A NAIT, parte 2 – Perguntas & Respostas

Mesmo depois do meu post sobre a Nait, as pessoas continuaram com dúvidas específicas sobre questões do college. Decidi então responder alguma das perguntas mais pertinentes. Se ficou faltando algo, ou se você continua com dúvida, é só comentar no fim do post!

Fiz minha matrícula e já se passaram X dias/semanas/meses e até agora nada! O que aconteceu? Isso é normal? O que eu faço????????

Sim, é normal! Muitas applications demoram mesmo pra ser processadas pois eles só analisam as inscrições para um term depois que as aulas do term anterior já começaram. Ou seja, se você se matriculou para começar em janeiro, eles só vão olhar sua matrícula depois que as aulas da turma de setembro começar. Isso talvez varie de curso pra curso, mas pelo menos foi isso que nos explicaram quando meu marido fez a matrícula e só teve a resposta CINCO LONGOS MESES depois.

Preciso me preocupar ou todo aluno internacional é aceito na NAIT?

Se o seu curso lotar, você pode cair na lista de espera. Os critérios para ser aceito dependem de curso para curso (alguns são por nota do ensino médio outros, por ordem de chegada e por aí vai). Aqui tem os requisitos de todos os cursos. Se você cair na lista de espera, NO MEU PONTO DE VISTA, as chances de entrar são pequenas, pois eles só vão saber se vai sobrar vaga depois que passar o deadline do pagamento da tuition. Se chegar esse deadline e alguém desistir (ou seja, não pagar), aí eles começam a chamar o pessoal que ficou na espera. O problema é que esse deadline costuma ser cerca de 1 mês antes das aulas começarem. Ou seja, não vale a pena esperar, e o melhor é tentar outro semestre ou partir pra outra.

Ainda não me matriculei. Como faço?

Leia aqui.

E a NAIT é boa mesmo? É muito puxada ou é fraquinha?

A NAIT é boa sim e tem boa reputação em Alberta. Ela e a SAIT são os únicos politécnicos de Alberta e o foco delas são desenvolver cursos voltados para o mercado e oferecer muita mão na massa para os alunos ganharem experiência prática. Os dados estatísticos são muito bons. Por exemplo, segundo o site da NAIT, 9 de cada 10 alunos já terminam o curso com emprego garantido e 98% das empresas que contrataram alunos da NAIT estão satisfeitos e afirmaram que contratariam novamente novos graduandos. Ou seja, a NAIT entrega o que as empresas esperam, e isso é muito animador.

Quanto se os cursos são difíceis ou não, isso, claro, depende de cada aluno. Meu marido foi bem no primeiro semestre, e agora tá achando mais puxado e tem estudado bastante para manter as notas altas.

Como é a grade horária? Posso escolher quais matérias cursar?

Sim! Os Diplomas e Certificates da NAIT são credit courses, ou seja, são cursos baseados em créditos escolares (igual à faculdade no Brasil). Isso significa que você terá uma série de matérias a disposição para escolher, cada uma com uma quantidade de créditos. Para se formar, você terá que cumprir um determinado número de créditos (novamente, igual às universidades brasileiras). Os cursos costumam ter algumas matérias obrigatórias e várias eletivas, então você monta a grade como quiser.

E dá pra trabalhar??? O curso não é full-time??????

Sim, o curso é full-time, mas isso não significa que você vai passar o dia inteiro no college. Como falei acima, você que vai montar sua grade horária, então você pode ter dias mais livres e outros mais cheios. Na verdade, a definição de curso full-time depende de cada instituição, e geralmente está ligada à quantidade de créditos ou matérias que você precisa fazer por semestre. Na NAIT, você será considerado um estudante full-time se fizer no mínimo 9 créditos por semestre. Considerando que cada matéria tem entre 3 e 4,5 créditos, é um requisito bem tranquilo.

Mas tendo esse horário irregular dá pra trabalhar?

Com certeza! Primeiro que além das horas livres da semana (tem dia que você vai estudar só de manhã, ou só de noite), você ainda terá os finais de semana. Durante esse tempo, você pode arranjar algum emprego part-time em algum café, restaurante, loja ou algo parecido. Esses estabelecimentos trabalham por turnos (shifts) e estão acostumados a contratar estudantes, com disponibilidades limitadas. É só você deixar claro quais os horários disponíveis para trabalhar e não será difícil achar um emprego que te aceite.

E dá pra conciliar estudo e trabalho?

Novamente, depende do aluno. E do curso que você estiver fazendo. E até do trabalho. Meu marido arrumou um emprego part-time num café onde só trabalha 3 dias na semana, à noite. Nem chega em 20 horas semanais, mas como ele está tendo que estudar mais este semestre, esse esquema está bom por enquanto. Tem algumas vagas na própria NAIT também, o que deve até facilitar não precisar se deslocar do college pro trabalho!

E como posso pagar a NAIT? Tem que ser de uma vez só ou posso pagar parcelado?

A NAIT aceita pagamento em cartão de crédito, wire transfer (para alunos internacionais) ou cash mesmo. Teoricamente não pode parcelar, mas geralmente depois que você escolhe as disciplinas do semestre, você vai ter alguns meses pra pagar. Então se você quiser, pode começar a pagar com antecedência e pagar um pouco por mês. O importante é quando chegar o deadline do pagamento, você ter pago tudo.

 

30 opiniões sobre “A NAIT, parte 2 – Perguntas & Respostas

  • junho 26, 2017 em 11:00 am
    Permalink

    Oi Juliana!

    Eu fiz minha matricula na NAIT, mas cai em pendencia no requisito English Language Arts, pelo que a representante me explicou é uma materia que tem no high school de lá, a respeito da arte da comunicação na lingua inglesa ( a parte da prova de proficiencia em ingles), e como vc deve imaginar essa máteria não é muito comum nos ensinos médios do Brasil. Seu marido teve algum problema com esse pré-requisito tbm? Tem ideia de como posso resolver isso?

    Resposta
    • junho 26, 2017 em 1:30 pm
      Permalink

      Oi, Marina, você fez a equvalência do histórico do ensino médio com a própria NAIT e apontaram isso? Meu marido não teve problema não, a nota dele no IELTS bastou. Eu sei que se alguma matérica fica pendente por ser insuficiente, você pode fazer algum cursinho rápido na NAIT para compensar, mas no caso do inglês, o IELTS ou TOEFL ou algo assim já não bastaria pra comprovar a proeficiência no idioma?

      Resposta
  • maio 26, 2017 em 11:54 am
    Permalink

    Oi Juliana!!
    O IQAS devolve o histórico original que a faculdade envia para eles após a equivalência?

    Resposta
    • maio 26, 2017 em 1:25 pm
      Permalink

      Sim, o IQAS devolve todos os originais por correio.

      Resposta
  • maio 26, 2017 em 1:07 am
    Permalink

    Olá Juliana,
    Bom dia!
    Muito legal o seu blog e as postagens sobre NAIT.
    Estou pretendendo aplicar para o visto de estudante e para NAIT.
    Estou pretendendo aplicar para Power Engineering Technology.
    Como faço o processo de validação do meu diploma para a NAIT?
    Eu vi que tem o IQAS e o WES??? Você poderia me explicar como funciona?

    Vou continuar navegando no seu blog e pesquisando nos sites.
    Obrigado.

    Resposta
      • maio 26, 2017 em 5:47 pm
        Permalink

        Oi Juliana,
        Boa noite!
        Então eu tenho que traduzir todos os historicos e diplomas no Brazil e enviar para o IQAS a tradução e os originais? E depois eles enviam direto para NAIT? ou volta pra mim no Brasil e eu envio depois de aplicar para o curso desejado?

        Obrigado

        Resposta
        • maio 26, 2017 em 6:07 pm
          Permalink

          Oi, João. Isso, enviar os originais e traduções pro IQAS. Vc pode pedir pra eles enviarem direto pro college sim, se você já decidiu que vai aplicar pra NAIT. Se não me engano, tem uma seção no formulário do IQAS em que pergunta se quer que envie direto para alguma instituição.

          Abraços!

          Resposta
          • maio 26, 2017 em 6:27 pm
            Permalink

            Olá Juliana, desculpe pela repetição nas perguntas….posso escolher um tradutor oficial do Brasil que eles aceitam a tradução daqui né? Obrigado.

          • maio 26, 2017 em 6:29 pm
            Permalink

            Sem problemas, hehehe! Pode traduzir no Brasil sim, só tem que ser juramentado.

  • março 21, 2017 em 1:58 pm
    Permalink

    Obrigada Juliana!!

    Eu acho q vou fazer direto com a NAIT mesmo que sai mais barato…rs

    Resposta
  • março 21, 2017 em 1:08 pm
    Permalink

    Oi Juliana!!
    Estou interessada em aplicar para Janeiro de 2018, e fiquei com dúvida sobre o ECA. No IQAS seu marido fez o de estudante, ou o assessment de imigração serviu??

    Resposta
    • março 21, 2017 em 1:26 pm
      Permalink

      Marcela, ele fez o de estudante (na época o IQAS nem fazia assessment pra imigração ainda). Se vc já tem o de imigração, pergunta pro college se serve (vai que, né?)

      Resposta
  • outubro 18, 2016 em 10:33 am
    Permalink

    Oi Ju, estava pesquisando no site na NAIT e vi que eles colocam duas taxas a TUITION e TUITION INTERNATIONAL por semestre, a International é muuuuuuito mais cara, quando seu marido se inscreveu teve essa diferenciação de pagamento, teve que pagar pela taxa de aluno internacional? é muito surreal a diferença de preço.

    Resposta
    • outubro 18, 2016 em 2:07 pm
      Permalink

      Oi, Mayara, é isso mesmo: akunos internacionais pagam a tuition international. É assim em qualquer college/university do Canadá, não tem jeito… pra pagar o valor mais baixo, só tendo o PR (Permanent Resident visa) ou a nacionalidade canadense. Com visto de estudo, paga-se o valor mais alto. Eu sei que a diferença é absurda, mas não tem o que fazer… =/

      Resposta
  • abril 27, 2016 em 2:30 pm
    Permalink

    Oii. Sobre a questão do pagamento do college. Estava conversando por e-mail com o pessoal da área de financiamento estudantil e ele disse que um aluno internacional está apto a se candidatar ao financiamento após o primeiro semestre de curso. Vc sabe algo sobre isso? É mesmo possível um aluno internacional conseguir um financiamento? Obrigada!

    Resposta
    • abril 27, 2016 em 5:34 pm
      Permalink

      Oi, Camila, tudo bem? Olha, eu sei que um colega do meu marido, que também é estudante internacional, conseguiu sim financiar o pagamento do college, mas eu não sei muito sobre isso, pois nós não fizemos. Mas parece que sim, é possível sim. É questão de ver diretamente mesmo com a NAIT os trâmites necessários.

      Resposta
  • novembro 25, 2015 em 11:57 pm
    Permalink

    Ele conseguiu cortar alguma disciplina ou está fazendo todas do curso?

    Resposta
    • novembro 27, 2015 em 2:00 am
      Permalink

      Está fazendo tudo.

      Resposta
  • novembro 25, 2015 em 9:26 am
    Permalink

    Depois que seu marido mandou o IQAS para a NAIT, eles pediram pra mandar mais algum tipo de documentação? Por exemplo: histórico original enviado pela própria faculdade aqui do Brasil, histórico original enviado pelo próprio aluno, tradução juramentada….

    Resposta
    • novembro 25, 2015 em 11:25 pm
      Permalink

      Não, só o IQAS bastou (e o IELTS).

      Resposta
  • novembro 6, 2015 em 7:31 pm
    Permalink

    Ju, achei que já tinha feito essa pergunta (ou fiz e esqueci aonde comentei rs):
    Seu marido já tinha algum curso na área de IT aqui no Brasil?
    Ou foi ‘sem saber nada’ para aí? Eu sou formado em marketing, mas tenho interesse em aplicar para algum curso de IT.

    Resposta
    • novembro 7, 2015 em 10:39 pm
      Permalink

      Ele é formado em desenho industrial, trabalhava de designer. Ele tinha uma base sim, em flash e construção de website. Não era um super profissional com conhecimentos avançados, mas manjava algo.

      Resposta
  • outubro 20, 2015 em 6:14 pm
    Permalink

    Oi Juliana, td bom? Obrigado por dividir a experiência de vocês! Muito útil as informações. Poderia me dizer se a NAIT oferece PGWP e OWP pro cônjuge? Em 2017 pretendemos pisar nessas terras! Rsrs… Grata!

    Resposta
    • outubro 20, 2015 em 7:37 pm
      Permalink

      Oi, Keylla! Se o aluno estiver fazendo um curso full time na NAIT, o cônjuge consegue o OWP sim (é o meu caso, estou aqui com OWP, enquanto meu marido está matriculado num curso da NAIT). E o college é elegível para o PGWP sim! Também está nos nossos planos seguir esse caminho, então eu conferi certinho mil vezes pra ter certeza antes de vir, hehe!

      Resposta
  • outubro 19, 2015 em 3:05 pm
    Permalink

    Obrigada pela atenção Juliana! Não me atentei a este detalhe, menos mal então, fiquei mais tranquila agora! Obrigada! Boa semana!!

    Resposta
  • outubro 18, 2015 em 11:49 am
    Permalink

    Bom dia Juliana, tudo bem? Obrigada pelo post! Eu estou com uma dúvida, espero que você possa me ajudar. Estava vendo o curso que seu marido está fazendo ( o qual meu marido também quer fazer! Rs) e vi que há uns pré requisitos, o aluno precisa fazer uns “open courses” antes de se candidatar para esse curso de digital media e it. É isso mesmo? Como vocês fizeram?? Obrigada! Bom domingo!! Por aqui começou hoje o horário de verão!!

    Resposta
    • outubro 19, 2015 em 2:48 pm
      Permalink

      Open courses? Meu marido não fez nada disso! Só aplicou normalmente (precisou só dos documentos escolares – que fizemos a equivalência através do IQAS – e do IELTS) e quando foi aceito, começou o curso direto, sem precisar fazer nada. Fui dar uma olhada no site deles pra ver sobre isso, e isso de Open Studies é pq eles permitem que as pessoas façam aulas avulsas, sem precisar estar matriculado em um curso. Se você tiver feito 9 créditos de aulas avulsas, pode conseguir uma vaga no curso formal de 2 anos. Mas não é requisito para entrar, é só mesmo uma ajuda pra quem já completou algumas matérias dessa forma (que no caso, são pagas por crédito).

      Resposta
  • outubro 9, 2015 em 1:46 am
    Permalink

    Muito bom Juliana! Excelente para quem está procurando informações sobre o College!

    Resposta
  • outubro 6, 2015 em 12:02 am
    Permalink

    SAIT e NAIT parecem ter reputação boa pelo o que eles próprios dizem. Excelente post!!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: