)

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: