5 coisas de graça para fazer em Edmonton (e um bônus)

Atire a primeira pedra o imigrante que nunca ficou apertado de grana em algum momento. Mas estar com o dinheiro contadinho não significa não poder se divertir ou sair de casa, né non? Edmonton tem algumas atrações e atividades que podem ser feitas sem gastar um tostão — mas talvez nem todo mundo as conheça. E não estou falando de eventos específicos ou passeios no parque: estou falando de atrações que podem ser visitadas em qualquer época do ano!

Então abre aí teu calendário e começa a programar seus passeios 0800 agora!

1 – Cineminha na Art Gallery of Alberta

Toda última quinta-feira do mês a Art Gallery of Alberta (AGA), em Downtown, exibe um filme totalmente de graça, e aberto a qualquer um. Os filmes sempre tem alguma temática ligada a artes, como o “Moça com Brinco de Pérola”, filme exibido em Janeiro/2019, ou o “Loving Vincent”, exibido ano passado. Super recomendo! Para ficar por dentro dos próximos filmes, basta acompanhar o calendário da AGA.

Aliás, toda quinta, das 17 às 20h, a entrada é gratuita na galeria para qualquer pessoa. Estudantes de college/universidade, e menores de 17 anos tem entrada gratuita em qualquer dia da semana 😉

Link: www.youraga.ca/calendar

Endereço: 2 Sir Winston Churchill Square

 

2- Ver as estrelas no Telus World Of Science

Para quem não sabe, o Telus World of Science (TWOSE), que eu já falei nesse post aqui, tem um observatório com entrada gratuita com telescópios para quem quiser admirar as estrelas e os planetas. Fica localizado do lado do prédio principal do TWOSE, mas atenção: se a temperatura cair abaixo dos -10C, o local fica fechado para conservar os telescópios. Por via das dúvidas, é sempre bom dar uma ligada e conferir se está aberto quando você quiser ir.

Linktelusworldofscienceedmonton.ca/rasc-observatory

Endereço: 11211 142 St NW

Telefone: 780-451-3344 ou 780-452-9100 (ext. 2249)

 

3 – Conheça a história de Alberta na Legislature

Que entrar na Alberta Legislature é grátis, você já sabia. Mas sabia que você pode fazer um tour guiado, também totalmente de graça? O tour dura cerca de 45 minutos e explica desde como funciona o governo em Alberta até detalhes da arquitetura do prédio. Vale a pena para quem quer se aprofundar sobre o tema e conhecer mais da política da nossa província.

Aliás, o Legislature está com uma programação de eventos gratuitos pra lá de interessante! Fiquem de olho no site!

Links: www.assembly.ab.ca/tours_info (tour) / www.assembly.ab.ca/events (outros eventos)

 

4 – Ler com as crianças na biblioteca

Se você tem filhos pequenos, pode levar os pimpolhos para as unidades da EPL. Não apenas para aproveitar os livros infantis gratuitos, mas também para participar das várias atividades oferecidas. E se você não tem filhos, não tem problema! Além de programas para adultos, existe um programa de roda de leitura onde voluntários se juntam com crianças para lerem juntos!  <3 Uma ótima maneira de ajudar a fomentar o gosto pela leitura na infância e ainda fazer a sua parte sendo voluntário.

Links: epl.bibliocommons.com/events (todas as atividades) / epl.bibliocommons.com/reading_circle (Roda de Leitura com crianças)

 

5 – Andar de funicular

Você pode descer a escadaria enorme que leva até o River Valley. Ou você pode pegar o funicular de graça e descer sem esforço e ainda ganhar de brinde toda a vista esplendorosa da paisagem ao redor do rio. Dura menos de um minuto a descida, e há também uma passarela para pedestres logo depois pra completar o passeio. O Funicular funciona todo dia, das 7 às 21h, em Downtown. Inclusive, a Elisa, do Casei e Mudei, fez um post contando sobre sua visita lá!

Linkexploreedmonton.com/100-street-funicular

Endereço: 100 Street (perto do Hotel MacDonald, da rede Fairmont)

 

BÔNUS: Free Admission Day

Em Edmonton, todo ano temos um um Free Admission Day, que como o nome diz, permite a entrada gratuita em diversas atrações da cidade. Geralmente é no último domingo de setembro. É sempre bom conferir no site da prefeitura a data certa e as atrações que estarão liberadas esse dia, mas geralmente participam lugares como o Muttart Conservatory, o Zoológico e vários recreation centres.

Se decidir se aproveitar do Free Admission Day, se planeje com antecedência. Por ser de graça, os lugares ficam LOTADOS, e é bom chegar cedo.

Sitewww.edmonton.ca/free-admission-day


Quer receber mais dicas como essa? Assine o blog e seja notificado de novos posts!