5 coisas que eu não gosto em Edmonton 1

5 coisas que eu não gosto em Edmonton

Não existe lugar perfeito, todo mundo sabe disso. Apesar de eu ter bastante carinho por Edmonton, a cidade também tem seus probleminhas (pequenos ou grandes), como qualquer outra cidade do mundo.

Morando aqui há quase 5 anos, eu consigo facilmente apontar o que gostaria que fosse diferente.

Então vamos lá: 5 coisas que eu não gosto em Edmonton

O inverno

o inverno longo é uma das coisas que eu não gosto em Edmonton

Pode ser meio clichê e sei que esse problema não é exclusivo de Edmonton, mas não adianta: o inverno daqui é longo e cansativo. No começo a gente acha que tudo é festa, a neve caindo é linda, a paisagem branquinha uma maravilha etc etc etc. Depois que a lua de mel com a cidade  vai passando e você se vê tendo que amargar 6 meses no inverno, ele perde a graça.

O inverno de Edmonton é longo (em geral, 6 meses), escuro (no auge do inverno, temos apenas 8 horas de claridade por dia) e frio (em 2020 beirou os -50). Se ele fosse ao menos mais curto e menos frio, seria perfeito!

Como nem tudo está perdido, uma vez eu cheguei a fazer um post sobre como o inverno em Alberta pode na verdade ser melhor do que em outras províncias do Canadá.

O transporte público

Eu já fiz um post aqui no blog logo que cheguei na cidade explicando como era o transporte. Comparado ao do Rio de Janeiro, onde eu morava, ele é uma belezura. Mas meu parâmetro não é mais esse e hoje acho que sistema de transporte da cidade deixa MUITO a desejar. O metrô é bem curtinho, não alcança a cidade toda e as linhas de ônibus também são mal-elaboradas, e é comum ter que pegar 2 ônibus para trajetos que são super simples de carro.

Veja bem, os ônibus e os trens são limpos, costumam estar no horário (às vezes se atrasam, mas ainda assim costumam ser confiáveis), os motoristas são bons e educados etc. Mas cruzar a cidade de transporte público, dependendo de onde pra onde você quer ir, pode ser trabalhoso.

Sem falar que você atualmente só pode pagar usando dinheiro certo (não dão troco) ou tickets comprados previamente. Acredito que irão implementar um sistema de cartão eletrônico em breve, mas enquanto isso, seguimos no modelo analógico de moedinha ou ticket em papel comprado com antecedência.

A falta de estrutura para pedestres

Edmonton não é uma cidade para pedestres. Os bairros são muito espalhados e distantes e, a menos que você more em Downtown ou arredores, fazer qualquer coisa a pé pode ser um problema. É comum em bairros terem áreas de comércio que concentram lojas dos principais setores (sempre vai ter um mercado, uma farmácia, alguma lanchonete e outras coisas próximas), mas dependendo de onde você more, vai ter que ir até essa área de carro. Mesmo que ela seja no seu bairro.

Pra alguns não é um problema, mas eu não sou muito fã de uma cidade que gira toda em volta de ter um carro pra se locomover. O que, sejamos sinceros, é algo bem comum em muitas cidades norte-americanas.

Em alguns bairros, as ruas sequer possuem calçadas, o que faz com a que a simples tarefa de caminhar seja um transtorno (principalmente no inverno quando temos neve ou lama por toda parte, ou no verão quando é obra por todo lado). São áreas mais industriais, digamos assim, mas com empresas e pessoas indo trabalhar, que muitas vezes precisam de transporte público (o que implica ter de caminhar do ponto de ônibus até o destino final).

Eu felizmente moro perto do centro e tenho carro pra ir pros lugares, mas quando não tinha, tive que andar por muitos lugares sem calçada (ou em cima da grama, ou no canto da rua). Parece uma coisa boba, mas é irritante.

É longe de tudo

5 coisas que eu não gosto em Edmonton 2

Um das coisas que eu não gosto em Edmonton (e que me fazem sentir uma certa invejinha de Calgary) é que a cidade está longe de tuuudooo. Banff e Canmore? 4 horas de carro. Jasper? 3h30 de estrada. Calgary? 3 horas pelo menos. Drumheller? Dinosaur Park? Coloca aí umas  boas 4 ou 4h30 de distância. Não vou nem falar de Waterton Lakes há 6 horas de carro daqui.

Qualquer lugar em Alberta que você quer ir é uma puta viagem. Enquanto isso, o pessoal de Calgary consegue chegar até as Rockies em pouco mais de uma hora.

O horário do comércio

Quem está acostumado com cidade grande e movimentada, pode estranhar bastante os horários dos comércios locais. Muitas coisas fecham cedo (já viu shopping fechar 6 da tarde? Pois é), não abrem no fim de semana ou tem horários muito loucos (uma vez quis ir numa loja de donut numa tarde de sábado e ela estava fechada….).

Eu fico pra morrer com esses horários! Uma vez num feriado, a gente queria almoçar fora e foi um perrengue achar restaurante aberto. Tivemos que ir almoçar na praça de alimentação do shopping (em fast food, pois até os restaurantes a la carte estavam fechados). Sem contar os vários bares e restaurantes que fecham 10 da noite *eye roll* Essa mentalidade me incomoda um pouco, mas eu suponho que os comerciantes devem julgar que não terão público/movimento se ficarem abertos até tarde. Talvez não compense pagar um salário extra pra um turno que não vá gerar renda, sei lá.

* * *

Essas são só algumas das coisas que eu não gosto em Edmonton. Não significa que não gosto da cidade ou que é um lugar ruim de se morar. Inclusive, já fiz um post sobre 10 coisas que eu gosto em Edmonton! É algo bem pessoal e cada um vai ter uma opinião diferente, mas diz aí: o que você achou de cada uma delas? Tem algo na sua cidade que você também não goste?