A NAIT, parte 2 – Perguntas & Respostas

Mesmo depois do meu post sobre a Nait, as pessoas continuaram com dúvidas específicas sobre questões do college. Decidi então responder alguma das perguntas mais pertinentes. Se ficou faltando algo, ou se você continua com dúvida, é só comentar no fim do post!

Fiz minha matrícula e já se passaram X dias/semanas/meses e até agora nada! O que aconteceu? Isso é normal? O que eu faço????????

Sim, é normal! Muitas applications demoram mesmo pra ser processadas pois eles só analisam as inscrições para um term depois que as aulas do term anterior já começaram. Ou seja, se você se matriculou para começar em janeiro, eles só vão olhar sua matrícula depois que as aulas da turma de setembro começar. Isso talvez varie de curso pra curso, mas pelo menos foi isso que nos explicaram quando meu marido fez a matrícula e só teve a resposta CINCO LONGOS MESES depois.

Preciso me preocupar ou todo aluno internacional é aceito na NAIT?

Se o seu curso lotar, você pode cair na lista de espera. Os critérios para ser aceito dependem de curso para curso (alguns são por nota do ensino médio outros, por ordem de chegada e por aí vai). Aqui tem os requisitos de todos os cursos. Se você cair na lista de espera, NO MEU PONTO DE VISTA, as chances de entrar são pequenas, pois eles só vão saber se vai sobrar vaga depois que passar o deadline do pagamento da tuition. Se chegar esse deadline e alguém desistir (ou seja, não pagar), aí eles começam a chamar o pessoal que ficou na espera. O problema é que esse deadline costuma ser cerca de 1 mês antes das aulas começarem. Ou seja, não vale a pena esperar, e o melhor é tentar outro semestre ou partir pra outra.

Ainda não me matriculei. Como faço?

Leia aqui.

E a NAIT é boa mesmo? É muito puxada ou é fraquinha?

A NAIT é boa sim e tem boa reputação em Alberta. Ela e a SAIT são os únicos politécnicos de Alberta e o foco delas são desenvolver cursos voltados para o mercado e oferecer muita mão na massa para os alunos ganharem experiência prática. Os dados estatísticos são muito bons. Por exemplo, segundo o site da NAIT, 9 de cada 10 alunos já terminam o curso com emprego garantido e 98% das empresas que contrataram alunos da NAIT estão satisfeitos e afirmaram que contratariam novamente novos graduandos. Ou seja, a NAIT entrega o que as empresas esperam, e isso é muito animador.

Quanto se os cursos são difíceis ou não, isso, claro, depende de cada aluno. Meu marido foi bem no primeiro semestre, e agora tá achando mais puxado e tem estudado bastante para manter as notas altas.

Como é a grade horária? Posso escolher quais matérias cursar?

Sim! Os Diplomas e Certificates da NAIT são credit courses, ou seja, são cursos baseados em créditos escolares (igual à faculdade no Brasil). Isso significa que você terá uma série de matérias a disposição para escolher, cada uma com uma quantidade de créditos. Para se formar, você terá que cumprir um determinado número de créditos (novamente, igual às universidades brasileiras). Os cursos costumam ter algumas matérias obrigatórias e várias eletivas, então você monta a grade como quiser.

E dá pra trabalhar??? O curso não é full-time??????

Sim, o curso é full-time, mas isso não significa que você vai passar o dia inteiro no college. Como falei acima, você que vai montar sua grade horária, então você pode ter dias mais livres e outros mais cheios. Na verdade, a definição de curso full-time depende de cada instituição, e geralmente está ligada à quantidade de créditos ou matérias que você precisa fazer por semestre. Na NAIT, você será considerado um estudante full-time se fizer no mínimo 9 créditos por semestre. Considerando que cada matéria tem entre 3 e 4,5 créditos, é um requisito bem tranquilo.

Mas tendo esse horário irregular dá pra trabalhar?

Com certeza! Primeiro que além das horas livres da semana (tem dia que você vai estudar só de manhã, ou só de noite), você ainda terá os finais de semana. Durante esse tempo, você pode arranjar algum emprego part-time em algum café, restaurante, loja ou algo parecido. Esses estabelecimentos trabalham por turnos (shifts) e estão acostumados a contratar estudantes, com disponibilidades limitadas. É só você deixar claro quais os horários disponíveis para trabalhar e não será difícil achar um emprego que te aceite.

E dá pra conciliar estudo e trabalho?

Novamente, depende do aluno. E do curso que você estiver fazendo. E até do trabalho. Meu marido arrumou um emprego part-time num café onde só trabalha 3 dias na semana, à noite. Nem chega em 20 horas semanais, mas como ele está tendo que estudar mais este semestre, esse esquema está bom por enquanto. Tem algumas vagas na própria NAIT também, o que deve até facilitar não precisar se deslocar do college pro trabalho!

E como posso pagar a NAIT? Tem que ser de uma vez só ou posso pagar parcelado?

A NAIT aceita pagamento em cartão de crédito, wire transfer (para alunos internacionais) ou cash mesmo. Teoricamente não pode parcelar, mas geralmente depois que você escolhe as disciplinas do semestre, você vai ter alguns meses pra pagar. Então se você quiser, pode começar a pagar com antecedência e pagar um pouco por mês. O importante é quando chegar o deadline do pagamento, você ter pago tudo.

 

%d blogueiros gostam disto: