A NAIT

Meu marido está estudando Digital Media & IT na NAIT e sei que muita gente que pensa em vir pra Edmonton tem interesse nesse college.

Pra ajudar, pedi para que ele fizesse um texto sobre como é estudar na NAIT. Ficou um pouco grande, então dividi em tópicos para ficar mais fácil de ler. Sobrando dúvidas, já sabem, só falar!

“A NAIT é uma escola politécnica com uma grande variedade de cursos de um ou dois anos de duração em áreas como tecnologia da informação, comunicação visual, saúde, engenharia, culinária, entre outras. É muito conceituada e bem vista por aqui. Não é a toa que seu slogan é “We are essential to Alberta”.

IMG_1562

Como entrar na NAIT

O processo de seleção é baseado nas notas escolares. Portanto, se você foi um ótimo aluno no ensino médio, possui chances de entrar. Entretanto, para certos cursos é necessário equivalência de algumas disciplinas específicas. Por exemplo, se o curso exigir muitos conhecimentos em cálculos matemáticos, você precisa ter tido aulas de matemática que sejam equivalentes às canadenses (esse processo de equivalência pode ser feito pelo IQAS ou a própria NAIT). Um exemplo do que pode ser considerado específico: geometria. Caso você não cumpra o requisito, eles oferecem cursos pagos de curta duração para que você seja aceito. Felizmente, não precisei fazer nenhum curso desses para entrar no curso de Digital Media & IT.

O processo para entrar no meu curso foi demorado. Fiz o IQAS em março/2014 (ficou pronto em agosto), e fiz a matrícula e enviei tudo para a NAIT no fim de agosto/2014. Só recebi uma resposta (positiva, ufa!) em janeiro/2015! Por isso, se você já fez a matrícula e está meses esperando sem saber o que aconteceu, pode desencanar que é assim mesmo.

Estrutura

A estrutura da NAIT é excelente. De cara você já pode ter acesso ao wi-fi gratuito e de alta velocidade em todo o campus. A instituição é bem grande, e mapas espalhados pelos corredores ajudam você a localizar espaços como a biblioteca, livraria, o Student Association e as secretarias dos próprios centros de ensino dos cursos (clique aqui pra ver o mapa). Ah, uma observação: eu estudo no Main Campus, que é o maior. Sei que a NAIT tem outros dois campus em Edmonton, mas nunca fui neles. Acredito que a maioria dos cursos sejam oferecidos no Main Campus mesmo.

Uma das áreas que eu mais gosto é o Computer Commons (localizado dentro do HP Centre, uma espécia de centro de tecnologia). Basicamente o Computer Commons é uma sala enorme com dezenas de computadores potentes e com Internet à disposição. A ideia é ser um local para que os alunos possam fazer seus trabalhos e projetos da faculdade, mas nada impede que você use para checar seus emails pessoais, usar redes sociais ou ficar de bobeira no Youtube. É uma gigantesca lan house gratuita e, o que é incrível, disponível 24h por dia.

AhR1yT2FRaXntyWYp1fEeyXQzCksF53BJgxyGq1rvc3Y

Spring Term x Fall Term

Há uma diferença significativa da quantidade de alunos tendo aula em determinadas épocas do ano. Se você frequentar a NAIT entre maio e agosto (spring e summer term) encontrará muitas vezes corredores vazios e poucas pessoas circulando. Isso pode ser uma desvantagem também pelo fato de muitas aulas (dependendo do curso, até todas) serem à noite, então se você precisar ir na secretaria resolver alguma coisa, por exemplo, precisará ir na parte da manhã ou da tarde, já que ela fecha cedo. Entre setembro e abril (fall e winter term) a faculdade lota e fica até difícil encontrar um lugar vazio para almoçar ou um computador livre na Computer Commons. Apesar disso, a melhor época para estudar mesmo é no outono e no inverno porque é justamente quando há mais oferta de disciplinas. Se você entrar em outro período, corre o risco de ter que estender a duração do curso por causa de alguma matéria que não estava disponível. Por isso, fica a dica: prefira começar as aulas em janeiro ou setembro.

Benefícios

Há uma grande quantidade de estudantes internacionais e, por conta disso, há um departamento para suporte exclusivo à eles. Os departamentos específicos de cada curso contam com uma equipe de profissionais para lhe ajudar com qualquer coisa relativa ao curso ou até mesmo se você estiver com problemas pessoais, bastando fazer um agendamento. Sendo um estudante da NAIT, você tem direito a plano de saúde, plano dentário e passe-livre de transporte público (U-pass), tudo durante o outono e o inverno (olha aí mais um motivo pra estudar nesses períodos). Claro que precisa pagar uma taxa para tudo isso, mas é uma taxa pequena considerando o tamanho do benefício. Ah, e para o plano de saúde e dentário, você ainda pode colocar dependentes!

O vale-transporte é só para o aluno, claro. Você paga cerca de $160 por semestre e pode andar de ônibus e LRT a vontade por todo o fall e winter term (acabaram de inaugurar uma estação LRT em frente à NAIT). Pra quem preferir ir de bicicleta, como eu, pode ficar tranquilo que tem bastante bicicletário ao redor dos prédios da NAIT.

Ah, e a NAIT não tem residência estudantil, mas a Universidade MacEwan às vezes libera seus apartamentos estudantis para alunos da NAIT, se sobrar alguma vaga. Vale a pena checar, se você vir sozinho. Achar roomate é fácil também, basta anunciar nos murais do college. Como já mencionei, tem muitos alunos internacionais que também precisam de alguém pra dividir as contas.

Enfim, a NAIT tem muito mais coisa do que cabe nesse texto. Já deu para dar uma visão geral e tirar algumas dúvidas que sei que muita gente deve ter (como eu também tinha!). Se ainda quiserem saber mais, é só falar!”

12 opiniões sobre “A NAIT

  • fevereiro 17, 2017 em 8:03 pm
    Permalink

    Outra dúvida, nos requerimentos do curso que eu desejo, depois de especificar a pontuação nas disciplinas tem abaixo

    Competitive Entrance – 80% overall average (military applicants do not have to be competitive)

    Não entendi muito bem o que dizer esse military applicants

    Resposta
    • fevereiro 19, 2017 em 10:31 am
      Permalink

      Sobre a parada da matemática, primeiro que depende do curso. E depois, quando vc fizer a equivalência, a NAIT que vai dizer se precisa de mais algum complemento ou não. Se precisar, você terá que fazer umas aulas extra de Matemática na própria NAIT. Sobre isso do Military, não sei, mas deve ser gente que faz parte das Forças Armadas do Canadá ou algo assim (tipo veteranos e coisas do tipo). Abraços!

      Resposta
  • fevereiro 17, 2017 em 8:00 pm
    Permalink

    Julia, pergunta pro teu marido se há algum problema no meu caso, onde estudei no interior e lá existia apenas a disciplina de Matemática, não tinha Algebra e Geometria separadas não. Grato desde já. Excelente texto.

    Resposta
  • fevereiro 9, 2017 em 3:41 pm
    Permalink

    Olá, parabéns pelo blog! Está me ajudando muito! Gostaria de tirar uma dúvida. É obrigatório fazer a equiparação via IQAS para todos os programas da NAIT? Por exemplo, apliquei para um outro college e só precisou apenas da tradução juramentada do meu histórico e diploma da minha faculdade. Qual curso seu marido cursou aqui no Brasil? Ele já está trabalhando na área? Pergunto pois sou de TI e gostaria de aplicar para o mesmo curso que ele.
    Muito obrigado!

    Resposta
    • fevereiro 9, 2017 em 3:50 pm
      Permalink

      Oi, Marcus. Puxa, muito obrigada ^^ Sobre suas dúvidas: Você pode fazer a equivalência pelo IQAS ou pode fazer pela NAIT (nesse caso, envia-se os documentos para a NAIT, paga-se uma taxa extra e eles já cuidam de tudo). Meu marido fez Desenho Industrial no Brasil, ele trabalhava como designer, e só agora foi pra programação. Ele estagiou na área no último verão, mas agora não está trabalhando (está fazendo o projeto final, e se forma em abril). Beijos, espero ter ajudado =D

      Resposta
  • outubro 22, 2016 em 9:36 pm
    Permalink

    Tenho um pouco de medo do IQAS porque sempre estudei em uma das escolas mais difíceis do Rio de Janeiro, portanto minhas notas não são muito altas, são medianas. Existe algum método de equiparação do nível da escola?! Certamente se estudasse em alguma mais fácil minhas notas seriam melhores!! Alguém sabe algo sobre isso?!

    Resposta
    • outubro 22, 2016 em 9:44 pm
      Permalink

      O IQAS fará a equiparação, e a NAIT vai avaliar e dizer se as notas são suficientes. Se precisar complementar algo, o college vai informar. De qualquer jeito, o negócio é fazer a equivalência pelo IQAS e tentar…

      Resposta
  • Pingback: A NAIT, parte 2 - Perguntas & Respostas - Edmonton feelings

  • setembro 22, 2015 em 9:30 pm
    Permalink

    Muito bom!!! Já tinha procurado informações sobre a NAIT e não achava nada….rsrs meus planos é para 2017…. Bom saber que a equivalência demora eu não tinha esta informação… obrigada

    Resposta
    • outubro 4, 2015 em 11:10 pm
      Permalink

      Opa desculpa o erro: são para 2017 rsrs

      Resposta
  • setembro 20, 2015 em 10:02 pm
    Permalink

    Muito bom texto, fico no aguardo de mais informações do NAIT, se der tudo certo próximo ano estarei ai. Parabéns e Obrigado! =)

    Resposta
    • setembro 20, 2015 em 10:06 pm
      Permalink

      Que bom! Boa sorte com o processo! Farei mais textos sobre a NAIT, qndo tiver mais coisas legais pra contar!

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: