A cidade

Edmonton é a capital da província de Alberta. Com 810 mil habitantes, é a segunda mais populosa da província, atrás apenas de Calgary…. bla bla bla. Esses dados técnicos você pode ler na Wikipédia. Mas tá, como é a cidade então?

City Hall_Edmonton Tourism_Cidade

Ainda estou descobrindo, mas em um mês e meio em Edmonton já deu pra sentir como a cidade NÃO é:

  • NÃO é barulhenta;
  • NÃO é caótica;
  • NÃO tem engarrafamento e um trânsito dos infernos;
  • NÃO é feia, sem graça, selva de concreto;
  • NÃO é ineficiente.
  • NÃO é antipática, sem opção de lazer;
  • NÃO é cara e inacessível;
  • e muito menos, NÃO é perigosa.

Edmonton é a típica cidade grande com jeito de interior. Mesmo no centro da cidade durante a semana você não sente a pressa e o caos típico das grandes metrópoles. Os parques espalhados por toda a parte ajudam a encontrar silêncio e lazer gratuito, seja em forma de picnics, caminhadas, passeios de bike…

Área verde, aliás, é o que não falta. Muitos parques aqui não se limitam a um gramado e meia dúzia de árvores: são verdadeiros santuários naturais, com trilhas pela mata, animais silvestres (coelhos por aqui não são novidade – inclusive passeando pelas calçadas da cidade).

Ah, e sabe aquela história de que os canadenses são frios, fechados etc? Esqueça! Aqui em Edmonton simpatia é o que não falta! Atendentes de loja puxam assunto, motoristas dão passagem para pedestres mesmo se a rua estiver vazia, pessoas dão “bom dia” e “obrigado” ao motorista de ônibus (que sempre responde de volta)… em alguns bairros residenciais, é até comum dar “bom dia” para completos estranhos nas ruas.

Tem mais? Com certeza, muito mais! Mas isso vamos conhecendo aos poucos, absorvendo a calma e a tranquilidade da cidade, entrando no modus operandi Edmontonian e quando vemos, lá estamos nós agradecendo ao motorista por nos deixar no nosso ponto e desejando um ótimo dia ao caixa do supermercado!

Como não amar?

(foto by Edmonton Tourism)

%d blogueiros gostam disto: