5 livros para quem está começando a ler em inglês

Eu adoro ler, e isso não é de hoje. Apesar de não ter o mesmo tempo disponível de quando eu era mais nova, eu ainda tento manter em dia minha leitura. E depois de mudar para o Canadá, ler em inglês passou a ser rotina.

Sei que para algumas pessoas, tal tarefa pode ser difícil, dependendo do nível do idioma. Se você quer engatar na leitura em inglês mas fica com receio de não dar conta, ou se está simplesmente querendo praticar para a prova de Reading do IELTS (ou de outro exame de inglês), pode seguir minhas sugestões abaixo. Os livros que estou recomendando são ou curtos ou com uma linguagem menos rebuscadas, pra não assustar quem ainda não se habituou com a leitura no idioma.

1 – The Mist (Stephen King)

The MistEu adoro Stephen King! E se você gosta de um bom suspense sobrenatural, vai gostar desse livro. The Mist já virou filme e muita gente odeia por causa do final. Mas já adianto que o final do livro é completamente diferente!

A história se passa numa cidade do interior do Maine que um dia, depois de uma tempestade, é tomada por uma neblina super espessa que não permite enxergar quase nada. As pessoas acabam descobrindo da pior maneira que essa neblina, além de misteriosa, é também um tanto quanto perigosa.

A leitura do King é bem fácil, pois ele costuma usar um vocabulário simples (apesar de super afiado). Esse livro em especial é bem curtinho (menos de 200 páginas) e tem uma narrativa bem tensa, impossível de largar.

Compre aqui: Livro físico / Ebook (Kindle)

2 – Girl In Translation (Jean Kwok)

Girl In Translation
Eu me encantei demais com esse livro! A autora se baseou em sua própria experiência pessoal para contar a história de Kim, uma menina chinesa que imigra para Nova York com sua mãe aos 11 anos.

O livro, narrado pela Kim, segue a menina desde a chegada na América até a vida adulta, e conta as dificuldades que ela enfrentou com o idioma, a escola, as diferenças culturais, o trabalho numa fábrica para ganhar apenas centavos por hora etc.

Bem curtinho e bem gostoso de ler, com uma linguagem fácil de entender. O mais divertido é que é impossível não se identificar com a Kim em certas partes, principalmente no começo quando ela não entende bem as palavras em inglês.

Compre aqui: Livro físico / Ebook (kindle)

 

3 – Seconds (Bryan Lee O’Malley)

SecondsEste não é um livro, mas uma HQ (do mesmo autor de Scott Pilgrim). Conheci no Brasil por indicação do meu irmão, mas só fui comprar e ler aqui no Canadá.

Apesar de ser HQ, a história é um tanto quanto complexa, e narra as desventuras de Katie ao tentar gerenciar seu restaurante. Tem uma pitada de fantasia (Katie descobre uma criatura mágica no seu restaurante) e muito humor.

Para quem está ainda com medo de encarar um livro, começar por uma HQ é sempre uma boa, já que os desenhos ajudam no entendimento da história.

Compre aqui: Livro físico

4 – Animal Farm (George Orwell)

Animal FarmAnimal Farm é um clássico do George Orwell, mesmo autor de 1984. Mesmo que você já tenha lido em português (A Revolução dos Bichos), recomendo a leitura em inglês para praticar. Inclusive, já sabendo a história, a leitura fica até mais fácil.

Em apenas 100 e poucas páginas, Orwell conta como os animais de uma fazenda criaram uma comunidade para se opor aos humanos e, bem, as coisas acabam saindo melhor para uns animais do que para os outros. Uma bela crítica sobre corrupção no mundo moderno que continua atual até hoje.

Super curtinho e, apesar de ser mais antigo (foi escrito na década de 40), tem uma linguagem fácil de entender.

Compre aqui: Livro físico / Ebook (kindle)

5 – Peter Pan (J. M. Barrie)

Eu amo esse livro do fundo do meu coração. Ele está longe da tradicional história da Disney, apesar de muitos dos elementos do livro estarem no desenho. A história é mais dark do que se espera de um livro infantil, mas ao mesmo tempo, tem toda a beleza da imaginação das crianças.

É um livro fácil e gostoso de ler, com vocabulário razoavelmente fácil e pouco rebuscado. Tem muitas descrições e cenas divertidas, o que é ótimo para estimular o cérebro e aprender novas palavras, expressões ou construções frasais. O plot também é simples, apesar de nem sempre ser muito leve.

Vale a leitura e é um jeito ótimo de praticar o inglês. E não tenha preconceito por achar que é livro de crianças: Peter Pan é amado por muitos adultos mundo afora (eu inclusive).

Compre aqui: Livro físico

 

*Este post contém links patrocinados. Compras feitas através dos links resultam em uma pequena comissão que é repassada ao blog.